Ser goleiro em um grande time de futebol não é uma tarefa fácil. A pressão diária, os desafios em competições e o compromisso de ser o número um no sistema defensivo fazem parte da profissão. O brasileiro Alisson começou no Internacional, passou pela Roma e, em 2018, foi para o Liverpool, na Inglaterra. O gaúcho trilhou o seu caminho e, hoje, é o número um na Seleção Brasileira. Sendo assim, confira a trajetória de Alisson no Liverpool e os números do goleiro.
Quanto tempo o goleiro Alisson está no Liverpool?
Alisson Becker é o goleiro do Liverpool desde 2018. Depois de uma temporada fantástica na Roma, com destaque para as inspiradas defesas contra o Atlético de Madrid, na fase de grupos da Liga dos Campeões, o brasileiro transferiu-se para a Inglaterra. Então, aos poucos, assumiu o posto titular dos Reds.
São 263 partidas no clube britânico, um gol, mais de 200 defesas e 112 jogos sem sofrer gols. São sete títulos, destes sendo duas Copa da Liga Inglesa, uma Liga dos Campeões, Mundial de Clubes, Premier League, Supercopa da UEFA e Copa da Inglaterra. No entanto, lembre-se que o goleiro Alisson ainda atua pelo Liverpool, portanto as estatísticas estão sujeitas a atualizações.
Em 12 de agosto de 2018, o guarda-redes disputou a sua primeira partida com o Liverpool. O desempenho na vitória por 4 a 0 sobre o West Ham, no Campeonato Inglês, agradou a torcida. Consequentemente, Alisson superou Adrián San Miguel e ganhou novas oportunidades no time principal. Em sua primeira temporada, tornou-se o primeiro goleiro do clube a ganhar o prêmio Luva de Ouro da Premier League.
Alisson foi essencial nas conquistas da Champions e da Premier League em 2019 e 2020, respectivamente. Isso porque, na final contra o Tottenham, o brasileiro fechou o gol e simplesmente impediu os rivais de abrirem o placar. Por outro lado, Lesões afastaram Alisson dos gramados por dois meses no início da temporada 2019/20, mas ele rapidamente retomou a forma física.
Um momento que torcedores nunca vão esquecer é o gol de cabeça de Alisson nos acréscimos da partida contra o West Bromwich, em maio de 2021, no Campeonato Inglês. O Liverpool venceu por 2 a 1 e carimbou o passaporte para a próxima fase da Champions League.
Aos 31 anos, o goleiro não tem planos de deixar o Liverpool.
Alisson na Seleção Brasileira
Natural de Novo Hamburgo, no Rio Grande do Sul, Alisson se formou nas categorias de base do Internacional. Em 2016, assinou com a Roma e, dois anos depois, com o Liverpool. O irmão de Alisson, Muriel, também atua como goleiro.
Dunga foi o responsável por oferecer a primeira chance ao gaúcho na Seleção Brasileira. Em 2015, apareceu na lista de convocados para o confronto contra a Venezuela, nas Eliminatórias da Copa. O Brasil havia sido eliminado na semifinal do Mundial da FIFA de 2014 em casa, contra a Alemanha. Então, com a substituição de Dunga por Tite em 2016, Alisson manteve a titularidade.
Além disso, disputou a Copa do Mundo em 2018, na Rússia, e em 2022, no Catar, eliminado nas quartas de final em ambas as edições.
Após o fracasso na disputa de pênaltis contra a Croácia, no Catar, Alisson foi retirado do posto. Só retornou no fim de 2023, com Fernando Diniz, nas qualificatórias da Copa. No total, o goleiro soma 65 participações com a Seleção Brasileira.