Depois de ser um dos heróis responsáveis pela vitória do Boston Celtics nos dois primeiros jogos das Finais da NBA da pós-temporada de 2024, o novo campeão da liga sofreu com uma lesão rara. Infelizmente, isso o deixou fora dos jogos três e quatro e o fez ter uma participação de 16 minutos no último jogo de série, que terminou no 18º título do Celtics.
Dito isso, recentemente saiu a informação de que o atleta passou por uma cirurgia para reparar uma lesão na patela, que foi bem-sucedida. Porém, deve deixá-lo fora das quadras por cinco a seis meses para total recuperação. Assim, também ficará de fora dos Jogos Olímpicos de Paris, já que jogaria pela Lituânia, e também do início da temporada de 2024/25.
Produto de uma família de basqueteiros, o litão de 2.18m de altura já jogou em quatro franquias da NBA, inclusive no Dallas Mavericks, time que ajudou a derrotar recentemente para conquistar seu primeiro campeonato.
História de Porzingis na NBA
A história de Kristaps Porzingis na NBA quase começou no Draft de 2014, mas o atleta resolveu retirar seu nome pouco tempo antes por não se sentir pronto. Desse modo, voltou para o Draft de 2015, quando foi a quarta escolha geral pelo New York Knicks.
Logo após, mostrou ser uma verdadeira potência defensiva em sua temporada de estreia. Na ocasião, chegou a marcar 16 pontos no primeiro jogo e acumulou 14 rebotes e sete bloqueios em um jogo contra o Houston Rockets. Inclusive, o nomearam Novato do Mês diversas vezes naquele ano.
Depois disso, atingiu seu ápice no New York Knicks nos anos seguintes, chegando a integrar o All-Star Game da NBA e a marcar mais de 30 pontos em diversos jogos. No entanto, uma lesão grave no ligamento cruzado anterior em 2018 interrompeu seu crescimento na Conferência Leste e o fez ir para o Dallas Mavericks em 2019.
Sua passagem pelo Texas definitivamente não está entre as melhores da carreira, por ter sofrido muito com lesões. Contudo, isso também não o impediu de ajudar sua equipe, já que manteve uma média de mais de 20 pontos por jogo em várias temporadas.
Também foi pelo Dallas que estreou nos playoffs, mas em fevereiro de 2022 foi então para o Washington Wizards, franquia em que teve mais momentos de destaque. Mesmo assim, a equipe não alcançou os playoffs em nenhum momento.
Por fim, em junho de 2023 foi para o Boston Celtics, time em que finalmente se consagrou campeão nesta última temporada.
Estatísticas de Kristaps Porzingis
As estatísticas de Kristaps Porzingis na NBA marcam uma média de 19.7 pontos por jogo em temporadas regulares. O destaque é para 2022/23 em Washington, quando teve mais destaque e alcançou uma média de 23.2. Na temporada de 2023/24 sua média foi de 20.1.
O atleta também possui uma média de tocos de 1.8, além de 7.9 rebotes.
Já nos playoffs, sua média de pontos é de 14.6 até agora, com destaque para 2020 por Dallas, quando marcou 23.7 pontos por jogo. Os destaques vão para os 1.6 tocos por Boston nesta última pós-temporada e para os 8.7 rebotes em seus primeiros playoffs com os Mavs.