Início » Tênis » Alejandro Davidovich Fokina: conheça o tenista espanhol

Alejandro Davidovich Fokina: conheça o tenista espanhol

Publicado em:

Última atualização:

Com habilidades de impressionar e um estilo rápido que se destaca, Alejandro Davidovich Fokina é um tenista importante. Ele já obteve várias vitórias sobre jogadores de alto nível e bons desempenhos em torneios de Grand Slam. Além disso, representou a Espanha em diversas competições internacionais e se destacou pela sua técnica.

A seguir, entenda um pouco mais da carreira, do ranking e dos resultados de Alejandro e saiba qual é o atual ranking do ATP do tenista.

Como Alejandro Davidovich Fokina começou sua carreira?

O jogador nasceu em 1999 e joga tênis desde que tinha 3 anos, sendo apaixonado pelo esporte desde muito cedo. Ele buscou se tornar profissional na modalidade e, em 2016, esse sonho de infância se tornou realidade com sua carreira júnior no tênis.

Seu primeiro título de ITF Grau 1 foi conquistado no Canadá, no Repentigny Internationaux de Tennis Junior. Alejandro conseguiu derrotar Félix Auger-Aliassime na semifinal e Liam Caruana na final. Além disso, em outubro, ele venceu seu primeiro título em dupla com o francês Alexis Klégou. A venceu o torneio Future realizado na Nigéria.

Em 2017, o tenista teve sua estreia pela ATP, quando participou do Barcelona Open Banc Sabadell em abril. Ele conseguiu derrotar Roberto Carballés Baena em três sets, mas perdeu na segunda rodada. Após isso, chegou às semifinais juvenil de Roland Garros, contudo, perdeu para Alexei Popyrin.

2018: sua primeira final de Challenger

Em 2018, Alejandro Davidovich Fokina atingiu outro grande feito em sua carreira. Ele foi parceiro de treinos da equipe espanhola na Copa Davis durante o confronto entre Espanha e Grã-Bretanha. Além disso, conquistou seu primeiro ITF Futures 15K em Quinta do Lago, em Portugal. Foi durante essa temporada que ele começou a disputar seu primeiro ATP Challenger Tour.

Além disso, Alejandro recebeu seu primeiro convite para o qualificatório de um ATP Masters 1000 em Madrid, mas ele perdeu para Taylor Fritz. Já em maio, durante o ATP Lisbon Challenger, conseguiu derrotar Alex de Minaur na primeira rodada. Porém, foi eliminado por Christian Harrison na segunda rodada.

Em setembro, o tenista espanhol conseguiu chegar na final do ATP Challenger na Polônia, após derrotar Rudolf Molleker na semifinal. Porém, ele acabou perdendo para Guido Andreozzi em três sets na final. Durante a turnê asiática, Davidovich também chegou às quartas de final no Challenger de Liuzhou e às semifinais no Challenger de Shenzhen.

Quais são os principais títulos de Davidovich?

Fokina é um dos principais tenistas atualmente. Ele conta com três conquistas, sendo dois Challenger em 2019 e um ITF M15 no ano de 2018. Além disso, Alejandro Davidovich Fokina já chegou a várias finais, apesar de não ganhar todas.

Quais são as estatísticas de Fokina?

Atualmente, o ranking no ATP de 2024 de Alejandro Davidovich Fokina é 36°. Sua última partida foi em Londres, no ATP Simples, jogando contra Tabillo Alejandro. Porém, o jogador espanhol não teve sorte e perdeu a partida. 

Recentemente, Alejandro também precisou desistir de Wimbledon. Ele teve uma grave lesão nas costas e decidiu não comparecer ao terceiro Grand Slam da temporada.