Início » Futebol » La Pulga: as estatísticas de Lionel Messi em clubes profissionais e os números na Argentina

La Pulga: as estatísticas de Lionel Messi em clubes profissionais e os números na Argentina

Publicado em:

Última atualização:

Messi foi comparado à Cristiano Ronaldo por anos, desde os números até os prêmios individuais. Cada torcedor tem a sua preferência, mas as estatísticas de Lionel Messi mostram que o argentino leva vantagem. Saiba quantos gols “La Pulga” fez no Barcelona, PSG e Inter Miami, além das conquistas do oito vezes vencedor da Bola de Ouro.

Estatísticas de Lionel Messi em clubes profissionais

Lionel Messi disputou 1063 jogos e marcou 836 gols na carreira, além de 374 assistências. Revelado pelo Newell’s Old Boys, o meia transferiu-se para a Catalunha para assinar com o Barcelona. Depois de 20 anos, Messi aceitou o desafio do PSG para jogar ao lado de Neymar e Mbappé, mas não teve sucesso.

Posteriormente, em 2023, La Pulga fez as malas e seguiu para os Estados Unidos com a família para fechar contrato com o Inter Miami, clube dirigido por David Beckham.

Não há dúvidas de que o argentino tem uma carreira vitoriosa. Mas, afinal, quais são as estatísticas de Lionel Messi em cada um dos times que defendeu? Confira:

Categorias de base

Aos quatro anos, Messi se juntou ao Grandoli Club. Coincidentemente, quatro anos depois, ganhou a oportunidade de jogar no Newell’s Old Boys, tradicional clube argentino. Os números do atleta nas categorias de base não estão disponíveis.

Barcelona

Messi chegou ao Barcelona com apenas 13 anos. Desenvolveu-se tão bem que, ao longo da sua trajetória, conquistou o status de ídolo do clube. La Pulga participou de 778 jogos e balançou as redes 672 vezes, além de 269 passes. Despediu-se em 2021 com 35 títulos nacionais e internacionais.

O argentino venceu quatro torneios da Liga dos Campeões, três Mundiais de Clubes, 10 taças do Campeonato Espanhol, três Supercopas da UEFA, sete Copas do Rei e oito Supercopas da Espanha.

Messi no PSG

O argentino surpreendeu o mundo ao assinar com o Paris Saint-Germain, da França, em 2021. Entrou em campo 75 vezes, marcou 32 gols e deu 34 assistências. Conquistou apenas três troféus e não conseguiu liderar a equipe até a final da Liga dos Campeões.

Messi ganhou duas taças do Campeonato Francês e uma da Supercopa da França.

Inter Miami

Messi não escondeu a insatisfação durante os seus últimos anos no PSG. Após a conquista do seu primeiro Mundial com a Argentina, acertou com o Inter Miami, nos Estados Unidos, em 2023. Lembre-se que Messi ainda atua no clube, portanto os números podem sofrer alterações.

As estatísticas de Lionel Messi no Inter Miami são de 26 partidas, 24 gols e 15 assistências, além do título da Leagues Cup.

Números de Messi na Argentina

Messi colocou a bola no gol em 108 oportunidades durante 184 partidas com a Argentina, além de 56 assistências. O talento, a genialidade e a técnica do meia nunca foram questionados, mas a representatividade, sim. Afinal, em mais de 15 anos à frente da equipe nacional, Messi não havia conquistado um título sequer.

O atleta estreou na Albiceleste em 16 de agosto de 2005, na vitória contra a Hungria, em amistoso. Desde então, Messi teve a chance de subir ao lugar mais alto do pódio em quatro Copas do Mundo, em 2006, 2010, 2014 e 2018, e em cinco edições da Copa América, em 2007, 2011, 2015, 2016 e 2019. Falhou em todas.

Messi chegou a cogitar a aposentadoria da seleção em diversas ocasiões, mas o amor pela nação falava mais alto. Em 2021, entretanto, a história sorriu para o jogador: na final da Copa América, a Argentina bateu o Brasil por 1 a 0. Lionel finalmente conquistou o tão sonhado troféu com o país.

Em 2022, Messi carregou a Seleção Argentina até a final da Copa do Mundo do Catar. Venceu a favorita França nos pênaltis e, assim, garantiu a terceira estrela na camisa. Hoje, com um título mundial, uma medalha de ouro olímpica, uma Copa América e uma Finalíssima, Lionel finalmente pode dizer que é ídolo da Argentina.

Prêmios individuais do argentino

Na história do futebol, nenhum jogador alcançou mais prêmios individuais na carreira do que Lionel Messi. Cristiano Ronaldo pode competir, mas o argentino ainda se mantém no topo com folga. Entre 2008 a 2023, o argentino e o português se revezaram como campeões das premiações Bola de Ouro e o FIFA The Best.

Messi venceu a Bola de Ouro oito vezes: 2009, 2010, 2011, 2012, 2015, 2019, 2021 e 2023, seis como atleta do Barcelona, um no PSG e outro pelo Inter Miami. Cristiano, por outro lado, tem cinco vitórias.

No FIFA The Best, o meia soma quatro títulos: 2009, 2019, 2022 e 2023; dois no Barcelona, um no PSG e outro no Inter Miami. Do outro lado, o português tem três conquistas.