Início » Futebol » Alexandre Pato no Milan: como foi a passagem do brasileiro no time italiano

Alexandre Pato no Milan: como foi a passagem do brasileiro no time italiano

Publicado em:

Última atualização:

Revelado pelo Internacional, de Porto Alegre, Alexandre Pato viajou à Europa após ser contratado pelo Milan. Considerado uma das grandes promessas do futebol mundial, o atacante se firmou no elenco italiano ao lado de Ibrahimović, Inzaghi e Seedorf. Dessa maneira, vamos relembrar as estatísticas de Alexandre Pato no Milan e quantos títulos ele ganhou.

Pato também soma passagens pelo Corinthians, São Paulo, Chelsea, Villarreal, TJ Quanjian e Orlando City. Está sem clube desde que foi desligado do Tricolor Paulista em 2024. Ele também venceu a Copa das Confederações em 2009 com a Seleção Brasileira.

Em que ano o Pato jogou no Milan?

Alexandre Pato tinha apenas 17 anos quando se transferiu para o Milan em 2007. Anotou 63 gols em 150 partidas entre a Liga dos Campeões, Campeonato Italiano, Copa da Itália, Supercopa e Liga Europa. Então, depois de escrever o seu nome na história do clube europeu, retornou ao Brasil em 2013 para jogar no Corinthians.

Pato estreou no Milan em 13 de janeiro de 2008, em goleada por 5 a 2 sobre o Napoli, pelo torneio nacional. É possível destacar três momentos memoráveis do brasileiro na Europa: os dois gols contra o Real Madrid no Santiago Bernabéu em 2009, a atuação no Camp Nou contra o Barcelona de Pep Guardiola e os tentos marcados contra a Inter de Milão, na conquista do Scudetto em 2011.

Apesar das inúmeras lesões, a revelação brasileira cumpriu as expectativas do Milan. Um fato curioso é que Pato namorou Barbara Berlusconi, filha de Silvio Berlusconi, presidente do clube e primeiro-ministro da Itália na época. O relacionamento durou três anos, de 2011 a 2013, e foi alvo de críticas dos torcedores, que culparam Barbara pela queda no rendimento do jogador.

Você já sabe em quais anos Alexandre Pato jogou no Milan. Dessa maneira, confira o compacto com todos os números do atleta:

  • 150 partidas
  • 63 gols
  • 18 passes
  • 117 jogos na Série A
  • 51 gols na Série A

O que o Pato ganhou na Itália?

Alexandre Pato ganhou dois títulos no Milan: um Campeonato Italiano e a Supercopa da Itália. O atacante também liderou o grupo em três conquistas no Troféu Luigi Berlusconi, torneio amistoso disputado apenas entre o Milan e a Juventus.

Pato foi fundamental na vitória do Scudetto em 2010/11. Com 82 pontos, o elenco marcou 24 vitórias, dez empates e quatro derrotas, seis pontos a mais do que o vice-líder Inter de Milão. O brasileiro, inclusive, foi um dos artilheiros do time na competição com 14 gols, ao lado de Robinho e Zlatan Ibrahimović.

Na temporada seguinte, levantou o caneco da Supercopa da Itália 2011 ao vencer a Inter de Milão, no Estádio Nacional de Pequim, na China. Desse modo, os rossoneros venceram a final por 2 a 1, com gols de Ibrahimović e Kevin-Prince Boateng, enquanto Sneijder descontou para os nerazzurri.

O Troféu Luigi Berlusconi também deu a Alexandre Pato títulos. O gaúcho esteve em campo em cinco decisões, mas só venceu em 2008, 2009 e 2011.

Por fim, Alexandre Pato participou de cinco edições da UEFA Champions League, mas nunca passou das quartas de final.