No último dia 26 de maio, o UD Las Palmas anunciou a escolha para o novo treinador do clube espanhol: Luis Carión. Há um mês, ao final da última temporada, Francisco Javier García Pimienta deixou o Las Palmas para assumir o comando do Sevilla. Relembre as estatísticas e conquistas do clube.
Luis Carión sempre foi a primeira escolha do Las Palmas para substituir García Pimienta. Por isso, assinou um contrato de dois anos, que o manterá no time até 2026. Carión quase levou o clube Real Oviedo à La Liga no último fim de semana, mas o Espanyol venceu a final do playoff de promoção por 2 a 1 no agregado.
Foi um golpe amargo para o novo treinador do UD Las Palmas, ainda mais por estar comandando uma equipe na principal divisão do futebol espanhol. O Las Palmas tem uma história intermitente na La Liga (primeira divisão espanhola) ao longo dos anos, com períodos tanto de sucesso quanto de dificuldades.
O time espanhol teve sua melhor fase nos anos 1970, quando chegou a disputar competições europeias e teve jogadores notáveis como Germano, Tonono e outros. Contudo, nos últimos anos, o clube tem alternado entre a La Liga e a segunda divisão espanhola, a Segunda División, sendo um dos times mais representativos das Ilhas Canárias no cenário nacional.
Em qual país fica o time Las Palmas?
A UD Las Palmas é um clube de futebol espanhol com sede na cidade de Las Palmas de Gran Canaria, nas Ilhas Canárias. Fundado em 1949, o clube tem suas cores tradicionais em amarelo e azul, refletindo as cores da bandeira da região.
Vale ressaltar que as Ilhas Canárias não são um país, mas sim uma região autônoma da Espanha. Desse modo, o time de Las Palmas é espanhol. As ilhas estão localizadas no Oceano Atlântico, ao largo da costa noroeste da África.
Inicialmente, o clube jogava no Estadio Insular antes de transferir suas partidas para o Estadio Gran Canaria, em 2003.
Quantos títulos tem o UD Las Palmas?
Na estatísticas, o UD Las Palmas possui um histórico notável no futebol espanhol, tendo alcançado o segundo lugar na La Liga na temporada 1968-1969. Além disso, o clube venceu a Segunda División em quatro ocasiões: nas temporadas 1953-1954, 1963-1964, 1984-1985 e 1999-2000.
Dentro das divisões inferiores, o UD Las Palmas conquistou o título da Segunda División B (atual Tercera División) duas vezes, em 1992-1993 e 1995-1096. Na Copa del Rey, chegou à final em 1978.
Como surgiu o clube das Ilhas Canárias?
Após a Guerra Civil Espanhola, o futebol em Las Palmas enfrentou desafios significativos. Fazendo com que os principais clubes locais, como o Real Club Victoria, o Marino FC, o CD Gran Canaria, o Athletic Club e o Arenas Club, sofressem dificuldades financeiras.
Além disso, na época, uma nova legislação de registro da Real Federação Espanhola de Futebol limitou os contratos dos jogadores a dois anos. Isso levou muitos talentos locais a se mudarem para o continente em busca de melhores oportunidades.
Então os cinco principais clubes decidiram criar o Unión Deportiva Las Palmas, em 22 de agosto de 1949. Desde então, Las Palmas teve períodos de destaque, incluindo promoções consecutivas à Primeira Divisão nos primeiros anos de existência.
O clube teve uma fase de sucesso na década de 1960, terminando em terceiro na La Liga em 1967-1968 e participando de competições europeias pela primeira vez na história. Embora tenha enfrentado períodos na Segunda Divisão desde os anos 1990, Las Palmas continuou a ser uma parte significativa do cenário do futebol espanhol, ocasionalmente retornando à elite, mais recentemente em 2015 e 2023.
O clube também teve momentos memoráveis, como uma vitória sobre o Real Madrid em 2001, que ocorreu no Estadio Gran Canaria, em Las Palmas de Gran Canaria, por 4 a 2. Rubén Castro, um jogador da base do clube, foi o destaque, marcando dois gols para os anfitriões. Vale lembrar que, neste período, o Real Madrid contava com a estrela Zinédine Zidane.
Dessa forma, essa vitória foi um marco significativo para o Las Palmas, demonstrando sua capacidade de competir com os gigantes do futebol espanhol, apesar de eventualmente ter sido rebaixado no final da temporada.