Início » Futebol » A trajetória de Edu Gaspar no Arsenal: de jogador a gestor do clube inglês

A trajetória de Edu Gaspar no Arsenal: de jogador a gestor do clube inglês

Publicado em:

Última atualização:

No futebol, o tradicional caminho do jogador que se aposenta é o banco de reservas, como treinador. Edu Gaspar, entretanto, resolveu trilhar uma estrada diferente dos demais. Ídolo do Corinthians, o meio-campista trocou as chuteiras pelo sapato em 2011, depois de ser promovido a dirigente do Timão. Edu se saiu tão bem na função que passou a trabalhar apenas na diretoria. Mas, como foram os tempos de jogador? Relembre a trajetória de Edu Gaspar no Arsenal, membro de um dos melhores elencos da última década.

Formado nas categorias de base do Corinthians, o paulista também jogou no Valencia, em 2005.

Números de Edu Gaspar no Arsenal como jogador

Contratado pelo Arsenal em janeiro de 2001 para ser o substituto de Emmanuel Petit, o brasileiro Edu Gaspar não atingiu o mesmo nível de seu antecessor. Os motivos? As recorrentes lesões e a competição acirrada por vagas no meio de campo.

Logo em sua primeira partida com os Gunners, Edu sofreu uma lesão. Aquele seria apenas o começo de uma caótica trajetória no futebol inglês.

Em 20 de janeiro de 2001, Arsenal e Leicester empataram sem gols no Campeonato Inglês. O meia deixou o campo após 17 minutos por ter se machucado.

Naquela temporada, Edu participou de outras quatro partidas, mas não se sobressaiu. Seu primeiro gol na terra da Rainha foi em novembro daquele ano, contra o Grimsby Town, na Copa da Liga Inglesa.

Uma das qualidades de Edu Gaspar era a facilidade em conduzir a bola ao pé dos companheiros. Apesar da técnica, demorou para engrenar na equipe inglesa, tendo que se contentar com o banco de reservas.

O meia brilhou em 2003, sendo fundamental na campanha que trouxe o título da Copa da Inglaterra ao Arsenal. Porém, com a ascensão de Cesc Fàbregas, Edu perdeu mais espaço no time. Então, em 2005, decidiu trocar a Inglaterra pela Espanha, no Valencia.

Se você chegou até aqui, é porque quer saber os números de Edu Gaspar como jogador de futebol do Arsenal. Confira, então, a trajetória do meia:

Edu Gaspar no Arsenal (2002–2005):

  • 127 partidas – 81 vitórias, 27 empates e 19 derrotas
  • 15 gols
  • 7 assistências
  • Último jogo: Arsenal 0 (5 x 4) 0 Manchester United – 21/05/2005 – final da Copa da Inglaterra
  • 6 títulos – 2 Campeonato Inglês, 3 Copa da Inglaterra e 1 Supercopa

Carreira de diretor de futebol

Edu Gaspar se apaixonou pela gestão. Quando parou de jogar, decidiu que não queria comandar um time à beira do gramado, mas sim fazer parte do mundo corporativo na administração. Passou a se dedicar 100% às funções de planejamento, organização e direção de futebol de clubes.

O primeiro trabalho de Edu foi como gestor de futebol do Corinthians em 2011. Algumas das funções são zelar pelas melhores condições dos atletas e funcionários, participar das contratações e cuidar do relacionamento com parceiros comerciais.

No cargo entre 2011 e 2016, o profissional faturou seis taças, sendo Mundial de Clubes da FIFA, Libertadores, Recopa Sul-Americana, Brasileirão e Campeonato Paulista.

O sucesso no Timão lhe rendeu vaga de coordenador técnico da CBF, à frente da Seleção Brasileira. O trabalho de Edu Gaspar foi bem avaliado, principalmente após conquistar a Copa América depois de 12 anos.

Em 2019, após a eliminação do Brasil na Copa do Mundo da Rússia, assinou com o Arsenal para se tornar diretor esportivo, onde segue atualmente. Por sua vez, no Arsenal, a função de Edu é coordenar o grupo técnico do time principal, além de participar das contratações de novas peças ao elenco.