O tenista brasileiro Thiago Monteiro está focado em sua preparação para Wimbledon, um dos mais importantes Grand Slams do esporte mundial. Após uma atuação morna em Roland Garros, Monteiro já embarcou rumo à Europa, onde disputa o ATP 250 de Mallorca como forma de treino para o torneio britânico.
Ao pensar na união entre o Ceará e os esportes, muitos logo pensam nas modalidades aquáticas como surfe ou kitesurf, além do tradicional futebol. Mas poucos imaginariam que é o local de nascimento de uma promessa de um esporte que, além de ser pouco associado ao estado, ainda pode ter o excesso de ventos da região como inimigo.
Pois bem, Thiago Monteiro nasceu na capital cearense em 1994 e ainda criança teve seu primeiro contato com o tênis. Mas foi somente em 2011, então com 17 anos, que o jovem começou a jogar profissionalmente. Thiago chegou a ser o segundo do ranking juvenil da Federação Internacional de Tênis (ITF, na sigla em inglês) em fevereiro de 2012.
Ao passar para a categoria adulta, o tenista despontou para o mundo. Em sua partida de estreia na chave principal do Rio Open, ele surpreendeu ao derrotar o francês Jo-Wilfred Tsonga, na época número 9 do ranking. Em junho de 2024, Thiago ocupava a posição 85 do ranking da Associação de Tenistas Profissionais (ATP).
A relação entre Thiago Monteiro e Wimbledon
Muito embora Roland Garros seja o Grand Slam favorito do cearense, participar de Wimbledon também é um sonho para ele. Ainda em 2016, Monteiro participou do qualifying do torneio, mas perdeu para o alemão Julian Reister. Mas, no ano seguinte, agora ocupando a posição 100 do ranking, Thiago Monteiro disputou oficialmente Wimbledon pela primeira vez.
Ao estrear na chave principal do torneio, o brasileiro venceu o australiano Andrew Whittington por 3 sets a 1 em uma partida que durou mais de três horas. Assim, ele avançou para a segunda rodada, na qual enfrentou o russo Karen Khachanov, que na época estava entre os 40 melhores do ranking da ATP. Monteiro, então, perdeu por 3 sets a 1, sendo desqualificado do torneio.
Em 2019, Thiago Monteiro era o número 1 do Brasil e 115 do mundo. Após derrotar o japonês Yosuke Watanuk, ele se qualificou para o Grand Slam, mas não foi muito longe. Logo na primeira rodada, o cearense perdeu para Kei Nishikori, na época, o 7º da ATP. O ano de 2020 terminou sem competições devido a pandemia, e Thiago Monteiro retornou a Wimbledon em 2021, caindo novamente no primeiro jogo, agora para o canadense Felix Auger-Aliassime.
Em 2022, já como 89º da ATP, Monteiro disputou mais um Grand Slam na terra da Rainha, e mais uma vez caiu na primeira rodada após perder o primeiro jogo para o espanhol Jaume Munar. E, em 2023, Monteiro até começou com vitória sua primeira partida em Wimbledon, mas levou uma virada do norte-americano Eubanks.
Agora em 2024, Thiago Monteiro já está confirmado na chave simples de Wimbledon. Além dele, Bia Haddad e Thiago Wild também estão confirmados. O Grand Slam acontece entre os dias 1º e 14 de julho.