A carreira de Jimmy Butler na NBA é de sucesso nos últimos anos. O ala-armador do Miami Heat foi a 30ª escolha geral do draft de 2011 e, desde sua aparição nas finais de 2019/2020, é um dos atletas favoritos dos brasileiros. Passando por diferentes franquias e com Erik Spoelstra que o ex-Chicago Bulls tem suas melhores performances. Na temporada atual, foram:
- 20.8 ppg
- 5.3 rpg
- 5.0 apg
- 49.9% fg
Conhecido por ser um dos maiores competidores do pós-temporada da liga, na última temporada, o norte-americano fez história ao levar sua franquia da 8ª posição para as finais contra o Denver Nuggets. O desempenho foi, inclusive, comparado com o de Hakeem Olajuwon em 1995, quando ele ganhou a NBA saindo da 6ª posição da Conferência Oeste.
Quer saber mais sobre a carreira de Jimmy Butler na NBA, seus maiores desempenhos no campeonato e mais estatísticas do ala-armador? Acompanhe o texto a seguir.
A carreira de Jimmy Butler na NBA pré-Miami Heat
A trajetória de Jimmy Butler na NBA tem seus altos e baixos. Compartilhando a mesma geração de Kyrie Irving, Klay Thompson e Kawhi Leonard no Draft de 2011, o jogador, escolhido por último no primeiro round, já foi selecionado para o All-Star Game em seis ocasiões.
Começando a se destacar nas temporadas de 2014–2016, ele se tornou o primeiro esportista da franquia dos Touros a ser nomeado o MIP do torneio. Em suas últimas temporadas no time, o ala-armador obteve médias superiores a 20 ppg, além de 5.5 rpg e 5 apg.
Por ter muitas lesões, o norte-americano foi para o Minnesota Timberwolves com Justin Patton após seis anos na equipe. A troca envolveu também Zach LaVine, Kris Dunn e Lauri Markkanen.
Jimmy Butler manteve suas altas estatísticas com os Minnesota Timberwolves e foi eleito como reserva da Conferência Oeste no All-Star Game de 2018. No entanto, por não se sentir feliz na cidade, ele pediu para ser trocado após duas temporadas na franquia.
Em novembro de 2018, Butler foi negociado com o Philadelphia 76ers, em uma troca que envolveu também Justin Patton, com os Timberwolves recebendo Robert Covington, Dario Šarić, Jerryd Bayless e uma escolha de segunda rodada do draft de 2022.
Durante sua única temporada com os 76ers, Butler começou a atuar mais como armador, registrando médias de 18.2 pontos, 5.3 rebotes e 4 assistências por jogo em 55 partidas. Embora a troca tenha adicionado talento ao elenco, a equipe não conseguiu alcançar seu objetivo de chegar às finais da NBA.
Com Joel Embiid e Ben Simmons, o time foi eliminado pelos Toronto Raptors de Kawhi Leonard nas semifinais da Conferência Leste, com Butler marcando 16 pontos, 1 assistência e 4 rebotes no jogo decisivo. Após essa temporada, Butler foi trocado para o Miami Heat em uma negociação envolvendo quatro equipes.
No Heat, Butler encontrou seu melhor desempenho até então, consolidando-se como um dos principais jogadores da liga e liderando sua equipe a várias campanhas bem-sucedidas nos playoffs.
Desempenho em Miami
Sendo a primeira aparição nas finais de Jimmy Butler na NBA, logo em sua primeira temporada ao lado de Erik Spoelstra, o esportista já mostrava que iria jogar em alto nível pela conferência. O elenco, que contava com Bam Adebayo, Andre Iguodala e Tyler Herro, ficou em 5º lugar na temporada regular, com 44 vitórias e 29 derrotas.
Após derrotar o Celtics em seis jogos nas finais do leste, o time perdeu para os Lakers de Lebron James e Anthony Davis. Entretanto, vale destacar que o atleta registrou 35 pontos, 12 rebotes, 11 assistências e 5 roubos de bola na 5 partida decisiva da liga. Sendo assim, isso já mostrava que o atleta era um dos que mais queria vencer a temporada 2019-2020.
Para melhor noção, ele é o segundo jogador a alcançar essas estatísticas na história dos playoffs da NBA desde Gary Payton em 2000. Além disso, o atleta se tornou o sexto jogador com múltiplas triplos-duplos nas finais. Dessa forma, ficou ao lado do próprio Lebron James e de Magic Johnson, Larry Bird, Wilt Chamberlain e Draymond Green.
Depois de saída dura na temporada 2020-2021 na primeira rodada da fase mata-mata contra o Milwaukee Bucks de Giannis Antetokounmpo, a performance Jimmy Butler na NBA voltaria a assustar o mundo na temporada 2022-2023, ao fazer campanha histórica com o Miami Heat.
A campanha histórica de 2022-2023
Ficando em 8º na fase regular da conferência leste e tendo que disputar os play-ins para ir ao mata-mata, a franquia conseguiu chegar às finais da NBA contra o Denver Nuggets de Nikola Jokić. Essa foi a primeira vez desde o Houston Rockets de Hakeem Olajuwon que uma equipe abaixo dos cinco primeiros colocados chegou tão longe. A partir disso, os holofotes se voltam para Jimmy Butler na NBA.
Vale destacar que, de acordo com o site FiveThirtyEight, o Miami Heat tinha cerca de 6% de chance de disputar as finais quando acabou a pós-temporada. Em 12 de abril, um dia depois da derrota para o Atlanta Hawks, o número foi para 0,8%. Ainda assim, o elenco venceu o Milwaukee Bucks, New York Knicks e o Boston Celtics de Jayson Tatum.
Muito desse milagre se dá pela performance de Jimmy Butler na NBA nas partidas decisivas. No geral, foram 22.9 ppg, 5.9 rpg e 5.3 apg.