Em momentos de mudanças no uniforme e também no elenco do clube, a história do Denver Broncos na NFL é vista com muita atenção entre os fãs de futebol americano no Brasil. Sendo marcado por ter um dos melhores ataques de toda a história no início da década e com diversos títulos, a franquia tenta superar agora uma seca de oito anos sem ir aos playoffs.
Sua última ida foi justamente em 2015, quando o time levou o Super Bowl 50 contra o Carolina Panthers. Terminando sua última temporada com 8-9 e em terceiro lugar na AFC Oeste, a equipe de Damani Leech dispensou o quarterback Russell Wilson, buscando agora uma reformulação completa para voltar ao alto nível da competição.
Quer saber mais sobre a história do tradicional Denver Broncos na NFL? Acompanhe o artigo e veja informações sobre a fundação da franquia, estatísticas, números aposentados do time, principais títulos e curiosidades sobre o clube.
A fundação e a história do Denver Broncos
Ao contrário de seus principais rivais, a história do Denver Broncos já é de longa data na NFL. Fundado em 1959, seu início é marcado ainda na era AFL da Liga Americana de Futebol. Sua primeira vitória no campeonato foi um pouco após um ano de criação do time contra o Boston Patriots, por 13-10.
Antes mesmo da fusão do torneio em 1970, a franquia já tinha os holofotes por participar de momentos importantes no esporte. Para melhor noção, eles foram o primeiro time da AFL a derrotar um clube da NFL. O marco foi feito em 1967 sobre o Detroit Lions na pré-temporada.
Ainda assim, diferentemente de outras franquias, os Broncos não tiveram sucesso inicial em sua primeira década de existência, sendo sua primeira temporada vitoriosa somente em 1973.
A partir de então, a franquia começa a fazer história no torneio. Logo em 1977 eles já conseguiram sua primeira classificação para os playoffs e avançaram para o Super Bowl XII. É válido destacar também que, desde 1975, o clube se tornou uma das organizações de maior sucesso da NFL, tendo apenas sete temporadas perdedoras até os dias atuais.
Até aqui, são oito AFC Championship e três Super Bowl, sendo o último em 2015 contra o Carolina Panthers. Além disso, o clube tem 15 atletas que estão no Hall da Fama no Pro Foottball.
São eles: John Elway, Floyd Little, Shannon Sharpe, Gary Zimmerman, Willie Brown, Tony Dorsett, Terrell Davis, Brian Dawkins, Peyton Manning, Steve Atwater, DeMarcus Ware, Champ Bailey, Ty Law, John Lynch e Pat Bowlen.
Camisas aposentadas
Embora o time de Denver Broncos apresente tantos esportistas no hall da fama do esporte, somente três jogadores têm seus nomes aposentados na franquia. Sendo:
- John Elway – nº 7
- Floyd Little – nº 44
- Frank Tripucka – nº 18
Os ídolos tiveram momentos marcantes nos primeiros passos da equipe. O quarterback nº 7 foi o principal jogador da equipe entre 1983 e 1998. Além disso, é o atleta com mais jardas passadas e passes para touchdown. Já Tripucka foi o primeiro esportista da história na sua posição (QB) a conseguir uma temporada de pelo menos 3000 jardas lançadas.
Por último, Floyd Little foi o Running Back, presente em cinco edições do Pro Bowl (o All-Star Game da NFL). Ele defendeu apenas os Broncos ao longo de sua carreira e teve 117 jogos pela equipe.
Vale destacar que, em 2012, Peyton Manning chegou a utilizar a camisa de Tripucka após 50 anos com o número aposentado. É importante ressaltar que foi a própria lenda do clube pedir para o jogador utilizá-la. O quarterback chegou tendo o maior salário da história da NFL e ainda utilizou o número do maior ídolo da franquia.
Desempenho atual do Denver Broncos na liga
Passando por momentos de reformulações no uniforme, a história do Denver Broncos no momento é de voltar a competir em alto nível. Na seca de 8 anos, sua última ida aos playoffs na NFL foi em 2015.
A franquia terminou sua última temporada com uma campanha 8-9. Buscando mudanças, o técnico Sean Payton dispensou o quarterback Russell Wilson. Para muitos especialistas, essa foi uma medida ousada após a troca, que se mostrou desastrosa para o clube.
Essa escolha significa que o time chega ao draft sem um QB titular e também sem uma escolha de segunda rodada. Dessa forma, a franquia precisará contar com uma boa safra de novatos para voltar a competir em alto nível. Sua escolha foi a de Bo Nix, como a 12ª do sorteio de atletas de 2024.
Para muitos, a escolha do Denver Broncos pelo ex-esportista universitário do Auburn Tigers foi exagerada. O General Manager do time, George Patton, se defendeu pela escolha, afirmando que o esportista de 21 anos é novo e já está pronto para jogar como titular de alto nível na Liga Americana de Futebol.