Início » Tênis » Após Roland Garros, Carlos Alcaraz tenta vencer Wimbledon novamente

Após Roland Garros, Carlos Alcaraz tenta vencer Wimbledon novamente

Publicado em:

Última atualização:

Com apenas 21 anos de idade, o espanhol Carlos Alcaraz é o atual campeão de Wimbledon. Na verdade, não só isso: o jovem basicamente levou todos os principais Grand Slams e torneios nos últimos anos – ou, pelo menos, esteve entre os finalistas.

Nascido em 2003, Alcaraz é o terceiro melhor tenista do ranking da associação de tenistas profissionais, a ATP. Desde criança, Carlos sempre “brincava” em um clube de tênis próximo a sua casa. Então, não demorou para que ele começasse a chamar atenção de treinadores e de outros profissionais. 

Assim, em 2018, ele começou a jogar tênis de forma profissional, quando tinha somente 14 anos. Apesar da pouca idade, seu nome rapidamente se espalhou na comunidade do tênis. Em 2019, ele conquistou seu primeiro título da Federação Internacional de Tênis (ITF, na sigla em inglês). E basicamente não parou desde então.

No entanto, foi em 2022 que Alcaraz entrou de vez para a nova geração do tênis mundial, ao ganhar alguns dos mais importantes Grand Slams ao redor do mundo, como o Aberto do Rio de Janeiro, de Madrid, além do US Open. Também foi em 2022 que, pela primeira vez, o jovem espanhol apareceu como o melhor tenista do mundo no ranking da ATP, posição na qual ficou até janeiro de 2023. Posteriormente, ele até retornou ao topo e, hoje, aparece em terceiro lugar. 

O ano de 2023, inclusive, foi histórico para Alcaraz. Após passar um tempo afastado das quadras devido a um edema muscular, ele retornou com a garra e a coragem típicas de sua juventude. Assim, ele não apenas ganhou novamente importantes campeonatos de tênis ao redor do mundo, como conquistou um dos maiores. Foi o ano em que Carlos Alcaraz venceu Wimbledon.

Os títulos de Carlos Alcaraz além de Wimbledon

Tão novo quanto sua carreira é o histórico de títulos de Alcaraz. No entanto, ele já tem em casa alguns dos mais importantes troféus do mundo do tênis. Em 2019, ele conquistou o M25 Denia, primeiro título do ITF.

No ano seguinte, Carlos Alcaraz começou a deixar claro que seu status de “promessa do tênis mundial” não era à toa. Somente em 2020, ele ganhou cinco títulos: o Alicante Challenger 80, o Barcelona Challenger 80, o Trieste Challenger 100 e e duas vezes o M15 Manacor. Em 2021, mais dois troféus: o Umag e o Oeiras 3 Challenger 125.

Em 2022, Carlos Alcaraz rodou o mundo por meio do esporte, conquistando mais cinco títulos: US Open, o Aberto de Madrid, o Barcelona Open, o Aberto de Miami e o Aberto do Rio de Janeiro.  Ainda com sede de vitória, em 2023 Carlos Alcaraz voou ainda mais longe e ganhou seis títulos, sendo Wimbledon o principal deles. Mas além do Grand Slam britânico, o espanhol também levou o Queen’s, mais um Aberto de Madrid e de Barcelona, além do Indian Wells e do Aberto de Buenos Aires.

O ano de 2024 ainda não terminou, mas Alcaraz já levou para casa outro troféu de um dos mais famosos torneios de tênis do mundo, o Aberto da França, mais conhecido como Roland Garros. Além disso, o espanhol também já conquistou o Indian Wells deste ano. O próximo desafio de Carlos Alcaraz em 2024 é justamente Wimbledon. O Grand Slam acontece entre os dias 1º e 14 de julho.