O brasileiro Alex Poatan é o principal carrasco de Israel Adesanya, segundo lugar no ranking peso-médio e experiente lutador do UFC. O nigeriano de 34 anos conquistou recordes e cinturões desde a estreia no octógono em 2018, mas planeja brigar por mais. Em agosto de 2024, ele buscará retomar o cinturão dos médios, que perdeu no fim de 2023 para Sean Strickland e que, hoje, está em posse de Dricus Du Plessis.
Quantas lutas Adesanya tem no UFC?
O nigeriano Israel Adesanya soma 27 lutas no MMA, mas só 16 delas foram no UFC, sendo que são 13 vitórias e três derrotas. O lutador consagrou-se campeão dos médios, mas perdeu o cinturão para Sean Strickland em setembro de 2023. Mesmo assim, continua sendo um dos maiores atletas da organização de artes marciais mistas.
Adesanya nasceu em Lagos, na Nigéria, mas se mudou para a Nova Zelândia quando ainda era criança. Deu início a sua carreira com o kickboxing, onde esteve frente a frente com Alex Pereira. Em 2012, o nigeriano nocauteou James Griffiths em sua estreia no MMA, pelo Supremacy Fighting Championship, e desde então não parou mais. O atleta passou por diferentes organizações ao redor do mundo.
Em 2018, o profissional estreou no UFC com vitória sobre Rob Wilkinson. Adesanya adquiriu uma sequência de vitórias contra Marvin Vettori, Brad Tavares, Derek Brunson e Anderson Silva, até alcançar a primeira luta por cinturão. Diante de Kelvin Gastelum, o nigeriano tornou-se dono do título interino dos médios em abril 2019.
Durante os anos, Adesanya acabou se consolidando como uma lenda. Teve uma sequência de nove vitórias seguidas no UFC. A primeira derrota foi para Jan Blachowicz, em março de 2021, quando tentou conquistar o cinturão dos meio-pesados. Depois disso, venceu mais três lutas pelos médios.
No entanto, em novembro de 2022, perdeu seu título para o brasileiro Alex Poatan. Reconquistou o cinturão em abril de 2023 e, em setembro, não era mais o campeão dos médios após a derrota para Sean Strickland.
Fique de olho nos números e marcas de Adesanya em sua carreira no MMA:
- Ex-campeão do peso-médio (84 kg)
- 2º no ranking peso médio
- 24 vitórias
- 3 derrotas
- 0 empates
- 16 vitórias por nocaute
- 6 vitórias no primeiro round
A rivalidade com Alex Poatan
Israel Adesanya e Alex Pereira cultivam uma notável rivalidade no UFC. Os dois se encontraram no octógono em duas ocasiões, com o cinturão médio em jogo. O brasileiro venceu o primeiro confronto, mas o nigeriano levou a melhor no segundo, e tomou o título do adversário.
O primeiro encontro entre os lutadores foi em 13 de novembro de 2022, no Madison Square Garden, em Nova York, pelo UFC 281. O nigeriano foi melhor em quatro rounds, mas o brasileiro retomou o controle e nocauteou o adversário no quinto e último assalto para sagrar-se campeão dos médios e, de quebra, assumir o papel de algoz.
Adesanya quis revanche. Então, o segundo embate foi marcado para 08 de abril de 2023, no Kaseya Center, em Miami, válido pelo UFC 287. A luta principal foi quente, mas o nigeriano foi rápido em nocautear o rival no segundo round, reconquistando assim o cinturão médio 84 kg no UFC.
A rivalidade entre os lutadores começou no kickboxing, antes mesmo de migrarem para as artes marciais mistas. Poatan venceu os dois embates, em 2016 e 2017, e tratou de levar a disputa também para o UFC.