Início » Futebol » Campeonato Italiano » Das ruínas ao novo templo: saiba a história do estádio do Cagliari

Das ruínas ao novo templo: saiba a história do estádio do Cagliari

Publicado em:

Última atualização:

O Cagliari passou por alguns lugares antes de ganhar o próprio estádio. Inicialmente, a equipe jogava no Stadio Sant’Elia, mas uma série de problemas forçaram não só o abandono, como uma demolição. Atualmente, o time joga em um local temporário, mas vive a expectativa de finalmente conseguir jogar e se sentir em casa. Conheça a história da casa do Cagliari!

Stadio Sant’Elia

O Stadio Sant’Elia está localizado na Sardenha, e trata-se de um local querido no esporte italiano. Inaugurado em 1970, o estádio serviu como a casa do Cagliari, principal clube da cidade, até 2017. O projeto é obra do arquiteto Antonio Sulprizio, que desenhou a planta para acomodar 35.000 pessoas. Entretanto, a vitória do Cagliari no campeonato da Série A em 1969-1970 levou a uma expansão significativa, a qual aumentou a capacidade para 70.000 assentos.

Durante a Copa do Mundo de 1990, o Sant’Elia, antigo estádio do Cagliari, passou por reformas para atender aos padrões internacionais. Entretanto, os problemas não demoraram a aparecer. Nos anos 2000, por exemplo, setores do estádio acabaram fechados por segurança. Como resultado, a capacidade precisou ser reduzida para menos de 20.000 lugares.

Além das partidas de futebol, especialmente do Cagliari, o estádio Sant’Elia também já foi palco de eventos de atletismo e shows musicais. Apesar de existirem, essas atividades eram raras. Isso porque, como mencionado anteriormente, na década de 2000, o estádio enfrentou problemas de infraestrutura, que culminaram na impossibilidade de mandar jogos no local, tendo que jogar no Estádio Nereo Rocco. Essa situação chegou a um ponto que fez com o que clube começasse a demolição do estádio.

Estádio do Cagliari

Com tantos problemas com o Stadio Sant’Elia, o Cagliari optou por procurar outro lugar e construir um novo estádio. Assim, após um longo planejamento e composição de um projeto bem estruturado, a equipe decidiu construir uma nova casa na área que correspondia ao estacionamento do antigo Sant’Elia. As obras se iniciaram em 2017, sendo que o estádio teve sua inauguração em 10 de setembro daquele ano, com a partida entre Cagliari e Crotone, pelo Campeonato Italiano.

Na época que o novo estádio foi construído, o local se chamava Sardegna Arena, em homenagem à região da Sardenha, onde se localiza a cidade de Cagliari. No entanto, em 2021, o Cagliari anunciou que o o grupo de seguros Unipol seria patrocinador master e detentor dos naming rights, dando à arena o nome de Unipol Domus. O contrato é válido período de dez anos, mesmo com o projeto tendo caráter temporário até a construção de um campo permanente para o time.

Características

Atualmente, o Unipol Domus tem feito muito bem o seu papel de estádio para o Cagliari. Isso porque, a divisão de capacidade de público mantém um bom fluxo de torcedores no local. A Curva Norte, por exemplo, abriga 4.404 lugares, já a Curva Sul tem capacidade para 3.981 pessoas. Há ainda 4.384 assentos divididos entre os setores Central, Centros Altos, Centro Norte-Sul e Lados Norte. Além disso, a arquibancada pode abrigar até 3.272 pessoas em seus setores Vermelho e Azul, e há uma outra distribuição de 80 lugares em dez sky boxes. Por fim, 415 bancos são destinados a convidados.