Quem diz que futebol e política não se misturam, não consegue explicar o Red Star Belgrade. Isso porque, assim como muitos clubes no leste europeu, o surgimento e o crescimento do time se deram devido aos principais conflitos da história da Sérvia. Confira conosco as principais informações sobre o Red Star!
História do Red Star Belgrade
Fundado em 1945, o Red Star Belgrade é um clube localizado na Sérvia. Sua história começa durante a Segunda Guerra Mundial, quando um grupo composto de jovens jogadores, estudantes e membros da Liga Unida da Juventude Antifascista se uniu para formar uma sociedade. Assim, nasceu a Sociedade de Cultura Física da Juventude, tendo mais tarde se transformado no Red Star Belgrade que se tem conhecimento atualmente.
O nome “Red Star”, com o “Belgrade”, surgiu após uma discussão entre o grupo. Quase que imediatamente ao seu surgimento, o Red Star se tornou um grande símbolo representante da Sérvia quando o país ainda fazia parte da Iugoslávia.
Aliás, em seus 15 anos iniciais, a equipe conquistou vários títulos a nível nacional, sendo 6 troféus do Campeonato Iugoslavo, 5 Copas da Iugoslávia, 1 Campeonato Sérvio e 1 Copa do Danúbio. Além disso, chegou às semifinais da Taça dos Clubes Campeões Europeus em 1956–57.
Posteriormente, o Red Star Belgrade continuou com o seu domínio, embora tenha perdido força nos anos 1990. Essa queda, aliás, se deu, principalmente, pela saída de jogadores, mas também por sanções impostas pelo sistema governamental na antiga Iugoslávia.
Assim como se tem acompanhado na Ucrânia desde que a guerra com a Rússia teve início, o Red Star teve que mandar jogos em outros locais. Como consequência, a equipe foi ficando cada vez menos competitiva.
Depois de um bombardeio histórico liderado pela Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) em 1999, então, o Red Star Belgrade voltou a conquistar um título nacional. Além disso, também voltou a figurar nas fases classificatórias de competições europeias. Recentemente, em 2018–19, esteve na fase de grupos da Liga dos Campeões.
Identidade
Além da clara influência política e social, o Red Star Belgrade é um clube também lembrado por seu uniforme. Inicialmente, o time usava cores amarelas e vermelhas, tendo uma estrela como principal destaque.
Mais tarde, em 1946, alterou seu design para, em 1950, passar a usar listras vermelhas e brancas. Falando sobre o escudo do time, há uma estrela de cinco pontas. Atualmente, há a adição de três estrelas douradas em cima da estrela principal, o que homenageia seus títulos.
Raízes na política
O Red Star Belgrade se tornou um time que representa a Sérvia como um todo. A base do time foi firmada no comunismo, principalmente por causa do período em que foi fundado.
Como resultado da associação com a política, o clube se tornou conhecido mundialmente. Assim, mais do que uma agremiação, também é utilizado constantemente por adeptos do sistema político.
Principais títulos do Red Star Belgrade
Em sua recente história, porém rica, o Red Star Belgrade conquistou 61 títulos oficiais. Nesse número estão incluídos 19 troféus do Campeonato Iugoslavo, 12 Copas da Iugoslávia, duas Supercopas da Iugoslávia e uma Copa da Liga Iugoslava.
Além disso, dentro da Sérvia, venceu o Campeonato Sérvio em 15 oportunidades, além de ter conquistado a Copa da Sérvia sete vezes e ter ainda uma Liga da República Popular da Sérvia. De forma internacional, o Red Star venceu a Liga dos Campeões em 1990–91 e, posteriormente, o Mundial de Clubes de 1991. Por fim, venceu ainda 2 Copas Mitropa.