Início » Vôlei » Seleção de vôlei feminino do Japão: quem são e qual é a sua história?

Seleção de vôlei feminino do Japão: quem são e qual é a sua história?

Publicado em:

Última atualização:

Recentemente, a seleção de vôlei feminino do Japão foi o algoz do Brasil durante a Liga das Nações de Vôlei Feminino. Sendo assim, elas foram para a grande final contra a Itália. Porém, infelizmente, as europeias alcançaram a vitória e a seleção japonesa voltou para casa como vice-campeã. 

A seleção nipônica tem uma longa história desde sua criação e algumas vitórias. Então vamos entender um pouco de quem são e qual é a história da seleção feminina de vôlei do Japão!

Qual é a história da seleção de vôlei feminino do Japão?

Em 1959, o Japão foi escolhido para ser sede das Olimpíadas de 1964. Apesar de não ter costume com voleibol, o país não quis fazer feio aos olhos do público, sendo anfitrião do evento. Portanto, investiu em montar um time feminino de voleibol para trazer a medalha de ouro para casa.

O técnico chamado na época para esse feito foi Hirofumi Daimatsu, que como jogador inventou o estilo de defesa com peixinho em rolamento. Em 1960, o trabalho do treinador começou a surtir efeito. Portanto, o time principiante foi chegando em mundiais e até ao vice-campeonato no Brasil. 

O principal segredo do treinador era fazer as jogadoras treinarem com frequência, sendo sete dias da semana de treino. Elas tinham apenas uma semana de descanso por ano e treinavam das quatro da manhã até meia-noite, com 15 minutos de pausa. 

Portanto, a equipe se tornou muito boa defensivamente e tinha um estilo de jogo inovador. A equipe nipônica tinha ataques em velocidade e utilização constante de fintas (trocas constantes de posição entre as jogadoras). 

1960-70

Durante essa época, a equipe dominou o cenário mundial, por conta do seu estilo de jogo inovador. Em 1962 elas fizeram uma partida que resultou na primeira derrota da URSS. Já nos Jogos Olímpicos, elas conquistaram duas medalhas de ouro: uma em Tóquio, em 1964, e outra em Montreal, em 1976. 

Além disso, elas conquistaram por três vezes o Campeonato Mundial de Voleibol Feminino. Para isso, venceram uma vez na União Soviética, em 1962, em 1967 no Japão, e em 1974 no México. Também conquistaram o vice-campeonato em duas oportunidades: 1970 e 1978.

Quem são as principais jogadoras do time atual?

Atualmente, existem grandes nomes dentro da seleção de vôlei feminino do Japão. Entre eles, não podemos deixar de citar Koyomi Tominaga. Com 35 anos, a jogadora tem posição de distribuidora da seleção. Ela começou a jogar com apenas nove anos de idade e joga pela Seleção desde 2009.

Outra jogadora popular na Seleção é Manami Kojima, jogadora que já levou o prêmio de melhor líbero várias vezes em sua carreira. Ela já participou de 51 torneios e fez mais de 300 partidas.

Além delas, outro destaque do time é Airi Miyabe. Ela joga pela seleção desde 2015 e fez parte da equipe que levou medalha de prata na Liga das Nações de Voleibol Feminino de 2024.