Em 2014, o Brasil estava feliz por ser o anfitrião da Copa do Mundo da FIFA. Por outro lado, a Seleção Brasileira sofreu o maior vexame da história do futebol brasileiro em campo, um dia que os torcedores nunca vão esquecer. O país encontrou a Alemanha na semifinal, mas o resultado foi trágico. Os alemães bateram os brasileiros por 7 a 1 e alcançaram a tão desejada final. Mas você se lembra quem fez o gol do Brasil no 7×1?
Apesar de ser doloroso relembrar o placar, é importante debater o passado para, dessa maneira, reparar os erros e mudar o futuro.
Você se lembra quem fez o gol do Brasil no 7×1?
Quem fez o gol do Brasil no 7×1 foi Oscar, aos 45 do segundo tempo. O meia driblou a defesa alemã e mandou a bola para o fundo das redes do goleiro Manuel Neuer. O tento diminuiu o marcador, mas não minimizou a humilhação na história do futebol.
Oscar foi titular em todos os sete jogos do Brasil na Copa do Mundo de 2014. O meia balançou as redes em duas oportunidades: a primeira contra a Croácia, na primeira rodada da fase de grupos; e contra a Alemanha, na semifinal.
Hoje, Oscar atua pelo Shanghai Port, da China, com contrato válido até janeiro de 2027. Revelado pelo São Paulo, o jogador tem passagem pelo Internacional e o Chelsea, da Inglaterra.
Como foi a semifinal?
Em 08 de julho de 2014, o Estádio Mineirão, em Belo Horizonte, recebeu a semifinal da Copa do Mundo entre Brasil e Alemanha. Os alemães chegaram confiantes após venceram a Argélia e a França nas oitavas e quartas de final respectivamente. O elenco construiu um centro de treinamento no sul da Bahia, em Santa Cruz Cabrália, para ter privacidade e se manter focado.
Do outro lado, a Seleção Brasileira passou por Chile e Colômbia. A Granja Comary, em Teresópolis, na Região Serrana do estado do Rio de Janeiro, foi escolhida para ser a sede dos brasileiros.
O Brasil era favorito não somente por jogar em casa, mas por ter Neymar na escalação, um dos melhores jogadores na época. Entretanto, o atacante se machucou nas quartas de final e ficou fora do confronto contra a Alemanha. Bernard o substituiu.
Primeiro tempo:
Erros individuais e a dificuldade em marcar os adversários impediam os brasileiros de jogar nos primeiros minutos. Superiores na partida, os alemães abriram o placar com facilidade: Thomas Muller marcou o primeiro gol aos 11 minutos.
Klose fez o segundo. Toni Kroos, astro do Real Madrid, marcou dois seguidos, aos 24 e 26 minutos.
Sobrou tempo para Khedira receber o passe de Ozil e assinalar o quarto. O Brasil, enquanto isso, não conseguia reagir. Estava perdido em campo, sem saber o que fazer. Foram nove chutes ao gol dos alemães e somente um dos brasileiros.
Segundo tempo – quem fez o gol do Brasil no 7×1:
Na etapa final, o Brasil conseguiu atacar mais. Oscar, Ramires, Fred e Paulinho levaram perigo e obrigaram Manuel Neuer a trabalhar. Apesar das chances, os anfitriões não balançaram as redes.
Com 24 minutos, Schürrle fez o sexto e, dez minutos depois, o sétimo para os alemães. Nas arquibancadas do Mineirão, era possível ver crianças chorando ao lado dos pais e torcedores abatidos. Vaias também eram ouvidas.
No finalzinho, Oscar marcou um gol para o Brasil, mas de nada adiantou. Placar: 7×1 para a Alemanha.
Quem era o técnico do 7 a 1?
Luiz Felipe Scolari era o técnico do Brasil no Mundial de 2014. Carlos Alberto Parreira era o coordenador da comissão técnica enquanto Murtosa assumiu o cargo de assistente e braço direito.
Com o fracasso de Mano Menezes à frente da Seleção Brasileira nas Olimpíadas de Londres, Felipão foi contratado em 2013, dez anos após a vitória do penta.
Naquele mesmo ano, ganhou a Copa das Confederações em casa, ao bater a Espanha na final. Na Copa do Mundo de 2014, entretanto, terminou em quarto lugar após o vexame contra a Alemanha.
Felipão é um dos mais experientes treinadores do futebol brasileiro. Acumula passagens pelo CSA, Juventude, Brasil de Pelotas, Grêmio, Criciúma, Al Ahli, Palmeiras, Cruzeiro, Portugal, Athletico Paranaense e Atlético Mineiro.