Início » Lutas » UFC » Saiba quem é o lutador de UFC Marlon Vera

Saiba quem é o lutador de UFC Marlon Vera

Publicado em:

Última atualização:

Quando pensamos no UFC, o Equador não é um dos primeiros países que vem à cabeça. Todavia, existe um nome do país que, nos últimos anos, vem criando seu espaço na modalidade e tem chamado bastante a atenção: Marlon Vera. Seus resultados na carreira são excelentes e além disso, já participou de diversos confrontos memoráveis contra lutadores de ponta. Ainda com 31 anos, é de se esperar que tenha mais alguns anos na luta profissional e performances ainda melhores.

Leia o texto a seguir para conhecer mais Marlon e o seu início no MMA. Além do mais, confira como sua filha foi um dos fatores que o ajudou a iniciar no esporte

O começo de Marlon Vera

Marlon Andrés Vera nasceu em Chone, no Equador, no ano de 2000. Sua estreia na luta profissional ocorreu no início da década passada. Na época, ele disputava competições menores dentro da própria América Latina.

O seu começo no UFC foi em 2014. Enfrentou Marco Beltran no México e virou o primeiro nome do Equador a participar de um duelo da modalidade. Somado a esse ponto, também seria a primeira vez que um evento do Ultimate aconteceria no país mexicano. A luta ocorreu dia 15 de novembro e terminou com a vitória de Beltran por decisão unânime.

Após isso, Marlon Vera iria disputar outros 22 duelos na organização e sairia vitorioso na maioria deles, 15 para ser mais preciso. Ressaltando que seu recorde geral em lutas é de 23 vitórias, 9 derrotas e 1 empate. O próximo compromisso, aliás, é contra o brasileiro Deiverson Figueiredo, marcado para agosto.

Vale ressaltar que Vera possui um estilo bem diverso, uma mistura de wrestling com Jiu-Jitsu que, por sinal, é faixa preta.

A influência da Filha

Marlon possui uma filha, Ana Paula, que possui Síndrome de Moebius, um raro distúrbio neurológico que a impede de mover os músculos do rosto e sorrir.

De acordo com o atleta, um dos grandes motivos que o fez entrar no octógono foi a esperança de fazê-la abrir um sorriso. Não existe cura para a Síndrome. Marlon Vera guardava o dinheiro das lutas para que a garota pudesse fazer uma cirurgia de reconstrução.

“Tudo mudou completamente na minha mente. Como vejo as coisas, como me posiciono. Essa fome veio do nada. Pensei ‘a partir de agora, nada é sobre mim, nem nunca vai ser’ ” foram suas palavras há dez anos atrás.

Felizmente, a cirurgia de Ana acabou acontecendo em 2018 e atualmente Vera não precisa se preocupar com essa questão toda vez que entra em um ringue para lutar.

A disputa por cinturão

Em março de 2024, Marlon Vera atingiu o que foi seu melhor momento no UFC. Isso porque ele finalmente conseguiu disputar o cinturão dos pesos-galos. Ele enfrentou o atual campeão Sean O’Malley, com quem já havia lutado contra e vencido em 2020.

No entanto, dessa vez o resultado foi outro. O’Malley fez uma luta quase perfeita e não deixou Marlon Vera se impor. Dessa forma, o equatoriano perdeu por decisão unânime dos juízes.