Início » Apostas Esportivas » Olimpíadas » Quem inventou as Paraolimpíadas?

Quem inventou as Paraolimpíadas?

Publicado em:

Última atualização:

Por mais que disputas esportivas entre deficientes físicos existam desde o século 19, um médico chamado Ludwig Guttmann foi de extrema importância para a criação dos Jogos Paraolímpicos como conhecemos hoje. Não à toa, muitos o consideram o “pai” das Paraolimpíadas. 

Utilizando o esporte como forma de tratar pacientes com deficiência física, ele organizou um torneio que evoluiu para uma das maiores celebrações do esporte inclusivo do mundo. A seguir, conheça um pouco mais sobre essa história.

Ludwig Guttmann e os Jogos de Stoke Mandeville

Em 1944, o governo britânico pediu ao neurologista alemão Ludwig Guttmann que abrisse um centro dentro do Hospital Stoke Mandeville. A finalidade do local era tratar pacientes com lesões na medula espinhal. Muitos, inclusive, eram veteranos de combate que se feriram durante a Segunda Guerra. 

Guttmann sempre foi defensor do uso do esporte como meio de reabilitação, principalmente para pessoas com algum tipo de deficiência física. Para ele, a prática desenvolvia não apenas a força e os aspectos físicos, mas também melhorava a autoestima e o respeito próprio dos pacientes. Assim, ele resolveu organizar uma competição na unidade de saúde na qual trabalhava.

Em 29 de julho de 1948, Ludwig Guttmann organizou uma competição para atletas em cadeiras de rodas e a batizou de Jogos de Stoke Mandeville. E o médico não escolheu a data à toa: foi o mesmo dia da cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de Londres. Pois bem, 16 militares – 14 homens e duas mulheres –, tanto do Hospital Mandeville quanto da Casa Star, onde o neurologista também trabalhava, competiram no tiro com arco.

O evento foi um sucesso. Quatro anos depois, em 1952, os holandeses se juntaram ao evento, e, assim, surgiram os Jogos Internacionais de Stoke Mandeville. Em 1955, o médico organizou uma nova edição do torneio, que agora estava ainda maior, com 14 países envolvidos. 

A partir de então, os Jogos de Mandeville passaram a ocorrer anualmente. Seus competidores vinham de centros de reabilitação comandados por médicos que seguiam a filosofia de Ludwig Guttmann de utilizar o esporte em seus programas. Nascia, assim, um movimento esportivo que originaria as Paraolimpíadas como conhecemos hoje.

Os primeiros Jogos Paraolímpicos

Em 1960, aconteceu aquela que a história esportiva considera a primeira edição dos Jogos Paraolímpicos – muito embora esse nome fosse adotado somente a partir de 1984. Ainda com o nome de Jogos Internacionais de Stoke Mandeville, o evento aconteceu entre os dias 18 e 25 de setembro em Roma, na Itália, seis dias após a cerimônia de encerramento dos Jogos Olímpicos na mesma cidade. 

Ao todo, 400 atletas – todos em cadeiras de rodas – vindos de 23 países participaram do torneio. Eles disputaram medalhas nas modalidades atletismo paralímpico, basquete em cadeira de rodas, natação paralímpica, tênis de mesa paralímpico, tiro com arco paralímpico, sinuca, dardos e esgrima em cadeira de rodas.

A partir de então, os Jogos Paraolímpicos passaram a acontecer de quatro em quatro anos, logo após o fim dos Jogos Olímpicos. E a cada edição o evento viu o número de atletas e países participantes crescer consideravelmente. 

Em Paris 2024, os Jogos Paraolímpicos ocorrem entre os dias 28 de agosto e 8 de setembro. Estima-se que mais de quatro mil atletas de todo o mundo disputem medalhas em 549 eventos de 22 modalidades esportivas – tanto individuais quanto por equipes.