O zagueiro Murillo Santiago Costa dos Santos, ou simplesmente Murillo Costa, saiu recentemente do Corinthians para fazer sua estreia no futebol europeu pelo Nottingham Forest. Isso depois de uma única temporada com a camisa do Timão, já que teve sua estreia na equipe profissional do clube em 2022.
Antes disso, integrou as categorias de base do Corinthians entre 2019 e 2023. Entretanto, também jogou por outros times na juventude, como o União Barbarense (2018 e 2019), São Bernardo (2017 a 2018), ECUS (2015 a 2017) e inicialmente pelo São Caetano entre 2013 e 2015.
Contudo, sua paixão pelo futebol teve início com seu pai, um ávido torcedor corintiano que lhe apresentou o futsal. De lá até aqui, o então zagueiro retribuiu essa paixão com muita determinação e talento. Isso definitivamente o ajudou a chegar no Nottingham Forest, clube em que agora tem a oportunidade de ser a venda mais cara da história do clube no futebol inglês.
Como Murillo foi parar no Nottingham
Pode-se dizer que essa história começa no Corinthians, já que Murillo se juntou às categorias de base do Timão em 2019. Mas, em janeiro de 2023, após jogar pelo time sub-20 na Copa São Paulo de Futebol Júnior, finalmente recebeu sua promoção para a equipe principal.
Sendo assim, renovou seu contrato até o final de 2025 com o Timão e fez sua estreia em 26 de abril. Murillo entrou no segundo tempo para substituir Bruno Méndez, no que foi uma vitória de 2 a 0 contra o Remo, em uma partida oficial da Copa do Brasil daquele ano.
Fez então sua estreia na Série A do Brasileirão em 29 de abril de 2023, com uma derrota de 2 a 0 contra o Palmeiras. Porém, logo sua atuação ganhou destaque e se tornou o titular regular nas escalações do técnico Vanderlei Luxemburgo ao longo daquela temporada. Assim, o futebol europeu abriu os olhos para seu talento.
Desse modo, o Nottingham Forest conquistou o atleta e assinou o primeiro contrato do zagueiro com um clube fora do Brasil com um tempo de cinco anos. A taxa que não foi revelada, mas foi prevista por aproximadamente 12 milhões de libras e um adicional de 3 milhões.
A partida de estreia de Murillo no Nottingham aconteceu em 1 de outubro de 2023, cinco semanas depois que chegou ao clube. Desde então, o brasileiro já jogou tanto na Premier League quanto na FA Cup com a camisa do time.
O que deve acontecer daqui para frente?
Conforme o portal inglês The Telegraph, Murillo pode se tornar a venda mais cara do Nottingham Forest em toda a história já na próxima janela de transferência, que acontece em julho de 2024.
Assim, a expectativa é que a venda do atleta aconteça na casa das 48 milhões de libras. Caso isso aconteça, o Corinthians deve receber 15% desse valor, 10% por ter direitos econômicos do jogador e 5% por ser clube formador.