Início » Futebol » Relembre a breve passagem de Paulo Gazzaniga no Southampton

Relembre a breve passagem de Paulo Gazzaniga no Southampton

Publicado em:

Última atualização:

Desde que se formou na academia juvenil do Valencia, o goleiro Paulo Gazzaniga já passou por sete clubes diferentes. Sua experiência à frente do gol lhe garantiu oportunidades em gigantes europeus, mas em alguns deles simplesmente não conseguiu se firmar. Os números provam que a passagem de Gazzaniga no Southampton, por exemplo, não foi bem sucedida. Sendo assim, confira as estatísticas do atleta e conheça a carreira do argentino.

Desempenho de Gazzaniga no Southampton

Gazzaniga assinou contrato com o recém-promovido à elite Southampton em julho de 2012, por valores não revelados. Foram 23 jogos, com 34 gols sofridos e apenas três confrontos em que passou intacto, de acordo com dados do portal Transfermarkt.

O primeiro jogo do argentino no clube inglês aconteceu em 28 de agosto daquele mesmo ano, na vitória da Copa da Liga Inglesa por 4 a 1, sobre o Stevenage. O goleiro manteve a titularidade depois da estreia, mas não impressionou a torcida. O principal motivo é que não conseguiu uma boa sequência de partidas sem sofrer gols. Além disso, todos os compromissos eram válidos pela Premier League e Copa da Liga Inglesa.

A última vez que o argentino defendeu o Southampton foi em dezembro de 2015. No ano seguinte, o time cedeu o jogador para o Rayo Vallecano, da Espanha.

Paulo Gazzaniga no Southampton (2012-2017):

  • 23 jogos;
  • 34 gols sofridos;
  • três partidas sem tomar gols.

Carreira do goleiro

Paulo Gazzaniga deixou a pequena cidade de Murphy, na Argentina, para escrever a sua própria história no futebol. Integrou as categorias de base do Valencia e, assim que se formou profissionalmente, se deparou com a primeira oportunidade da carreira: defender o Gillingham na EFL Championship, a segunda divisão da Inglaterra.

O bom desempenho lhe rendeu a vaga no Southampton. Sem sucesso, acabou emprestado ao espanhol Rayo Vallecano e, em 2017, retornou ao Reino Unido para trabalhar no Tottenham ao lado do treinador Mauricio Pochettino, também nascido em Murphy. O goleiro teve um brilhante retrospecto no clube em 2018, com destaque para a vitória nos pênaltis contra o Watford na Copa da Liga Inglesa, a atuação contra o Brighton e Huddersfield na Premier League, e a estreia na Liga dos Campeões sobre o PSV.

O resultado? Gazzaniga recebeu a primeira convocação para a Seleção da Argentina. Em 2018, jogou 31 minutos em amistoso contra o México, em Buenos Aires. Apesar da boa performance, o Tottenham emprestou o goleiro para o Elche, onde não se destacou, e o Fulham, onde perdeu a titularidade para o eslovaco Marek Rodák, ambos em 2021. O goleiro era muito bom na defesa, mas perdia espaço no elenco para os companheiros.

Por fim, na temporada 2022, o argentino acertou-se com o Girona, da Espanha. Com experiência na bagagem, Gazzaniga parece finalmente ter encontrado a sua casa. Em 2024, inclusive, liderou o grupo ao terceiro lugar da classificação da La Liga que, por consequência, conquistou a vaga para a fase de grupos da Liga dos Campeões.

O único título da carreira de Gazzaniga foi o acesso e o título da segunda divisão do Campeonato Inglês em 2022, com o Fulham.