O New Orleans Pelicans vem mostrando cada vez mais um alto nível de competitividade por suas peças. Ao lado de Zion Williamson, as estatísticas de Brandon Ingram na NBA o colocam no patamar de All-Star. Mesmo sofrendo lesões, o ala conseguiu na temporada 23-24 20.8 ppg, além de 5.1 rpg e 5.7 apg.
Entrando em seu último ano de contrato pela franquia de Louisiana, os dirigentes da equipe hesitam em oferecer um contrato máximo para a estrela. Isso ocorre porque o jogador decepcionou nos playoffs, quando o Oklahoma City Thunder varreu o time e o desempenho do esportista ficou abaixo do esperado.
Contudo, vários clubes já aparecem interessados no jogador em busca de contar com seu talento para a próxima temporada. Um deles é o Los Angeles Lakers, time no qual foi inicialmente draftado em 2016 e busca o contrato de duas novas estrelas para tornar o elenco mais competitivo.
Quer saber mais sobre como tem sido a trajetória de Brandon Ingram na NBA, além de estatísticas e desempenho profissional do atleta? Continue a leitura do artigo.
A chegada e os primeiros anos de Brandon Ingram na NBA
Após ter uma das melhores temporadas de um jogador da universidade de Duke, que sempre contou com grandes prospectos como Zion Williamson, Kyrie Irving, Jayson Tatum e Paolo Banchero, o atleta elegeu seu nome para o Draft de 2016. Com 18 anos na época, Brandon Ingram começou sua carreira sendo escolhido como a segunda escolha geral pelo Los Angeles Lakers.
O fato o fez ser o segundo jogador mais novo a ser escolhido naquele ano, além de ter ficado atrás apenas de Ben Simmons, que foi o first pick pelo Philadelphia 76ers. Em sua primeira partida como titular pela equipe, o ala marcou 16 pontos em jogo contra o Golden State Warriors.
Após o fim de sua temporada como Rookie, elegeram o atleta para a segunda equipe de novatos da NBA, e ele obteve estatísticas de 9.4 ppg, 4.0 rpg e 2.1 apg. Com o fim de seu primeiro ano na liga, esperavam que o jogador continuasse evoluindo seu jogo e se tornasse uma peça importante para o futuro dos Lakers. Entretanto, isso não aconteceu.
Sofrendo com várias lesões na temporada de 2017, a trajetória de Brandon Ingram na NBA nos anos posteriores foi de problemas físicos e também fora de quadra. Inicialmente, o jogador machucou a virilha, o que o fez perder 12 jogos seguidos.
Na partida em que o ala voltou a atuar, ele sofreu uma contusão no músculo do pescoço, fazendo com que perdesse todo o ano. Além disso, o esportista se envolveu em brigas nos anos posteriores, o que o fez ser suspenso. Com todo esse cenário de problemas, o Lakers propôs uma troca para o New Orleans Pelicans em 2019.
Trajetória do Ala no New Orleans Pelicans
Buscando dar um time competitivo para Lebron James, o time de Los Angeles trocou o jogador, além de oferecer também Lonzo Ball, Josh Hart e três escolhas de primeira rodada de draft por Anthony Davis. Dessa forma, a trajetória de Brandon Ingram na NBA teve um novo capítulo na cidade de Lousiana.
A diretoria da franquia viu futuro no ala, que atuaria em conjunto com Zion Williamson, tornando um elenco poderoso no futuro. Em seu primeiro ano com o novo clube, foram médias de 23.8 pontos por jogo, algo que não tinha feito pelo Lakers. Além disso, o esportista atuou em 62 partidas e conseguiu também 6.1 rpg e 4.2 apg.
Até aqui, a franquia não conseguiu bom desempenho nas fases de mata a mata, chegando somente em 2022 e 2024. Nelas, eles perderam para o Phoenix Suns por 4 a 2 e foram varridos pelo Oklahoma City Thunder em 2024.
já existem boatos de que a trajetória de Brandon Ingram na NBA pode ser de novos ares. Com a hesitação do Pelicans em oferecer um contrato máximo de 52 milhões para o ala, o Lakers aparece como destino favorito para o atleta. Essa seria sua segunda passagem pela franquia de Los Angeles.
Em estatísticas gerais, o jogador teve médias de mais de 20 pontos pela equipe de Louisiana nos quatro anos em que atuou por lá. No entanto, o esportista vem de um desempenho decepcionante do último playoff. Seus dados no último playoff é de 14,3 pontos, 4,5 rebotes e 3,3 assistências, enquanto arremessou apenas 34,5% de quadra e 25% do perímetro.
Estilo de jogo e All-Star
O estilo de jogo de Brandon Ingram na NBA já foi comparado até mesmo com o de Kevin Durant. O ala de 2,03 metros de altura apresenta alta envergadura que o permite finalizar sobre diferentes tipos de defensores e bloquear arremessos na defesa.
Vale destacar que, em 2020, enquanto atuava pelo New Orleans Pelicans, o jogador foi eleito para o All Star. Em suas estatísticas na carreira até aqui são 19.4 ppg, 5.2 rpg e 4.3 apg. Além disso, sua eficiência para arremessos de 3 pontos é de 36,2%.