A vice-campeã de Roland Garros de 2023, a tenista Karolina Muchova, possui o seu auge no ranking WTA no simples feminino em oitavo lugar, que conquistou em 11 de setembro de 2023, antes de se lesionar nas semifinais do US Open do ano passado e precisar passar por uma cirurgia no pulso em fevereiro deste ano.
Inclusive, esta não é a primeira vez que lesões assombram a vida da atleta, já que ela sofreu com problemas físicos em 2021, depois de disputar sua primeira semifinal de Grand Slam no Australian Open em que sofreu uma lesão muscular no abdômen ao longo do torneio, o que fez com que voltasse apenas na temporada de saibro.
Depois disso, ainda voltou a sentir a mesma lesão no fim daquela temporada e, no ano seguinte, lesionou o tornozelo. Desse modo, caiu do top 20 para o top 200 e teve que subir todo o ranking novamente por meio de grandes resultados.
Agora, depois de nove meses de recuperação de sua última lesão, Karolina Muchova participou do WTA 500 de Eastbourne, na Inglaterra, como um evento preparatório antes de Wimbledon. Porém, a tenista perdeu nas quadras de grama do Grand Slam para a espanhola Paula Badosa por 2 sets a 0 em parciais de 6/3 e 6/2.
Karoline Muchova no tênis
Karolina Muchova deu início em sua carreira no tênis no circuito ITF em 2013, aos 17 anos, e venceu seu primeiro título ITF em 2014, na Eslováquia. Contudo, ganhou maior destaque ao fazer sua estreia no US Open em 2018, quando derrotou a então bicampeã de Grand Slam Garbiñe Muguruza e chegou até a terceira rodada.
Em 2019, conquistou então seu primeiro título WTA no Korea Open, além de chegar até as quartas de final em Wimbledon depois de derrotar a terceira cabeça de chave, Karolína Plíšková.
Depois disso, no Australian Open de 2021, Muchova chegou até as semifinais depois de vencer a número 1 do mundo, Ashleigh Barty. Ela também alcançou as quartas de final em Wimbledon, tornando-se apenas a terceira mulher a chegar às quartas em suas duas primeiras participações no torneio. Porém, em 2022, ela enfrentou várias lesões, o que a levou a cair no ranking.
Já em 2023, teve um retorno impressionante, chegando à final de Roland Garros, onde perdeu para a número 1 do mundo, Iga Świątek. Ela também alcançou a final do WTA 1000 em Cincinnati, subindo para a posição de número 8 no ranking mundial.
Contudo, no US Open, mesmo chegando às semifinais pela primeira vez, sofreu com a lesão no pulso que a retirou das Finais da WTA e de outros torneios importantes dessa temporada.
Algumas estatísticas
As estatísticas de Karolina Muchova em 2024, até agora, colocam-na na 34ª posição no ranking, com três partidas jogadas. A tenista realizou 8 aces e 2 duplas faltas, com 62,2% de acerto no primeiro serviço. Muchova venceu 72,5% dos pontos com o primeiro serviço e 51,6% com o segundo, salvando 100% dos break points e vencendo 100% dos games de serviço jogados.
No total, ela ganhou 64,6% dos pontos de serviço. Já no retorno, Muchova venceu 49,0% dos pontos, com 41,7% de aproveitamento no primeiro serviço do adversário e 61,1% no segundo. Ela converteu 33,3% dos break points e venceu 45,5% dos games de retorno.