Início » Futebol » Relembre a curta passagem de Anelka pelo Liverpool

Relembre a curta passagem de Anelka pelo Liverpool

Publicado em:

Última atualização:

Conhecido no Brasil pela famosa hashtag “#AnelkanoGalo”, o atacante Anelka teve uma carreira longa por vários times, incluindo o Liverpool. A sua passagem pela equipe inglesa foi bastante curta, mas deixou os torcedores querendo mais. Por consequência das férias da Premier League, resolvemos relembrar a passagem do atacante pelos Reds. Confira abaixo!

Carreira de Nicolas Anelka antes do Liverpool

Nicolas Sebastien Anelka é um dos jogadores mais emblemáticos da história do futebol. Em sua época de ouro, foi o nome que mais movimentou dinheiro no esporte, muito em função de suas transferências sempre com valores altos. Bem antes de Anelka no Liverpool, o jogador foi formado na base do Paris Saint-Germain em 1997, o atacante se transferiu para o Arsenal com apenas 17 anos. O atleta também participou de uma grande “invasão” francesa à Inglaterra, devido à influência e pedidos de Arsenè Wender, técnico dos Gunners naquele momento.

Aliás, falando em dinheiro, Anelka saiu do Arsenal para o Real Madrid por 35 milhões. A curiosidade fica por conta do valor gasto pelos Gunners anteriormente, 750 mil euros, pois houve uma valorização inimaginável na época. Apesar da grande expectativa por parte dos espanhóis, o jogador não conseguiu provar seu valor, voltando para o PSG em 2000. Uma vez em seu clube formador, ele foi emprestado ao Liverpool.

Anelka no Liverpool

O técnico Gerard Houllier foi ao mercado de transferências buscar um atacante para o Liverpool. Foi quando, em dezembro de 2001, ele enxergou potencial em Anelka, que estava na França. Assim, na janela de janeiro de 2002, o treinador sugeriu e foi buscar o francês por empréstimo. Na época, a velocidade e capacidade de finalização eram duas características de destaque do atleta.

Anelka chegou ao Liverpool para jogar ao lado de Michael Owen, que foi eleito o Jogador do Ano no antigo formato da Ballon D’or, em 2001. A estreia do atacante aconteceu ainda em janeiro de 2002 e, logo de cara, seu estilo de jogo parecia combinar com o do técnico Houllier. Naquela temporada, o jogador marcou cinco gols em 20 jogos, sendo um deles contra o Everton no histórico Merseyside Derby. Além disso, formou uma dupla interessante com o próprio Owen.

A grande questão sobre Anelka no Liverpool era se seu contrato de empréstimo seria renovado. Devido ao desempenho com e sem a bola, os torcedores dos Reds passaram a pedir a permanência do jogador. No entanto, o mesmo Gerard Houllier, que havia escolhido ele na janela de transferências, não quis mais contar com seu futebol. Por isso, o francês não permaneceu em Anfield.

No total, foram disputadas 22 partidas com Anelka pelo Liverpool, tendo marcado cinco gols e três assistências.

Anelka pós-Liverpool

Após a temporada de Anelka no Liverpool, o atleta voltou para o Paris Saint-Germain. No entanto, ali começaria o troca-troca em sua carreira. Isso porque ele rapidamente foi comprado pelo Manchester City, no qual ficou até 2005. Posteriormente, mudou-se para a Turquia para defender o Fenerbahçe. Em 2008, voltou à Inglaterra para jogar pelo Bolton Wanderers e, mais tarde, pelo Chelsea.

Já no fim da carreira, o jogador esteve no futebol chinês com o Shanghai Shenhua, posteriormente indo para a Juventus em 2013. Ele passou ainda pelo West Bromwich antes de, finalmente, decidir se aposentar no Mumbai City após a temporada de 2014-15.

Relação com o Brasil

Não tem como falar de Anelka sem citar dois episódios de envolvimento brasileiro com o jogador. No Mundial de Clubes de 2000, por exemplo, o jogador foi responsável pelos dois gols do Real Madrid no empate em 2 a 2 com o Corinthians. Mais tarde, em 2014, o atleta esteve nos holofotes do Brasil por causa de uma possível transferência para o Atlético-MG.

No dia 06 de abril daquele ano, o então presidente do Atlético, Alexandre Kalil, anunciou a contratação de Anelka. O problema é que, aparentemente, o jogador demorou a se apresentar e o Galo desistiu da transação. A versão de Anelka, por outro lado, conta que nunca houve negociação. No final da confusão, Kalil chegou a divulgar um pré-contrato com o atacante.