Início » Tênis » Resultados Wimbledon 2023: quem foram os vencedores do torneio da grama

Resultados Wimbledon 2023: quem foram os vencedores do torneio da grama

Publicado em:

Última atualização:

Entre os dias 1º e 14 de julho acontece o terceiro Grand Slam da temporada e o único que as partidas ocorrem em quadras de grama. Portanto, conferir os resultados do Wimbledon 2023 é uma boa maneira de saber em quem ficar de olho no torneio deste ano. 

Dito isso, o Torneio de Wimbledon é o mais antigo do mundo, sendo também o campeonato de maior prestígio no esporte. Sua criação aconteceu em 1877, quando o All England Lawn Tennis and Croquet Club, um clube privado da Inglaterra, organizou a primeira competição da história do esporte, que contou com 22 atletas. 

Inicialmente, apenas a modalidade simples masculina esteve presente, com o acréscimo das duplas masculinas em 1879 e do simples feminino em 1884. Por fim, adicionaram as duplas femininas e duplas mistas em 1913.

Ou seja, uma lista longa de vencedores e vencedoras ao longo deste mais de um século de competição. 

Resultados Wimbledon 2023

Os resultados de Wimbledon 2023 incluem os embates finais e os respectivos campeões das categorias simples masculino, simples feminino, duplas masculinas, duplas femininas e duplas mistas. 

Simples masculino

O embate poderoso entre Novak Djokovic e Carlos Alcaraz terminou com o espanhol como o grande campeão de Wimbledon em 2023 pela primeira vez, o que garantiu sua permanência em primeiro lugar no ranking mundial na época. Alcaraz também venceu o Roland Garros de 2024

Desse modo, os atletas jogaram no dia 16 de julho, em Londres, no que foram quase cinco horas de jogo que culminaram na vitória do espanhol por 1/6, 7/6(6), 6/1, 3/6 e 6/4. 

Simples feminino

Já entre os resultados do Wimbledon 2023 na final da categoria simples feminino, a tcheca Marketa Vondrousova e a tunisiana Ons Jabeur batalharam pelo título. Porém, Vondrousova acabou com o jogo em dois sets a zero (6/4 e 6/4).

Com isso, a vencedora tornou-se a primeira tenista não cabeça de chave a levantar o troféu no torneio. Na época, passou a ocupar a 10ª posição no ranking mundial. 

Duplas masculinas 

Passando para as duplas, na categoria masculina disputaram a final o holandês Wesley Koolhof e o britânico Neal Skupski, que jogaram contra o espanhol Marcel Granollers e o argentino Horacio Zeballos.

A disputa terminou com vitória para Koolhof e Skupski por dois sets a zero, um duplo de 6/4 assim como no simples feminino, no que foi uma hora e 17 minutos de partida. Essa também foi a primeira vez que a dupla venceu um Grand Slam. 

Duplas femininas 

Nos resultados da final das duplas femininas, as campeãs foram a tcheca Barbora Strýcová e a taiwanesa Hsieh Su-wei, que venceram a australiana Storm Hunter e a belga Elise Mentes por dois sets a zero (7/5 e 6/4).

A dupla já conquistou a taça no passado em 2019, mas Su-wei já ergueu o troféu outras duas vezes sem a tcheca. A primeira foi em 2013 ao lado da chinesa Peng Shuai e a segunda em 2021 ao lado da Elise Mentes, a mesma que derrotou com Barbora.  

Duplas mistas

Por fim, nos resultados de Wimbledon 2023, na categoria duplas mistas os vencedores foram o croata Mate Pavic e a ucraniana Lyudmyla Kichenok, que venceram a chinesa Xu Yifan e o belga Joran Vliegen em três sets (6/4, 6/7 e 6/3).