O Ipswich Town voltará a disputar a Premier League na temporada 2024-25. A equipe de Ipswich teve um excelente desempenho na segunda divisão em 2023-24, ficando na segunda colocação, e conseguiu o tão sonhado lugar na elite, da qual estava longe desde o início do século.
História
O Ipswich Town foi fundado em 1878, mas não era um time de futebol profissional até meados de 1936. Após essa data, o clube foi aceito para disputar as divisões da Inglaterra, conhecidas por Football League. Entretanto, o Ipswich só alcançou a primeira divisão da Inglaterra em 1961-62, o que valeu a pena, já que o time conquistou o título. Aliás, é interessante destacar que o treinador na época era Alf Ramsey que, mais tarde, foi treinar a seleção da Inglaterra, conquistando a Copa do Mundo de 1966.
No entanto, diferente de Alf Ramsey, o Ipswich Town teve um declínio após a troca de técnico. Isso porque, em 1964, a equipe foi rebaixada sob o comando de Jackie Milburn. Foi em 1968, então, que o clube retornou à elite devido ao trabalho positivo de Bill McGarry. No ano seguinte, Bobby Robson assumiu o que seria o melhor desempenho do time na história. Em 1978, aliás, venceu a Copa da Inglaterra em cima do Arsenal. Já em 1981, conquistou uma Copa da UEFA diante do AZ Alkmaar.
Mais uma vez, um treinador deixou o Ipswich Town para assumir a Inglaterra. E, outra vez, o clube teve dificuldades, sendo rebaixado em 1986. Foi quando John Lyall assumiu o time em 1990 e conseguiu não só colocar o Ipswich na primeira divisão novamente, como foi campeão da Championship de 1992.
Os anos seguintes foram de altos e baixos para o Ipswich Town. Com novas mudanças de treinador, o time ficou entre os bons desempenhos nas competições, bem como os rebaixamentos.
Retorno à Premier League
Em maio de 2024, o Ipswich Town conquistou o acesso à Premier League após 22 anos. A equipe ficou em segundo lugar na Championship, o que coroou um grande trabalhado liderado por Kieran McKenna. O acesso foi garantido após uma vitória por 2 a 0 sobre o Huddersfield Town, o que deu ao Ipswich a vice colocação.
Esse feito faz parte de um projeto de reconstrução do Ipswich Town após Marcus Evans, proprietário do clube desde 2007, decidir vender seu time para uma empresa estadunidense. Assim, em 2021, a Gamechanger 20 adquiriu a equipe por 40 milhões de libras (254 milhões de reais), um valor muito baixo. Aliás, a venda de Endrick, do Palmeiras, para o Real Madrid custou o dobro desse valor, pois pode ultrapassar 80 milhões de euros (470 milhões de reais).
Outras informações
Desde 1884, o Ipswich Town manda suas partidas no estádio Portman Road. Falando sobre características de design, a equipe usa camisas na cor azul, shorts brancos e meias também em azul. Além disso, é importante destacar que o clube possui uma rivalidade grande com o Norwich. As equipes disputam o famoso East Anglian dérbi.
Curiosidades
Em 1981, o Ipswich Town protagonizou um dos momentos mais marcantes da relação futebol e arte. Isso porque, vários atletas do clube participaram das gravações do filme “Fuga para a Vitória” com Sylvester Stallone e Pelé. Atualmente, o Ipswich também é conhecido em várias indústrias, tendo uma ligação com Ed Sheeran. Aliás, o cantor, que é torcedor fanático do clube, é um dos principais patrocinadores, estampando e divulgando sua atual turnê de shows no uniforme.