Tallon Griekspoor é um tenista neerlandês profissional, atualmente número 27 no ranking ATP no simples masculino, porém, tem seu recorde na 21ª posição que alcançou em 6 de novembro de 2023. Além disso, seu recorde nas duplas é na 63ª colocação, que conquistou em 4 de março de 2024.
Atualmente, o tenista é o número 1 nos Países Baixos e possui um recorde de oito títulos Challenger em uma única temporada, além de ser o primeiro jogador na história a ganhar cinco títulos consecutivos.
O atleta nasceu em Haarlem e cresceu em Nieuw-Vennep, possui dois irmãos mais velhos, Scott e Kevin, que são gêmeos. Inclusive, o primeiro também já foi jogador profissional de tênis, mas já se aposentou.
Tanto Tallon quanto seus irmãos começaram a jogar tênis quando tinham apenas seis anos de idade, naquela época no Nieuw-Vennep Tennis Clubes, mas, aos 12 anos, ele passou a jogar no Zandvoort Tennis Club.
História de Tallon Griekspoor no Tênis
A carreira de Tallon Griekspoor no ATP iniciou em 2017, com sua estreia no quadro principal como convidado no Rotterdam Open de 2017, onde enfrentou Gilles Müller. Em 2018, surpreendeu muitos ao derrotar Stan Wawrinka e, no ano seguinte, também como convidado, derrotando Karen Khachanov.
Depois disso, em 2020, qualificou-se para o seu primeiro Grand Slam no Australia Open e entrou no top 150 do ranking mundial. Em 2021 teve um ano de maior destaque quando venceu dois títulos do Challenger Tour e alcançou a segunda rodada de Wimbledon e do US Open, torneio em que derrotou Jan-Lennard Struff. Ao longo deste ano, também colecionou outros seis títulos Challenger, o que lhe garantiu a ida para o top 100 pela primeira vez na carreira.
No ano seguinte, em 2022, Griekspoor continuou em ascensão e alcançou as quartas de final no Melbourne Summer Set 1 e entrou para o top 50. Neste ano também se destacou em Rotterdam, quando derrotou Aslan Karatsev e conquistou seu primeiro título de duplas no ATP em Antuérpia, ao lado de Botic van de Zandschulp.
Em 2023, conseguiu seus primeiros títulos ATP individuais em Pune e ‘s-Hertogenbosch, o que o tornou o número um neerlandês. Além disso, atingiu as terceiras rodadas de Grand Slam e Masters, e alcançou sua primeira final de ATP 500, onde derrotou Taylor Fritz e terminou o ano no top 25 mundial.
Por fim, em 2024, até agora, obteve bons resultados em Grand Slams, Masters e ATP 500, incluindo uma quarta rodada em Madrid. Até o momento, tem 20 vitórias e 15 derrotas em partidas simples. Já em duplas são apenas quatro vitórias e nove derrotas no ano.
Estatísticas
As estatísticas de Tallon Griekspoor atualmente contam com 137 aces e uma taxa de primeiro serviço de 63%. Sendo assim, ele vence 74% dos pontos com primeiro serviço, salvando 64% dos break points enfrentados.
No retorno, vence 25% dos pontos de primeiro serviço e 46% dos pontos de segundo. Converteu 36% das oportunidades de quebra e ganhou 15% dos games de retorno. O tenista tem um total de pontos ganhos de 49%.