Em fevereiro deste ano (2024), Alexander Volkanovski perdeu o título de campeão peso-pena (66 kg) para Ilia Topuria. Porém, mesmo assim recebeu o maior salário do UFC 298, uma quantia de 750 mil dólares — quase o dobro da bolsa que o segundo atleta mais bem pago do evento recebeu.
No total, 13 de todos os 24 lutadores que entraram em ação no UFC 298 receberam um salário na casa das centenas de milhares. Inclusive os brasileiros Paulo Borrachinha, Mackenzie Dern, Amanda Lemos e Marcos Pezão.
Borrachinha levou 250 mil dólares para casa, mesmo após perder para o australiano Robert Whittaker. O lutador foi o segundo mais bem pago do evento, com uma bolsa de 400 mil dólares no total.
A Comissão Atlética da Califórnia, organização responsável pela regulamentação dos eventos esportivos no estado, divulgou a lista com as quantias pagas aos atletas. Isso também aumentou a especulação sobre quanto ganha um lutador de UFC. Confira a seguir!
Quanto ganha um lutador de UFC?
Para aqueles que querem ter uma média de quanto ganha um lutador de UFC, é preciso ter em mente que os valores variam por diversos motivos, como por contratos, peso, se a disputa é pelo cinturão, a popularidade do lutador e outras variáveis.
Além disso, como a principal receita do UFC vem do número de espectadores, também é comum ver algumas vezes lutadores que “causam” ganhando mais do que aqueles com melhor desempenho, já que tendem a aumentar o número de pessoas assistindo às lutas.
Quanto um lutador de MMA iniciante ganha?
Em primeiro lugar, é preciso ter em mente que os lutadores do UFC ganham por luta, e não por salário mensal, mesmo que esteja com contrato assinado. Além disso, os atletas mais populares podem ganhar pelo pay per view, como é o caso de quem detém os cinturões ou aqueles que são estrelas de um dos cards principais do UFC.
Inicialmente, um lutador sem destaque algum pode começar a ganhar entre US$ 10 mil e US$ 12 mil por luta. Porém, o valor cresce conforme seu sucesso e desempenho no campeonato.
E não para por aí. Caso chegue a vencer a luta, pode-se dobrar o valor, além dos bônus, que também podem aumentar a quantia. Um exemplo são os 50 mil dólares para a melhor luta da noite, ou então, a melhor performance.
Qual o lutador de UFC mais rico do mundo?
O polêmico Conor McGregor é o lutador mais bem pago no UFC, para a surpresa de muitos. Para se ter uma ideia, só em suas lutas do ano passado contra Dustin Poirier, ele levou para casa cerca de 10 milhões de dólares.
E os brasileiros no UFC?
Por fim, aqui, Charles do Bronx está na frente. O atleta recebe cerca de 900 mil dólares apenas por lutar bem. Um nome de destaque no MMA feminino é o de Amanda Nunes, que já chegou a faturar 442 mil dólares por luta em um evento contra Julianna Pena.