Início » Tênis » Conheça a trajetória de Katie Boulter, jovem tenista britânica

Conheça a trajetória de Katie Boulter, jovem tenista britânica

Publicado em:

Última atualização:

Apesar de jovem, Katie Boulter tem chamado atenção nas quadras não só na categoria feminina. Com uma combinação de características de jogo, além de preocupação com saúde mental, a tenista tem conseguido conquistar o público dentro e fora das quadras. Veja abaixo como foi a trajetória dela até 2024!

Carreira de Katie Boulter

Nascida em 1º de agosto de 1996, em Leicester, na Inglaterra, Katie Boulter sempre quis ser tenista. Desde cedo, a atleta demonstrou paixão e talento pelo tênis. Ela começou a se destacar no tênis ainda jovem, tendo alcançado a final do Junior Orange Bowl, na Flórida, aos 14 anos. Mais tarde, em 2018, venceu seu primeiro título simples de $25k em Óbidos, Portugal. Além disso, conquistou também $60k em Fukuoka, Japão. Como resultado das atuações, a britânica terminou o ano na 100ª posição.

Apesar do bom início, a carreira de Katie Boulter enfrentou desafios. Em 2019, por exemplo, a tenista sofreu uma grave lesão na coluna enquanto representava a Inglaterra na Fed Cup. Por causa disso, ela ficou afastada competições por um período significativo. No entanto, sua volta às quadras foi notável visto que, em 2020, ela se sagrou campeã do Progress Tour Women’s Championships no Reino Unido.

Em 2021, então, Katie Boulter alcançou a segunda rodada de Wimbledon após derrotar Danielle Lao. No entanto, a tenista acabou eliminada por Aryna Sabalenka. Posteriormente, em 2022, ela conseguiu sua primeira vitória contra uma jogadora de top 10 ao derrotar Karolina Pliskova em Eastbourne. Além disso, avançou pela primeira vez à terceira rodada de um Grand Slam em Wimbledon.

Primeiro título de WTA e outras conquistas

O ano de 2023 foi importante para Katie Boulter. Isso porque, em junho, a tenista venceu o Rothesay Open, em Nottingham. Além disso, conquistou seu primeiro título de simples da WTA (Women’s Tennis Association) ao derrotar a compatriota Jodie Burrage na final. Ainda naquele ano, Boulter se tornou a 23ª tenista feminina a atingir o número 1 no ranking do Reino Unido desde 1975.

Mais tarde, em 2024, Boulter venceu o San Diego Open. Esse foi seu primeiro título de nível WTA 500, tendo superado a ucraniana Marta Kostyuk na final. Como resultado, ela garantiu a entrada para o top 30 do ranking mundial. Além de suas conquistas em torneios individuais, Katie Boulter também teve um desempenho notável em Grand Slams. Atualmente, Boulter é a número 1 no Reino Unido (simples) e está na 27ª posição no ranking mundial da WTA.

Desempenho em Grand Slams

O desempenho de Katie Boulter em torneios de Grand Slam tem sido notável. Em 2022, por exemplo, ela alcançou a terceira rodada de Wimbledon pela primeira vez em sua carreira. Repetiu esse feito em 2023, mostrando consistência. Além disso, Boulter avançou para a terceira rodada do US Open em 2023, solidificando sua posição entre as principais jogadoras do mundo.

Estilo de jogo

Katie Boulter é conhecida por um estilo de jogo agressivo e potente. Ela utiliza uma combinação de fortes golpes de fundo de quadra e um saque que consegue dominar as adversárias imediatamente. Além disso, Boulter enfatiza a importância de estar mentalmente forte e fisicamente preparada para enfrentar os desafios do circuito profissional, destacando a necessidade de falar sobre saúde mental.

Impacto

O compromisso de Katie Boulter com causas sociais, bem como a disposição para usar sua voz positivamente fazem dela uma figura admirada tanto dentro quanto fora do mundo do tênis. Boulter participa de eventos de caridade e apoia várias iniciativas que promovem a saúde e o bem-estar.