Início » Lutas » Boxe » Quais foram os maiores boxeadores da história do esporte?

Quais foram os maiores boxeadores da história do esporte?

Publicado em:

Última atualização:

Muhammad Ali, Mike Tyson, Eder Jofre, Popó: falar nos maiores boxeadores da história é, sem dúvidas, lembrar de nomes como estes. No entanto, o esporte tem muitos outros atletas lendários que também merecem destaque.

Confira a seguir alguns dos nomes que marcaram para sempre os ringues de todo o mundo:

Maiores boxeadores norte-americanos

A lista de grandes nomes do boxe norte-americano é imensa, visto que o país tem grande tradição no esporte. Berço de nomes como Rocky Marciano, Mike Tyson, Jake LaMotta, Joe Frazier e Evander Holyfield, são muitos os campeões dos Estados Unidos e jamais caberiam em apenas um artigo.

Contudo, há alguns atletas que é impossível não destacar:

Sugar Ray Robinson, o rei dos nocautes

Campeão dos meio-médios e dos médios, Sugar Ray lutou entre 1940 e 1965. Com um cartel de 175-19-6-2, o norte-americano tem um registro impressionante de 109 nocautes. Ray defendeu o título dos meio-médios quatro vezes antes de subir de categoria para ganhar o cinturão dos médios e defendê-lo por mais cinco vezes. 

Muhammad Ali, o maior dentre os maiores boxeadores da história

Considerado um dos maiores atletas de todos os tempos, Muhammad Ali ainda hoje é inspiração para muitos pugilistas. Afinal, ele foi o primeiro boxeador a ganhar o título de campeão dos pesos pesados três vezes, bem como surpreendeu o mundo ao derrotar ninguém menos que George Foreman. Das 61 lutas que disputou, Muhammad Ali venceu 56, sendo 37 por nocaute

George Foreman, de boxeador a empresário

Apesar de as gerações mais novas o conhecerem mais pelos eletrodomésticos que levam sua assinatura, George Foreman foi o campeão dos pesos-pesados mais “velho” da história, conquistando o título com 45 anos. Com um cartel de 76-5, Foreman se aposentou com 68 nocautes em sua carreira.

Leia também: Conheça os maiores nocauteadores da história do boxe.

Oscar de la Hoya, campeão mundial e olímpico

Carisma e simpatia se unem ao boxe agressivo e veloz do descendente de mexicanos, Oscar de la Hoya. Com um cartel de 38-5 e 32 nocautes, Hoya também conquistou o ouro olímpico no boxe da categoria peso-leve nos jogos de Barcelona, em 1992.

O invicto Floyd Mayweather Jr.

Outro pugilista tão talentoso quanto controverso, Floyd Mayweather se aposentou invicto com 50 vitórias e nenhuma derrota. Ao todo, foram 27 nocautes e 12 títulos mundiais em cinco categorias de peso diferentes. 

Grandes boxeadores brasileiros

O país do futebol também tem história quando o assunto é boxe, e nomes como Miguel de Oliveira, Waldemir Sertão Pereira e Patrick Teixeira provam isso. Diante disso, há alguns boxeadores brasileiros que são referência no esporte nacional e internacional.

Veja alguns a seguir:

Éder Jofre, uma lenda do boxe brasileiro

O paulista foi o primeiro brasileiro a se tornar campeão mundial de boxe em 1960, quando tinha apenas 24 anos. Na ocasião, Éder Jofre derrotou o mexicano Eloy Sanchez em uma luta realizada em Los Angeles. O “Galinho de Ouro” tem um cartel de 81-75-4-2, sendo 52 nocautes.

Pouca gente sabe, mas Jofre participou da olimpíada de Melbourne, em 1956. Contudo, durante um treino, às vésperas dos jogos, ele quebrou o nariz e acabou sendo eliminado nas quartas-de-final. 

Acelino “Popó” de Freitas, para sempre um dos maiores boxeadores do Brasil

Apesar de estar afastado das lutas profissionais há anos, Popó ainda é um dos maiores boxeadores da história do Brasil. Sua simpatia conquistou o público, assim como sua luta agressiva e sua resiliência no ringue que lhe renderam um cartel de 20 vitórias em 20 lutas. Hoje, ele ainda disputa lutas amistosas.

Rose Volante e o poder do boxe feminino

Uma das mulheres mais icônicas do boxe, Rose Volante foi a primeira brasileira a ser campeã mundial de boxe, em 2017, após vencer a argentina Brenda Carabajal. O cartel de Rose conta com um invejável 15-1, ou seja, 15 vitórias e apenas uma derrota.  

Esquiva Falcão e a força da nova geração do boxe

Outro pugilista popular do Brasil, Esquiva Falcão foi prata nos Jogos Olímpicos de Londres, em 2012. Afastado dos ringues desde 2023, o capixaba tem um cartel de 30 vitórias, sendo 20 por nocaute e apenas uma derrota. 

Quem são os 4 reis do boxe?

No final dos anos 1970 e início da década de 1980, o mundo do boxe foi tomado por quatro nomes: Roberto Duran, Marvelous Marvin Hagler, Sugar Ray Leonard e Thomas “Hit Man” Hearns. Juntos, eles formavam o que ficou conhecido como os “4 Reis do Boxe” e marcaram época com os duelos travados no ringue.

O legado dos quatro influenciou vários atletas ao redor do mundo, além de contribuir fortemente para a popularização do esporte em diversos países.