Início » Tênis » Roman Safiullin: trajetória no tênis, conquistas e estatísticas 

Roman Safiullin: trajetória no tênis, conquistas e estatísticas 

Publicado em:

Última atualização:

Roman Rishatovich Safiullin nasceu em 7 de agosto de 1997 e é um tenista profissional russo. O atleta alcançou sua classificação mais alta no ranking masculino simples ATP em 36º lugar no dia 8 de janeiro de 2024. Enquanto isso, seu pico nas duplas é no 239º lugar que alcançou em 7 de fevereiro de 2022.

O tenista nasceu em Podolsk, na Rússia, e é filho de um pai tártaro, Rishat Safiulin, e de uma mãe russa. Dentro do circuito juvenil, Safiullin alcançou a segunda colocação no ranking em 26 de maio de 2014.

Inclusive, foi no juvenil que começou a conquistar grandes títulos, como o Grand Slam juvenil no Australian Open de 2015 depois que derrotou Hong Seong-chan na final. Outro grande título nesta época foi o Troféu Bonfiglio, onde venceu Andrey Rublev na final.  

História de Roman Safiullin no tênis

A carreira de Roman Safiullin começa a ter um crescimento notável como tenista profissional em 2020. Naquele ano, onquistou seus primeiros títulos Challenger em simples e duplas, marcando sua estreia no top 200 mundial. Em 2021, fez sua estreia em Grand Slam no Australian Open, avançando à segunda rodada e alcançando o 156º lugar no ranking.

Já em 2022, obteve um desempenho impressionante na ATP Cup, torneio em que conseguiu alcançar as semifinais e obteve sua primeira vitória sobre um top 10, o tenista Stefanos Tsitsipas, antes de alcançar sua primeira semifinal ATP Tour. Ele também alcançou o top 100 após vitórias em Challengers em Nur Sultan e Chicago.

Depois disso, em 2023, continuou a ganhar destaque e atingiu o top 40 após alcançar as quartas de final em um Grand Slam pela primeira vez em Wimbledon. Além disso,  também fez sua estreia em finais de ATP em Chengdu, além de vitórias inesquecíveis ​​contra Alexander Zverev e Carlos Alcaraz em Masters 1000.

No ano de 2024, ele vem tendo um desempenho muito abaixo do esperado. Depois de ir bem no ATP 250 de Brisbane, quando chegou na semifinal, Safiullin caiu na primeira fase de quatro torneios seguidos. Depois disso, até conseguiu avançar de fase em alguns, mas sempre caindo no segundo jogo.

Só foi conseguir um bom desempenho no Open du Pays d’Aix, quando chegou na semifinal. No entanto, depois disso voltou a emendar uma amarga sequência de derrotas.

Estatísticas 

As estatísticas de Roman Safiullin em sua carreira demonstram um desempenho sólido até então, com destaque tanto no serviço quanto no retorno — o que é de se esperar para qualquer integrante do top 100 mundial. 

Ao longo de sua carreira, Safiullin acumulou impressionantes 541 aces e enfrentou 562 break points, salvando 63% deles. Com uma taxa de primeiro serviço de 63%, ele venceu 73% dos pontos nesse saque inicial e 51% nos segundos serviços.

Nos pontos de retorno, Safiullin ganhou 28% dos pontos no primeiro saque adversário e 50% nos segundos saques, com uma taxa de conversão de break points de 39%.Por fim, no geral, ele venceu 65% dos pontos de serviço e 50% dos pontos totais ao longo de sua carreira.

Todos esses números mostram sua capacidade de jogar em ambas as fases do jogo, que definitivamente contribuiu para seu crescimento como jogador no Circuito ATP.