Início » Basquete » NBA » Jayson Tatum: as estatísticas do astro do Boston Celtics na NBA

Jayson Tatum: as estatísticas do astro do Boston Celtics na NBA

Publicado em:

Última atualização:

Assim como qualquer astro que já surgiu, a pressão sobre Jayson Tatum nesta temporada de 2023/24 no Boston Celtics foi tremenda do início ao fim. Seja na temporada regular, nos playoffs ou na própria série das finais da NBA, a responsabilidade de liderar os celtas em quadra foi majoritariamente dele. 

Diante de tudo isso, é inegável que sua atuação nos jogos e sua motivação com os outros jogadores da franquia de Boston tiveram grande influência na 18ª conquista dos Celtics. Isso não é para menos, afinal, Tatum também ultrapassou Kobe Bryant no último jogo das finais. Assim, tornou-se pela diferença de um ponto o maior pontuador em playoffs antes dos 27 anos com 2.695 pontos. 

Além disso, mesmo não sendo o MVP das Finais da Conferência Leste ou das Finais da NBA, Jayson foi eleito para o All-NBA First Team de 2023/24 na temporada regular. Aliás, foi o cestinha na grande maioria das vitórias da franquia nos playoffs.

Bom, o fato é que a carreira do jogador ainda está no início. Portanto, ainda terá muitos anos de pressão e novas oportunidades para aproveitar e conquistar ainda mais títulos. 

Estatísticas de Jayson Tatum na NBA 2023/24

Com um “supertime”, o Boston Celtics montou uma equipe com nomes coesos e respeitados, sem muito estrelismo até então. Isso definitivamente mudou com o título de campeão que os jogadores adquiriram agora, o segundo de Jrue Holiday e o primeiro do restante dos atletas. 

Porém, se for para definir uma estrela entre eles, certamente Jayson Tatum ou Jaylen Brown receberiam mais votos. 

Temporada regular

Com 74 partidas na temporada regular de 2023/24, Tatum jogou aproximadamente 35.7 minutos por jogo e marcou uma média de 26.9 pontos. Embora seja menos que na temporada passada, foi a mesma quantia de 2021/22, quando perderam as finais para o Golden State Warriors. 

Teve uma média de 47.5% de acertos em seus arremessos, além de 4.9 assistências, 0.6 tocos e 1.0 roubos. Por fim, foi eleito para a primeira equipe dos times ideias da NBA desta temporada por conta de sua excelente performance. 

Playoffs

Seguindo adiante nos playoffs, aqueles que chamaram Jayson Tatum de pipoqueiro não terão muitos argumentos depois dos playoffs de 2024. Nos 19 jogos em que esteve em quadra, jogou cerca de 40.4 minutos e teve uma média de acerto de 42.7% de seus arremessos. Esses números o levaram para uma média de cerca de 25.0 pontos por jogo, a menor em sua carreira desde a temporada de 2018/19, quando marcou 15.2. 

Grande alvo da marcação dos jogadores defensivos das franquias adversárias nesses playoffs, Tatum também contribuiu com 6.3 assistências para seus colegas, além de 0.7 tocos e 1.1 roubos por jogo.

Finais 

Com a defesa presa em suas costas nos dois primeiros jogos das Finais da NBA contra o Dallas Mavericks, Tatum fez apenas 16 pontos no primeiro jogo, mas contribuiu com cinco assistências e 11 rebotes. Enquanto isso, no segundo jogo, aumentou sua participação como coadjuvante e marcou 18 pontos, 12 assistências e nove rebotes.

Porém, foi no terceiro jogo que seu protagonismo surgiu de verdade, quando liderou os Celtas para a terceira vitória com 31 pontos, cinco assistências e seis rebotes. 

No quarto jogo, a única derrota de Boston na série, foi o cestinha do Celtics com 15 pontos, três assistências e cinco rebotes. Por fim, voltou a brilhar no último jogo ao quase conquistar um triplo-duplo com 31 pontos, 11 assistências e oito rebotes. 

Com isso tudo, tornou-se o quarto jogador na história a liderar seu time em pontos, rebotes e assistências nas Finais da NBA.  

Títulos na NBA

Além de adicionar “Campeão da NBA” em seu currículo, Jayson Tatum já esteve cinco vezes no NBA All-Star, já foi uma vez NBA All-Star MVP e uma vez NBA Rookie of the Month ou, então, Novato do Mês.

Além disso, foi dez vezes o Jogador da Semana na NBA e quatro vezes o Jogador do Mês. Por fim, esteve quatro vezes no All-NBA Teams e uma vez no All-Rookie Team.

Fora a NBA, também venceu o ouro no Campeonato Mundial de Basquetebol Sub-17, que ocorreu em Dubai em 2014, e o Sub-19, que aconteceu na Grécia em 2015. Sua participação na Seleção Estadunidense de Basquete também gerou a conquista do ouro nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020, que aconteceram em 2021. 

Jayson também vai integrar novamente a Seleção neste ano em Paris 2024, ao lado de outros grandes nomes como LeBron James (Lakers), Stephen Curry (Warriors) e Kevin Durant (Suns). Do Celtics, Jrue Holiday também estará presente e Derrick White pode substituir Kawhi Leonard do LA Clippers.  

Portanto, é impossível dizer que 2024 não é um grande ano para o atleta, se não o melhor de sua carreira até agora, visto o título de campeão e a probabilidade de mais um ouro olímpico.