Início » Basquete » NBA » Isaiah Hartenstein: conheça o pivô do New York Knicks

Isaiah Hartenstein: conheça o pivô do New York Knicks

Publicado em:

Última atualização:

Isaiah Hartenstein é um jogador de basquete profissional que joga como pivô pelo New York Knicks na NBA. O atleta germano-americano nasceu em Eugene, em Oregon, e é filho de Florian, um técnico e ex-jogador profissional de basquete que possui ascendência afro-alemã. 

Mas sua mãe é norte-americana e conheceu seu pai quando ambos estudavam na Universidade de Oregon. Em 2008, aos 12 anos, Hartenstein e sua família mudaram-se para a Alemanha, já que seu pai jogava profissionalmente no país europeu. 

E foi justamente com seu pai que sua carreira profissional no basquete deu os primeiros passos. Isso porque Isaiah se juntou às divisões de base do Artland Dragons, quando o seu pai assinou um contrato com o clube em 2009.  

Na temporada de 2013/14, ambos brilharam na conquista do título da Bundesliga Sub-16. O jogador foi eleito o MVP do torneio, e o pai, o técnico do ano. Depois disso, o atleta jogou no Jordan Brand Classic International Game de 2014 e fez sua estreia na Bundesliga de Basquete contra o Eisbären Bremerhaven em 2015. 

Por fim, antes de ir para a NBA, também jogou em 2016/17 pelo Žalgiris Kaunas da Lituânia, clube que ajudou a vencer a Copa do Rei Mindaugas daquela temporada. 

História de Isaiah Hartenstein na NBA

Como grande parte dos atletas, a história de Isaiah Hartenstein na NBA começou no draft, mais especificamente no de 2017, quando o Houston Rockets o selecionou na 43ª escolha geral. Logo após, competiu pela equipe na Summer League de 2017.  

Já em 2017/18, jogou 38 jogos da G-League pelo Rio Grande Valley Viper. Em 2018 o Rockets assinou um contrato com Hartenstein e o enviou novamente para integrar a equipe do RGV Vipers.

Na temporada de 2018/19, marcou 33 pontos no jogo decisivo da série e venceu junto da franquia o título da G-League. Ele também ganhou o prêmio de MVP das Finais. 

Depois disso, em novembro de 2020 o Denver Nuggets anunciou que assinou um contrato de vários anos com o atleta, que jogou como reserva do atual MVP de 2023/24, Nikola Jokić.

Em 2021 o Cleveland Cavaliers recebeu o atleta e mais duas futuras escolhas de segunda rodada em drafts futuros em uma troca por JaVale McGee. Mas em setembro do mesmo ano assinou um contrato com o Los Angeles Clippers. 

Por fim, em julho de 2022 assinou um contrato de dois anos e 16 milhões de dólares com o New York Knicks, sua franquia atual. 

Estatísticas do atleta na NBA

Na temporada regular, sua média de pontos por jogo é de 6.0, com suas maiores marcas em 2020/21 pelo Cleveland (8.3) e pelo LA Clippers em 2021/22 (8.3). Na última temporada, marcou uma média de 7.8 pontos por jogo pelo New York Knicks. 

Nos playoffs, sua média total é de 5.7 pontos por jogo, com sua melhor marca sendo justamente com o Knicks nesta última pós-temporada, quando marcou uma média de 8.5 pontos.