Desde 2006, o Emirates Stadium é o estádio oficial do Arsenal. Localizado em Londres, o local tem capacidade para mais de 60 mil pessoas, o que o coloca como um das maiores da Inglaterra. Como a Europa como um todo está de férias do futebol, nós preparamos conteúdos para matar a saudade do melhor futebol do mundo. Dessa forma, conheça o Emirates conosco!
Estádio do Arsenal
Em primeiro lugar, é importante deixar claro que o Emirates nem sempre foi o estádio do Arsenal. Isso porque, desde 1913, os Gunners mandavam seus jogos no Arsenal Stadium, ou Highbury.
No entanto, após um sólido estabelecimento do time como um dos maiores clubes da Inglaterra, foi preciso aumentar sua casa. O problema na época era que não poderia reformar o Highbury, o que fez com a equipe decidisse comprar um terreno e construir algo do zero.
Assim, o Arsenal iniciou os projetos para criar um novo estádio, mas foi apenas em 2004 que as ideias saíram do papel. Em 2006, então, o Emirates Stadium teve sua inauguração, sendo até hoje o estádio do Arsenal. Vale observar ainda que o custo da construção chegou a 390 milhões de libras.
Características
Inaugurado em 26 de outubro de 2006, o Arsenal quis personalizar o estádio nos anos seguintes para ficar com a cara do clube. Como resultado, alguns bancos nas arquibancadas foram pintados de branco no formato do canhão que representa o time.
Além disso, teve ainda a criação de um setor em homenagem ao antigo Highbury, o The Spirit of Highbury, bem como a nomeação de locais como o escritório principal. Mais tarde, murais em respeito às lendas da equipe e estátuas também surgiram.
Ainda, o estádio do Arsenal tem capacidade para 60.704 torcedores, sendo do próprio clube, adversários ou adeptos de seleções nacionais em eventos internacionais. No entanto, não serve apenas como a casa do clube. Isso porque, assim como grande parte dos estádios de futebol atualmente, o local também se transforma em casa de shows. Dentre os principais nomes que já se apresentaram por lá, estão The Killers e Coldplay.
Curiosidades
Ainda falando na construção do estádio do Arsenal, uma curiosidade é bastante destacada pelos adeptos do clube. Em março de 2006, o ex-meio-campista dos Gunners, Abou Diaby, participou da instalação do primeiro banco do local.
Além disso, o clube fez eventos limitados antes de inaugurar a sua nova casa, abrindo o espaço para acionistas, membros do clube e, posteriormente, tendo servido como o local da despedida de Dennis Bergkamp. Aliás, este último possui uma estátua no local, assim como a lenda Thierry Henry.
Apesar de ser novo, o estádio do Arsenal está categorizado com quatro de cinco estrelas pela UEFA. Com a honraria concedida pela entidade máxima do futebol europeu, os Gunners e o Emirates Stadium podem servir como sede para jogos da Liga dos Campeões, Liga Europa e Eurocopa.
Além disso, o tour pelo local é muito destacado não só por torcedores, bem como por turistas. Isso porque o espaço é bastante interativo e faz um passeio completo pelas estruturas e histórias do time londrino.