Início » Basquete » NBA » Confira as estatísticas de Bam Adebayo pelo Miami Heat em 2023-24

Confira as estatísticas de Bam Adebayo pelo Miami Heat em 2023-24

Publicado em:

Última atualização:

Embora jovem, Bam Adebayo vem construindo suas estatísticas e conquistas com base na sólida equipe do Miami Heat. Em 2023-24, por exemplo, ele demonstrou um pouco do seu potencial, chegando aos playoffs com o time. No entanto, o jogador tem muito a mostrar e se desenvolver, podendo escrever seu nome na história da NBA. Confira seus números em 2023-24!

Quem é Bam Adebayo?

Um dos melhores defensores da NBA, Bam Adebayo é mais um jogador oriundo da Universidade de Kentucky. Edrice Femi Adebayo nasceu em 18 de julho de 1997, em Nova Jersey, sendo filho de pai nigeriano e mãe afro-americana.

Uma curiosidade interessante diz respeito ao seu apelido “Bam”, que surgiu após o jogador, com apenas quatro anos, virar uma mesa de centro tal como o personagem Bamm-Bamm, do desenho “Os Flintstones”.

Com sete anos, Bam Adebayo foi para a Carolina do Norte, posteriormente iniciando sua vida no basquete pela Northside High School. Por lá, em seu primeiro ano colegial, ele obteve médias extraordinárias de 32.2 pontos e 21 rebotes. No verão americano daquele mesmo ano, Adebayo disputou partidas pela AAU, a seleção de recrutamento da universidade de North Carolina, ao lado de Dennis Smith Jr., que também chegaria à NBA.

Universidade de Kentucky

Em 2015, Bam Adebayo decidiu jogar pela Universidade de Kentucky para se preparar e alcançar a NBA. Na época, o grupo integrado por Adebayo incluía também De’Aaron Fox e Malik Monk, os quais, mais tarde, também chegaram à liga profissional de basquete.

Falando sobre Bam, o jogador ficou apenas um ano no college e obteve médias de 13 pontos, oito rebotes e 1.5 tocos por jogo, tendo sido eleito para o time de novatos da SEC (Southeastern Conference).

Bam Adebayo e a NBA

Bam Adebayo foi escolhido na 14ª posição do Draft de 2017 da NBA. O time que o escolheu foi o Miami Heat, um dos maiores e mais vitoriosos da liga de basquete profissional norte-americana. Em sua primeira temporada por lá, ele teve médias de 6.9 pontos e 5.5 rebotes em 69 partidas disputadas.

No entanto, na temporada seguinte (2018-19) ele teve o potencial mais explorado, uma vez que jogou as 82 partidas da temporada regular, terminando com 8.9 pontos e 7.3 rebotes de média.

Após a saída de Hassan Whiteside em 2019-20, Bam Adebayo teve mais chances e evoluiu ainda mais. Aliás, foi naquela temporada que ele anotou um triplo-duplo pela primeira vez. O momento aconteceu diante do Atlanta Hawks, em 10 de dezembro de 2019, quando o jogador fez 30 pontos, 11 rebotes e 11 assistências.

Posteriormente, o Heat chegaria não só aos playoffs, bem como às finais da NBA com a sua ajuda. Antes disso, vale lembrar que Bam havia sido eleito ao All-Star Game de 2020.

Na temporada seguinte, em 2020-21, Bam Adebayo continuou a melhorar suas estatísticas, tendo acumulado 18.7 pontos, nove rebotes e ainda 5.4 assistências de média. Como resultado, ele foi para o All-Star outra vez, esteve no segundo Time Defensivo do Ano e ficou em quarto na corrida para o Jogador Defensivo do Ano.

Temporada 2023-24

Já na temporada 2023-24, Bam Adebayo figurou outra vez no All-Star Game e, pela primeira vez, também no primeiro Time Defensivo do Ano. Vale destacar, então, o seu desempenho no período. O jogador disputou 71 jogos e anotou 19.3 pontos, 10.4 rebotes e ainda 3.9 assistências, tendo também feito um triplo-duplo. Na ocasião, em novembro de 2023, ele fez 22 pontos, 19 rebotes e dez assistências contra o Los Angeles Lakers.

Desempenho nos playoffs 2023-24

Nos playoffs de 2023-24, Bam Adebayo registrou 22.6 pontos, 9.4 rebotes e 3.8 assistências em suas estatísticas. Vale observar ele disputou apenas cinco partidas, visto que o Miami Heat caiu ainda na primeira rodada pelo Boston Celtics.

Entretanto, Adebayo teve desempenhos interessantes. Por exemplo, no jogo 2 diante do Celtics ele teve 21 pontos e dez rebotes na vitória de seu time por 111 a 101. Depois, no jogo 4, ele anotou 25 pontos, 17 rebotes e cinco assistências, mas, ainda assim, o Heat perdeu por 102 a 88.