A cidade de Detroit nos Estados Unidos é bastante conhecida pelo seu time de basquete, o Detroit Pistons. Todavia, devido à má-fase da franquia na NBA, outra equipe de lá chamou bastante a atenção recentemente: o Detroit Lions. Os Lions conseguiram chegar até a final da NFC na temporada de 2023 e quase derrotaram os 49ers para alcançar o Super Bowl. Isso foi bastante surpreendente, já que haviam outros times mais favoritos para ir longe na competição.
Dito isso, leia a seguir o texto para conhecer um pouco da história do Detroit Lions e as conquistas que a franquia já teve. Além disso, descubra os principais nomes do elenco atual e a perspectiva para a próxima NFL.
As origens do Detroit Lions
O Detroit Lions originalmente foi fundado como Portsmouth Spartans em 1929. A ida da franquia para a Motor City ocorreu somente em 1934, quando um executivo de uma rádio da cidade, George Richards, adquiriu os Spartans. O nome ”Lions”, segundo Richards, é em homenagem ao time de baseball Detroi Tigers da MLB.
A equipe enfrentava diversos problemas financeiros antes de ser comprada por um novo dono. Para se ter uma ideia, os próprios moradores tiveram que arcar com os custos da construção de um estádio na região. O Universal Stadium tinha capacidade para 8.000 pessoas e, aliás, existe até os dias de hoje
Curiosidades sobre a franquia
Entre alguma das curiosidades da franquia, vale apontar que o Detroit Lions foi uma das equipes que participaram da antiga NFL (National Football League) antes da fusão que ela teve com a AFL (American Football League).
Ademais, atualmente os Lions atuam no estádio Ford Field, que está localizado em Detroit, Michigan. O estádio possui capacidade para 65.000 pessoas. O local, além de partidas de futebol americano, pode servir como arena multiuso para outras atrações, como festivais de rock.
Por fim, é preciso destacar que a equipe Detroit sempre atua em jogos do Thanksgiving (Dia de Ação de Graças). Isso foi uma jogada de marketing feita por George Richards durante o feriado em 1934. Todavia, os Lions possuem 37 vitórias e 45 derrotas nesse período, e desde 2016 acumulam sete derrotas seguidas nas partidas nessa data.
Títulos do Detroit Lions
Embora não possua um título de Super Bowl, o Detroit Lions é um time que acabou fazendo bastante sucesso antes da “nova” NFL ser criada. Dessa forma, muitas das suas conquistas acabam sendo antigas. São elas:
- 4 NFL (1935, 1952, 1953, 1957);
- 4 Campeonatos de Conferência (1952, 1953, 1954 e 1957);
- 5 Campeonatos de Divisão (1935, 1983, 1991, 1993 e 2023).
É bom ressaltar que os títulos de NFL citados são antes da fusão com a AFL em 1970, portanto, naquela época não havia Super Bowl e os títulos não são contabilizados pela “nova” NFL.
Maiores rivalidades da franquia
Com uma história que dura cerca de 100 anos, é de se esperar que o Detroit Lions possua várias rivalidades com outras equipes. Dentre as principais é possível destacar algumas como:
Green Bay Packers
Green Bay tem uma rivalidade intensa com diversas outras franquias da liga, e a de Detroit é uma delas. São dois rivais de conferência e possuem duelos registrados desde 1930, quando os Lions ainda eram de Portsmouth. No geral, ambos os times se enfrentaram 189 vezes, com 106 vitórias dos Packers e 76 dos Lions, fora 2doisempates. Além disso, em pós-temporada, foram duas vitórias para o time de Wisconsin.
Chicago Bears
Outra equipe com quem o Detroi Lions possui uma rivalidade intensa é o Chicago Bears. Também se enfentando desde 1930, as franquias já tiveram 188 partidas, Dessas 188, 105 vitórias foram para Chicago e 78 foram para Detroit, com cinco empates. Apenas observando a pós-temporada, os Bears também levam vantagem: 1 a 0.
Cleveland Browns
A rivalidade com os Browns não é tão intensa quanto com as outras duas franquias por não ser tão presente nos últimos anos. Entretanto, nos anos 50, era uma das maiores partidas da NFL, com ambas as equipes disputando quatro títulos naquele período. Ao todo, foram realizados 25 jogos entre elas, com 19 vitórias para os Lions e seis para os Browns. Na pós-temporada, o time de Detroit também vence por 3 a 1.
Alguns nomes do elenco do Detroit Lions
Os Lions possui um elenco com 53 atletas, assim como as outras franquias da NFL. Dentre esses 53 nomes, alguns deles vem se destacando nos últimos anos como:
Jared Goff
O quaterback do Detroit Lions foi peça extremamente importante na equipe e, sem ele, os Lions jamais teriam chegado tão longe na temporada de 2023. Jared teve o melhor aproveitamento de conclusões em toda sua carreira durante a NFL 2023 (67,3%) e é a principal engrenagem do ataque do time.
Aidan Hutchinson
Outro nome importante foi o defensive end Aidan Hutchinson. Em uma defesa que possui sérios problemas e estava entre as últimas de toda a liga, Hutchinson ainda é um dos que mais contribui nesse setor.
Amon-Ra St Brown
Por fim, o wide receiver Amon-Ra St Brown precisa entrar nessa lista. O atleta é um talento geracional e, na parte ofensiva, é a principal arma do time no momento. Para se ter uma ideia, Brown marcou onze touchdowns na temporada 2023 da NFL.
Perspectivas do Detroit Lions para a NFL 2024
Embora os Lions não estivessem entre os principais times da liga em 2023, eles com certeza estarão em 2024. A equipe vem sendo considerada uma das possíveis candidatas ao título.
Isso, obviamente, não é à toa. Os Lions mostraram que tem um ataque extremamente poderoso, talvez o melhor da liga. Todavia, a grande questão é justamente a parte defensiva. Caso Detroit consiga melhorar nesse quesito, com certeza será um oponente difícil para qualquer um e é possível que vá longe na competição.
Além disso, como vários de seus jogadores são jovens, os torcedores da franquia podem se animar com um futuro bem promissor. Detroit tem o potencial para competir na linha de frente da NFL por vários anos.