Início » NFL » História do Cleveland Browns: títulos, jogadores e estatísticas do time da NFL

História do Cleveland Browns: títulos, jogadores e estatísticas do time da NFL

Publicado em:

Última atualização:

Todos os anos, a NFL reúne 32 equipes das mais variadas regiões dos Estados Unidos para jogar a liga de futebol americano, divididos entre as conferências Americana e Nacional. O Cleveland Browns, do estado de Ohio, é um dos participantes.

Com uma história complexa, o time batalhou muito para estar na NFL e conquistar uma legião de fãs. Conheça mais sobre a cronologia do clube, e as principais informações como elenco, títulos e as estatísticas.

O Cleveland Browns pertence à AFC Norte na Conferência Americana da NFL. O laranja e o marrom representam o time, enquanto os mascotes são o cachorro Chomps, e o elfo Brownie.

Conheça a história do Cleveland Browns

Primeiramente, a história do Cleveland Browns começa em 1944. Sob o pretexto de trazer mais visibilidade para Ohio, o empresário Arthur B. McBride adquiriu uma franquia de futebol americano: o Cleveland Browns.

O primeiro ato foi contratar o treinador Paul Brown, profissional com experiência no esporte universitário. Em 1946, o time passou a jogar a All-America Football Conference, liga profissional.

Em segundo plano, o alto nível da competição não foi um problema para os Browns, já que venceram quatro campeonatos sob as lideranças de Otto Graham, Marion Motley e Lou Groza. Tudo parecia bem, mas uma reviravolta poderia colocar tudo a perder.

Nesse contexto, a liga fechou em 1949, dando espaço para a NFL (National Football League). Por sua vez, o acordo entre as duas ligas exigiu que Cleveland Browns, San Francisco 49ers e o Baltimore Colts entrassem para o novo torneio em 1950.

O time, entretanto, não teve problema em se estabelecer no novo modelo, visto que venceu as temporadas de 1950, 1954 e 1955. Com o fim da era Paul Brown, o novo técnico Blanton Collier conquistou o quarto e último campeonato, em 1964. Enquanto a competição rolava, os Browns foram vendidos para o empresário Arthur Modell por US$ 4 milhões.

Mudanças e acordos

Posteriormente, em 1995, Modell teve a ideia de transferir a franquia de Cleveland para Baltimore. A decisão despertou a ira dos torcedores, que trabalharam dia e noite ao lado das autoridades para impedir a mudança.

Após muitas reuniões entre o comitê e a NFL, ambas as partes chegaram a um acordo: a liga concordou em dar um outro time para Cleveland, enquanto Modell cederia o nome, as cores e a história dos Browns ao novo time.

Enquanto o novo elenco não saía do papel, a busca por novos proprietários se intensificou. De acordo com o jornal NY Times, vários grupos se apresentaram, mas Ali Lerner, ex-parceiro de Modell, escreveu um cheque e comprou o clube. Assim, os Browns permaneceram em Cleveland e, de quebra, ganharam uma casa nova.

De 2002 a 2019, o Cleveland Browns ficou fora dos playoffs. O momento preocupou a torcida, que já não tinha mais esperanças de assistir ao seu time do coração participar das eliminatórias em busca do Super Bowl.

Finalmente, em 2020, quebrou a seca quando avançou para o tão desejado playoff, derrotando os Steelers no Wild Card por 48-37, mas a equipe foi eliminada na rodada seguinte.

O Cleveland Browns já ganhou o Super Bowl?

O Cleveland Browns nunca disputou o Super Bowl. O time de Ohio divide o posto com o Detroit Lions, Houston Texans e Jacksonville Jaguars. Apesar do histórico, torcedores dos Browns seguem confiantes de que, um dia, irão participar da grande final.

O elenco chegou a competir em playoffs ao longo das temporadas, contudo nunca realizou o sonho de se classificar para o Super Bowl. Por outro lado, o Cleveland venceu o campeonato da NFL antes da fusão entre AFC e NFL, nos anos de 1950, 1954, 1955 e 1964.

Confira, também, outras conquistas do Cleveland ao longo da história:

  • 4 AAFC Championships – 1946, 1947, 1948 e 1949;
  • 4 AAFC Western Divisional Championships – 1946, 1947, 1948 e 1949;
  • 3 NFL American Conference Championships – 1950, 1951 e1952;
  • 8 NFL Eastern Conference Championships -1953, 1954, 1955, 1957, 1964, 1965, 1968 e 1969;
  • 3 NFL Century Division Championships – 1967, 1968 e 1969;
  • 6 AFC Central Division Championships – 1971, 1980, 1985, 1986, 1987, 1989.

Conheça o Cleveland Browns Stadium

A casa do Cleveland Browns é o Cleveland Browns Stadium, localizado na cidade de Cleveland, em Ohio. Com capacidade para receber 67,431 pessoas, o espaço foi inaugurado em 12 de setembro de 1999, com o duelo entre o Browns e o Pittsburgh Steelers.

O estádio recebe também shows, de grandes artistas, amistosos internacionais de futebol, confrontos de futebol americano universitários e eventos privados.

Inclusivev, o espaço passou por uma série de reformas em 2013 após a parceria entre Jimmy Haslam, dono dos Browns, e o presidente da First Energy, Tony Alexander.

Placas de vídeo, novo sistema de som, aumento de assentos na parte inferior e escadas rolantes foram adicionados para facilitar o acesso dos torcedores. A reforma também contou com a inclusão de novos gráficos, Wi-Fi em todo o estádio e o aumento das suítes.

De fato, a casa dos Browns se tornou um dos mais tecnológicos estádios do país.

