A altura é um dos principais pontos que facilitam a carreira de uma jogadora de vôlei. Sendo assim, é claro que muitas jogadoras da nossa equipe nacional contam com mais de 1,90 metro de altura. Portanto, vamos entender qual é a altura das jogadoras de vôlei do Brasil consideradas as mais altas do time.
No total, existem 29 nomes à disposição do treinador, com alturas que variam de 1,62 m até gigantes que passam dos 1,90. Para levar em consideração o quão alto é isso, temos que entender que a rede do vôlei tem 2,43 metros.
Altura das jogadoras de vôlei do Brasil mais altas
Segundo os dados do Comitê Olímpico Brasileiro e da CBV, Confederação Brasileira de Voleibol, essas são as jogadoras mais altas da equipe:
- Ana Cristina (ponteira) – 1,92 m
- Macris (levantadora) – 1,78 m
- Roberta (levantadora) – 1,85 m
- Lorenne (oposta) – 1,85 m
- Kisy (oposta) – 1,91 m
- Rosamaria (oposta) – 1,85 m
- Carol Gataz (central) – 1,92 m
- Gabi (ponteira) – 1,80 m
- Julia Bergmann (ponteira) – 1,90 m
- Maiara Basso (ponteira) – 1,89 m
Já as jogadoras com altura mais baixa são Natinha e Nyeme. Elas estão na posição de líbero, que é melhor para jogadoras menores. Portanto, é uma posição que conta menos com altura e mais com velocidade e agilidade.
Por serem jogadoras mais baixas, elas podem pegar a bola com mais facilidade caso ela caia. Assim, não deixam a bola tocar o chão e o time oposto marcar.
Quem são essas 10 atletas mais altas?
Sabemos quais são as atletas mais altas do time, mas qual é a trajetória delas? Vamos entender um pouco sobre essas atletas a seguir.
Ana Cristina
Ana atua na posição de ponteira e oposta no time e é vice-campeã olímpica. Atualmente, a atleta joga pelo Fenerbahçe Spor Kulübü, time turco de vôlei. Ela representa a seleção do Brasil e aos 14 anos de idade já integrava o elenco da Seleção Brasileira Sub-18.
Macris
Uma das jogadoras de vôlei do Brasil que mais se destacam, Macris atua na posição de levantadora. Ela já passou por times nacionais, mas atualmente joga pelo Türk Hava Yolarri, da Turquia. Além disso, já levou a medalha de prata na edição dos Jogos Pan-Americanos de 2015 no Canadá.
Roberta
Quando falamos da altura das jogadoras de vôlei do Brasil, não podemos deixar de fora Roberta. Ela tem 1,85 m de altura e é vice-campeã olímpica. Atua na posição de levantadora.
Lorenne
Uma das principais jogadoras da seleção, Lorenne é a oposta do time. Ela conta com 306 cm no ataque e 289 no bloqueio. Além disso, ela conquistou a medalha de ouro no Campeonato Sul-Americano Sub-23 de 2016.
Kisy
A jogadora está na posição de oposta e é canhota, com um alcance impressionante de 303 cm no ataque e 290 cm no bloqueio. Com a seleção, Kisy levou a medalha de ouro no Campeonato Sul-Americano Sub-20 de 2018.
Rosamaria
Atualmente, a jogadora está no Japão, mas representa a seleção brasileira. Ela é vice-campeã olímpica e é oposta e ponteira no time.
Carol Gattaz
Carol é uma das maiores jogadoras do time e já venceu o World Grand Prix por cinco vezes. Além disso, ela atua no clube de Minas no Brasil.
Gabi
A jogadora é ponta no time e já foi medalhista de prata durante os Jogos Olímpicos de Tóquio em 2020. Atualmente, ela está no time do VakıfBank Spor Kulübü, da Turquia.
Júlia Bergmann
Júlia nasceu na Alemanha, mas atua pelo Brasil e joga como ponteira na seleção. Porém, seu time atual é o Türk Hava Yolları Spor Kulübü.
Maiara
A jogadora tem 1,89 m de altura e já foi ponteira, mas atualmente joga de oposta. Ela foi medalhista de prata no Campeonato Mundial Sub-20 de 2015 em Porto Rico.