Os mascotes no mundo do futebol são extremamente importantes por vários motivos. Tanto em times brasileiros quanto em europeus, é possível observar a presença deles nas arquibancadas para agitar a torcida. Na Premier League, em específico, dois dos que mais chamam atenção são os mascotes do Manchester City. Certamente muitos brasileiros não devem conhecê-los, mas ele são bem interessantes para se analisar, especialmente por não serem figuras “tradicionais”.
Leia o texto a seguir para conhecer mais sobre esses mascotes e descubra de que modo eles podem ser úteis para o clube. Ademais, confira alguns dos outros mascotes do Campeonato Inglês.
A história dos mascotes do Manchester City
Originados em 1996, os mascotes do Manchester City são o Moonchester e a Moonbean. Ambos são um casal de alienígenas originários da “Lua Azul”, que faz referência à canção adorada pelos fãs chamada de “Blue Moon”, de Richard Rodgers e Lorenz Hart.
Os dois têm rostos similares, são da cor azul, possuem sorrisos grandes e têm um único olho. A diferença está em alguns detalhes apenas. A Moonbean, por exemplo, possui um penteado, cílios destacados e a parte interna do ouvido azul. Ao contrário de Moonchester, que não tem cabelo ou cilíos e possui o interior do ouvido verde.
Vale também destacar que, além de estarem em partidas de futebol, o casal de aliens representa o clube em eventos de caridade ao redor da Inglaterra. Dessa forma, eles conseguem interagir com o público e passar uma boa imagem da instituição.
A importância dos mascotes do Manchester City
Já que agora você descobriu mais sobre os mascotes do Manchester City, é interessante entender o motivo que faz grande parte dos clubes possuírem um.
Tudo está relacionado à identidade visual. A partir do mascote, as pessoas irão relacionar esse personagem com a marca em si, criando um vínculo com o público e estabelecendo relações, principalmente com as crianças. Logo, o Moonchester e a Moonblue se tornam mais do que agitadores de torcida no Etihad Stadium. Como dito antes, eles podem participar de outros eventos sociais que não estejam ligados com futebol.
Ademais, os mascotes do Manchester City também são úteis para promover produtos, propagandas e outros itens comerciais. Por exemplo, existem bonecos dos dois alienígenas que estão disponíveis para a compra em várias plataformas, inclusive no próprio site do City. Isso acaba por ajudar na renda gerada pelo clube.
Outros mascotes da Premier League
Além dos mascotes do Manchester City, os outros times da Liga Inglesa também possuem mascotes para mostrar ao público. Dentre alguns dos mais conhecidos estão os seguintes:
Fred, The Red (Manchester United)
Criado desde 1994, o personagem representa um “diabo vermelho”, possuindo relação com o apelido do clube, que é “Red Devils”.
Stanford e Bridget (Chelsea)
Dois leões que foram batizados com o nome do estádio, que se chama “Stanford Bridge”.
Mighty Red (Liverpool)
Inspirado no mito do pássaro fígado, que é um símbolo da cidade e do clube.
Gunnersaurus Rex (Arsenal)
Um dinossauro de mais de dois metros, verde, criado por um jovem fã em uma competição para definir o mascote do clube.