Todo o bom fã de futebol sabe que a Liga dos Campeões é a maior competição de clubes do planeta. Por isso, saber como funciona a Champions League é fundamental para compreender a competição.
Com craques em vários times, alto nível técnico e treinadores de ponta, é um bufê para aqueles que curtem o esporte saborearem. Isso independentemente se você torce para um time europeu ou não.
Afinal, a questão não é somente o esporte em si, mas o entretenimento que a Liga dos Campeões proporciona. Por conta disso, a nova regulamentação da temporada 2024-25 gerou uma grande polêmica, já que irá mudar o torneio para sempre.
Ficou interessado em saber como funciona a Champions League na próxima temporada? Então, leia o texto para saber mais sobre o assunto.
A Velha Champions League
Antes de comentar sobre o novo regulamento, é importante entender como funcionava o antigo para entender melhor as principais mudanças.
Nessa última edição de 2023-24, a Liga dos Campeões contava com 78 equipes de 53 associações da Uefa. O número de classificados de cada associação era determinado segundo um coeficiente que demonstrava o rendimento de cada liga nacional nas últimas competições europeias. Assim, as melhores ligas poderiam levar, no máximo, quatro representantes dependendo do seu coeficiente.
A partir disso, um sorteio era feito com os times classificados para definir grupos com quatro times cada. Os dois melhores de cada grupo avançavam para a fase de mata-mata, na qual haveria novos sorteios para definir as oitavas de final e, posteriormente, as quartas e as semis.
Como funciona a Champions League em 2024/25
Com a mudança do formato, houve mudanças até mesmo nas fases qualificatórias para o torneio. No entanto, as mais bruscas ocorrem no torneio em si.
Uma delas é o fato de, em vez de quatro times por liga ser o máximo permitido, as duas ligas com melhor coeficiente na temporada anterior poderão levar cinco representantes. Elas são, no caso, a Série A e a Bundesliga.
Além disso, vale destacar que as cinco principais ligas da Europa, que estão na Itália, Alemanha, Espanha, Inglaterra e França, poderão, no mínimo, levar quatro representantes cada.
Com os times definidos, em vez de uma fase de grupos, será feita uma “fase de liga” com os 36 times classificados, ou seja, todos irão disputar a mesma tabela. Assim sendo, os melhores times avançam para outra fase que, parecida com a velha Champions League, será de mata-mata até chegar à final.
Qual formato é o melhor?
Ficou evidente que o novo formato da Liga dos Campões irá promover a qualidade e, certamente, beneficiará os clubes das grandes ligas, já que teremos mais times delas na competição.
No entanto, será que ficará cada vez mais raro encontrar alguma surpresa no torneio? Afinal, é provável que uma fase de liga dificulte que zebras possam acontecer, e os times grandes, com melhores elencos, tenderão a liderar.
O que resta agora é esperar a bola começar a rolar nesse novo torneio e ver se ele realmente tem chances de perdurar por muito tempo.