Considerado um dos maiores goleiros da história, Gordon Banks se destacou pelo Leicester City nos anos 1950 e 60. Formado no Chesterfield, um time modesto da Inglaterra, o jogador atingiu seu auge nos Foxes e, posteriormente, no Stoke City. Neste post, nós preparamos um resumo da carreira do arqueiro inglês. Conheça!
Gordon Banks no Leicester
Entre 1959 e 1961, Gordon Banks buscou se firmar no Leicester, mesmo tendo chegado com expectativa. Assim, na temporada 1960-61, o jogador ajudou sua equipe a alcançar o sexto lugar na Premier League. Além disso, os Foxes foram também vice-campeões da Copa da Inglaterra, tendo perdido para o Tottenham. Àquela altura, os Spurs haviam vencido o campeonato também, o que deu a Banks e seu time uma vaga na Recopa Europeia de 1961-62.
Posteriormente, Gordon Banks ajudaria o Leicester a chegar à final da Copa da Inglaterra mais uma vez. No caminho até a decisão, o jogo contra o Liverpool na semifinal colocou o goleiro em evidência, pois ele fez 30 defesas durante a partida. No entanto, o decorrer do ano trouxe muitas lesões ao elenco dos Foxes, incluindo para o próprio Banks.
Em 1967, então, Gordon Banks deixou o Leicester para assinar com o Stoke City. Entretanto, o goleiro estabeleceu um legado especial nos Foxes, o qual é lembrado com bastante carinho. Em 245 jogos com a equipe, Banks sofreu 386 gols, porém teve 55 clean sheets, isto é, não foi vazado em 55 oportunidades. Além disso, ganhou uma Copa da Liga Inglesa em 1966.
Stoke City
Posteriormente ao ano de Copa do Mundo e à sua passagem pelo Leicester, Gordon Banks foi para o Stoke City. Foi mesmo na temporada 1969-70 que tanto o goleiro quanto o Stoke tiveram uma boa temporada. Isso porque, a equipe terminou em nono lugar no Campeonato Inglês. Mais tarde, em 1972, Banks venceu outro título da Copa da Liga Inglesa.
No entanto, o que parecia um acúmulo de bons desempenhos ano após ano quase acabou com a carreira de Gordon Banks. Isso porque, em outubro de 1972, o goleiro sofreu um acidente de carro que gerou microperfurações no olho direito dele, obrigando-o a se aposentar por causa do desenvolvimento de cegueira. Pelo Stoke, ele disputou 202 partidas, sofreu 261 gols, mas teve ainda 56 clean sheets. Além disso, seu impacto foi tanto na equipe que ele ganhou uma estátua de bronze na frente do Britannia Stadiu em 2008.
Mesmo aposentado, Banks foi convidado para jogar pelo Fort Lauderdale Strikers, da antiga North American Soccer League, dos Estados Unidos. Assim, em 1977, ele voltou aos gramados e foi, inclusive, eleito o melhor goleiro da competição naquela temporada.
Quem foi Gordon Banks?
Gordon Banks nasceu em 30 de dezembro de 1937 e desde cedo mostrou amor não só por jogar, bem como por torcer por futebol. Como dito anteriormente, Banks fez carreira no Chesterfield, tendo sido esse o seu primeiro time profissional em 1958. Ele disputou 26 partidas antes de, posteriormente, receber proposta do Leicester City.
Morte
Destaque do Leicester City em um dos momentos mais interessantes do clube, Gordon Banks morreu no dia 19 de fevereiro de 2019. De acordo com relatos, ele estava em sua casa e lutava contra um câncer renal há algum tempo.