Estatísticas dos Browns

O Super Bowl não está na lista de conquistas do Cleveland Browns, mas isso não torna o clube menos vitorioso. Desde a primeira participação na liga, 1946, o elenco soma troféus e recordes que o tornam uma das melhores equipes da NFL.

O primeiro jogo da temporada regular na AAFC foi uma vitória por 44 a 0 sobre o Miami Seahawks, em 1946, além do primeiro touchdown da história dos Browns, com o passe de 19 jardas de Cliff Lewis para Mac Speedie.

Enquanto isso, a estreia do grupo na NFL aconteceu em 50, com triunfo em cima do Philadelphia Eagles por 35-10. A primeira aparição nos playoffs aconteceu em 1946, com vitória diante dos New York Yankees por 14-9, na AAFC Championship.

A seguir, confira as principais estatísticas do Cleveland Browns, de acordo com o site da NFL:

Estatísticas do Cleveland Browns:

  • Temporadas: 76 (1946-95, 1999-2024)
  • Treinador mais vencedor: Paul Brown (158 vitórias, 48 derrotas e 8 empates)
  • Títulos do Super Bowl: 0
  • Recordes até 2024: 559 vitórias, 534 derrotas e 14 empates
  • Recorde dos playoffs: 17-22
  • Maior número de jardas corridas: Jim Brown, 12.312 (1957-65)
  • Mais passes em jardas: Brian Sipe, 23.713 (1974-83)
  • Mais recepções: Ozzie Newsome, 662 (1978-90)
  • Maior número de sacks: Bill Glass, 77,5 (1962-68)
  • Mais interceptações: Thom Darden, 45 (1972-81)
  • Mais pontos: Lou Groza, 1.608 (1946-67)

Quem é o dono do time de Cleveland na NFL?

Se você chegou até aqui, notou que o clube de futebol americano passou pelas mãos de diferentes proprietários. Desde 2012, o casal Dee e Jimmy Haslam são os donos do Cleveland Browns, da NFL. A família Haslam também detém os direitos do Columbus Crew, da MLS, e o Milwaukee Bucks, da NBA.

O primeiro desafio de Jimmy foi assumir a Pilot Pilot Flying J, empresa fundada em 1958 por seu pai. De acordo com a revista Forbes, Haslam entrou para o conselho em 1975, aos 20 anos, e cursava o último ano da Universidade do Tennessee. Hoje, a empresa está presente em 800 cidades da América do Norte

Dee, esposa de Jimmy, é fundadora e produtora da RIVR Media, responsável pela World Series of Poker e do programa indicado ao Emmy, Whale Wars, segundo a Forbes.

Elenco do Cleveland atual

O que é um time de futebol americano sem os seus atletas? Todos os anos, as equipes conquistam novas peças através do draft da NFL, sistema onde calouros de universidades americanas são oferecidos para as franquias. O plantel do Cleveland Browns é grande, mas é preciso ressaltar que apenas 53 jogadores são levados para os jogo da temporada, divididos em ataque, defesa e times especiais.

O clube aposentou os números 14, 32, 45, 46 e 76, utilizada por Otto Graham, Jim Brown, Ernie Davis, Don Fleming e Lou Groza respectivamente. É, para o time, de fato, uma forma de homenagear os ídolos que já vestiram as cores do grupo.

Elenco completo do Cleveland Browns

  • Quarterbacks (QB): Tyler Huntley, Dorian Thompson-Robinson, Deshaun Watson e Jameis Winston
  • Running Back (RB): Nick Chubb, Jerome Ford, D’Onta Foreman, Nyheim Hines, John Kelly Jr., Aidan Robbins e Pierre Strong Jr
  • Fullback (FB): Giovanni Ricci
  • Wide receiver (WR): David Bell, Ahmarean Brown, Jalen Camp, Amari Cooper, Jaelon Darden, Jerry Jeudy, Matt Landers, Elijah Moore, James Proche II, Jamari Thrash, Cedric Tillman e Michael Woods II
  • Tight end (TE): Jordan Akins, Zaire Mitchell-Paden, David Njoku e Treyton Welch
  • Center (C): Brian Allen, Ethan Pocic e Luke Wypler
  • Offensive Guards (G): Joel Bitonio, Javion Cohen, Wyatt Davis, Michael Dunn, Germain Ifedi, Wyatt Teller e Zak Zinter
  • Offensive tackle (OT): Hakeem Adeniji, Jack Conklin, James Hudson III, Dawand Jones, Jedrick Wills Jr, Roy Mbaeteka, Lorenzo Thompson e Justin Murray
  • Defensive End (DE): Myles Garrett, Sam Kamara, Isaiah McGuire, Ogbo Okoronkwo, Lonnie Phelps, Za’Darius Smith, Isaiah Thomas e Alex Wright
  • Defensive Tackle (DT): Jowon Briggs, Mike Hall Jr, Shelby Harris, Maurice Hurst II, Siaki Ika, Quinton Jefferson, Dalvin Tomlinson e Chris Williams
  • Linebacker (LB): Devin Bush, Mohamoud Diabate, Tony Fields II, Jordan Hicks, Caleb Johnson, Jeremiah Owusu-Koramoah, Winston Reid, Charlie Thomas III e Nathaniel Watson
  • Cornerback (CB): Martin Emerson Jr, Dyshawn Gales, Kahlef Hailassie, Myles Harden, Cameron Mitchell, Greg Newsome II e Denzel Ward
  • Defensive Backs (DB): Tony Brown II, Chris Edmonds, Vincent Gray e Justin Hardee Sr
  • Safety (S): D’Anthony Bell, Brady Breeze, Grant Delpit, Ronnie Hickman, Rodney McLeod Jr e Juan Thornhill
  • Placekicker (K): Dustin Hopkins e Cade York
  • Punter (P): Corey Bojorquez
  • Long Snapper (LS): Charley Hughlett