Início » NFL » A história do Houston Texans na NFL

A história do Houston Texans na NFL

Publicado em:

Última atualização:

Sendo a equipe mais jovem da NFL, o desempenho do Houston Texans nos últimos anos é de progresso na competitividade na sua conferência, estando presente nos playoffs da última temporada.

Para melhor noção, a equipe terminou em primeiro lugar na AFC Sul, com 10 vitórias e 7 derrotas. Além disso, chegou a disputar as semifinais do Divisional Round, contra o tradicional Ravens.

Com o sucesso construído pelo técnico DeMeco Ryans, o time tem uma projeção para chegar ainda mais longe nos próximos anos. Uma vez que,com um mercado de transferências acirrado e boas escolhas no draft, o clube tem ganhado a admiração de muitos torcedores devido à sua história de superação das campanhas anteriores.

Quer saber mais sobre o Houston Texans, sua fundação e desenvolvimento na NFL? Acompanhe o artigo para entender melhor as estatísticas e resultados do time desde sua fundação em 2002.

A fundação e desenvolvimento do Houston Texans na NFL

Competindo como um clube membro da divisão Sul da American Football Conference (AFC), o Houston Texans, sediado no estado do Texas, foi fundado em 2002. Sendo a franquia mais jovem da história da NFL, o clube foi criado para substituir a equipe anterior da cidade, o Houston Oilers. 

Vale destacar que os Touros do empresário Bob McNair já conquistaram sucesso na temporada de 2011, 9 anos após sua criação. Com três títulos de conferência, marcados pelos anos de 2012, 2015 e 2016, o Houston Texans é a única equipe da NFL a nunca ter jogado uma final de conferência.

Nos anos 2012, 2015, 2016, 2018, 2019 e 2023 os Touros ganharam mais seis campeonatos da divisão Sul da AFC.

Além disso, a franquia também venceu o Cleveland Browns na rodada de Wild Card e chegou às semifinais de seu grupo, disputando o jogo contra o Ravens.

Entre as curiosidades do time, o logo e o uniforme são baseados numa representação abstrata de um touro. O capacete do elenco é azul escuro com o símbolo do touro texano. 

Por ser uma franquia ainda nova, o plantel ainda não teve a história para construir rivalidades como outros clubes têm. Para os torcedores, o Tennessee Titans é o principal rival do Houston Texans. Isso se dá pelo fato deles serem os Houston Oilers antes de sua realocação na década de 1990. Ou seja, há uma história local entre as equipes.

É importante ressaltar também que os Touros ainda não têm números aposentados na franquia por terem menos de 30 anos de história na liga. Entretanto, o Wide Receiver Andre Johnson recebeu o anel de honra do time. O atleta número 80 jogou 14 anos no Houston Texans.

Ídolos do clube

Mesmo ainda sendo um clube novo na NFL, a torcida já tem seus jogadores favoritos. Fora Andre Johnson, outros esportistas como Matt Schaub, Arian Foster, Kris Brown, Quintin Demps e DeMeco Ryans aparecem como principais ídolos da franquia. Confira alguns dos recordes do Houston Texans.

  • Jardas passadas: 23,221 – Matt Schaub;
  • Passes para touchdowns: 124 – Matt Schaub; 
  • Jardas terrestres: 6,472 – Arian Foster;
  • Touchdowns terrestres: 54 – Arian Foster; 
  • Recepções: 1,012 – Andre Johnson;
  • Jardas recebidas: 13,597 – Andre Johnson;
  • Passes interceptados: 16 – Kareem Jackson e Johnathan Joseph;
  • Field goals: 172 – Kris Brown;
  • Pontos: 767 – Kris Brown;
  • Total touchdowns: 68 – Arian Foster; 
  • Média de retorno de Kickoff: 37,0 – Quintin Demps;
  • Sacks: 88,5 – J. J. Watt;
  • Tackles: 479 – DeMeco Ryans.

Vale destacar também que o treinador Gary Kubiak, responsável pela primeira classificação dos Touros para os playoffs, também é visto como um dos principais nomes da franquia do Estado do Texas. O técnico, que atuou entre 2006 a 2013, é inegavelmente o comandante com o maior número de vitórias com a equipe. No total, foram 61 partidas ganhas.

Desempenho atual

Depois de fazer história como linebacker entre os anos de 2006 a 2011, DeMeco Ryans se tornou o principal responsável pelo desenvolvimento e vitórias do Houston Texans na última temporada. 

Com uma classe de draft produtiva do time em 2023, a escolha de C. J. Stroud emergiu rapidamente e logo se tornou um dos melhores jovens quarterbacks da liga. O pick número 2 ainda venceu o prêmio de Novato Ofensivo do Ano.

Da mesma forma, outro que apresentou bom desempenho foi Will Anderson Jr, selecionado na terceira escolha geral. O Defensive Ends recebeu o título de melhor defensor entre os rookies.

Para as próximas temporadas, a diretoria dos Touros age agressivamente para adicionar mais talentos na franquia. As negociações com o pass rusher Danielle Hunter, do running back Joe Mixon e pelo wide receiver Stefon Diggs elevaram ainda mais o patamar do plantel.

Ao conseguir acordo com o trio, o Houston Texans fez algo que, até então, nenhum outro clube conseguiu. O contrato de esportistas que tiveram mais de dez sacks, mais de 1.000 jardas corridas e mais de 100 recepções na mesma offseason.

Cercado pelos novos talentos, a diretoria do time do Texas busca cercar o jovem QB, que entra em seu segundo ano na NFL, com talentos e experiência no plantel. Dessa forma, o céu se torna o limite para os Touros.