Domingo é dia de Majestoso! Corinthians e São Paulo escreverão mais um capítulo de sua rivalidade no dia 16, na Neo Química Arena, casa alvinegra, em partida válida pela nona rodada do Campeonato Brasileiro. No primeiro encontro dos rivais no ano, melhor para os tricolores, que venceram por 2×1 pelo Campeonato Paulista.
Atualmente, Corinthians e São Paulo estão em extremos opostos da tabela de classificação: o Timão figura na zona de rebaixamento, em 17º, com apenas cinco pontos, enquanto o Tricolor é quarto colocado, com 13 pontos, um a menos que o líder Flamengo.
Antes do Corinthians x São Paulo, no entanto, o Timão jogará na terça-feira, dia 11, contra o Atlético-GO, no Antônio Accioly, em Goiânia. Dois dias depois, o Tricolor medirá forças com o Internacional. Como o Beira-Rio ainda está indisponível por conta das chuvas que castigaram o Rio Grande do Sul, a partida acontecerá no Heriberto Hulse, casa do Criciúma, em Santa Catarina.
Onde assistir a Corinthians x São Paulo e horário do jogo
O clássico está marcado para começar às 16h de domingo, dia 16 de junho, na Neo Química Arena, Zona Leste da capital paulista. O confronto será exibido ao vivo pela TV Globo para parte da rede, ao passo que o serviço de pay-per-view Premiere fará a transmissão para todo o Brasil.
Prováveis escalações do Corinthians x São Paulo
Por conta da convocação das seleções para a Copa América, os treinadores António Oliveira, do Corinthians, e Luis Zubeldía, do São Paulo, não poderão contar com seis nomes nos próximos jogos. São eles: Ángel Romero e Félix Torres, do lado alvinegro; Ferraresi, Rafael, Bobadilla e James Rodríguez, por parte dos tricolores.
Além dos desfalques por conta da Copa América, o Corinthians vê seu goleiro titular após a recente saída do ídolo Cássio, Carlos Miguel, ficar perto de acordo para deixar o clube rumo ao futebol inglês. Com isso, Matheus Donelli deverá herdar a vaga.
Possível Corinthians: Matheus Donelli; Matheuzinho; Cacá, Gustavo Henrique e Hugo; Breno Bidon, Raniele e Rodrigo Garro; Wesley, Igor Coronado e Yuri Alberto. Treinador: António Oliveira.
Possível São Paulo: Jandrei; Igor Vinicius, Alan Franco, Arboleda e Wellington; Luiz Gustavo, Alisson e Rodrigo Nestor; Lucas Moura, Luciano e Calleri. Treinador: Luis Zubeldía.
Como o Corinthians chega para o confronto
Com apenas cinco pontos em sete partidas, o Corinthians é 17º colocado no Brasileirão, dentro da zona de rebaixamento. A equipe venceu só uma vez até aqui e vem de três tropeços em sequência — empate em casa contra o Fortaleza e derrotas para Flamengo e Botafogo.
Na Copa do Brasil, no entanto, o Timão se garantiu nas oitavas de final após vencer o América-RN duas vezes, ambas por 2×1. O próximo adversário será definido em sorteio cuja data a CBF ainda não divulgou.
Na Copa Sul-Americana, o time começou mal, com apenas uma vitória em três jogos, mas venceu as últimas três partidas da fase de grupos e garantiu presença nas oitavas de final, também sem adversário definido por ora.
Quais são os destaques do Corinthians?
Não é segredo que Yuri Alberto vive relação de altos e baixos com a torcida corintiana, mas o centroavante é também o principal artilheiro da equipe na temporada, com 13 gols em 24 jogos. Ángel Romero, que participou de 11 gols, incluindo as assistências, e o garoto Wesley, com oito participações, também vão bem no quesito.
O grupo conta ainda com nomes badalados como os dos meias Rodrigo Garro e Igor Coronado e do zagueiro Félix Torres. O lateral Fagner, de 34 anos, o ponta Pedro Henrique, de 33, e o zagueiro Gustavo Henrique, de 31, dão experiência ao elenco.
O site especializado Transfermarkt estipula Yuri Alberto como o jogador mais caro do Timão. O atacante está avaliado em 13 milhões de euros, mais de R$ 75 milhões pela atual cotação. Rodrigo Garro (7 milhões de euros) e Félix Torres (6 milhões de euros) aparecem em seguida.
Como o São Paulo chega para o Majestoso
Invicto há cinco rodadas no Brasileirão, sendo quatro vitórias neste recorte, o São Paulo garantiu presença no G-4. Atualmente, o Tricolor é quarto colocado, com 13 pontos, apenas uma a menos que o líder Flamengo.
A boa fase também é vista na Copa do Brasil e na Copa Libertadores. No torneio nacional, o time despachou o Águia de Marabá, do Pará, após duas vitórias: 3×1 no Mangueirão, em Belém, e 2×0 no Morumbis. Sorteio definirá o adversário do São Paulo nas oitavas de final.
Na Libertadores, o time terminou em primeiro no grupo B, que tinha também Talleres, da Argentina, Cobresal, do Chile, e Barcelona de Guayaquil, do Equador. Nas oitavas de final, o time irá encarar o Nacional, do Uruguai. Caso avance às quartas, fará clássico brasileiro contra Botafogo ou Palmeiras.
Quais são os destaques do São Paulo?
Xodó da torcida são-paulina, Calleri é quem tem mais participações em gols na temporada. Mesmo convivendo com lesões neste ano, o argentino balançou as redes adversárias oito vezes e deu dois passes para que companheiros marcassem.
O artilheiro da equipe, no entanto, é o atacante Luciano, que já marcou nove vezes. Lucas Moura, com cinco gols e quatro assistências, também se destaca ofensivamente.
Destaque ainda para o goleiro Rafael, os zagueiros Ferraresi e Arboleda e os meias Galoppo, Rodrigo Nestor e Pablo Maia.
Pablo Maia é também o jogador mais valioso do elenco. De acordo com o Transfermarkt, o jovem de 22 anos vale 14 milhões de euros. Aparecem na sequência Rodrigo Nestor (9 milhões de euros) e Galoppo (7 milhões de euros).
Quem leva a melhor no histórico do Majestoso?
O Corinthians leva a melhor no confronto direto, ainda que o São Paulo venha de três vitórias seguidas sobre o rival. Até hoje, os dois times se encontraram 314 vezes, com 113 triunfos alvinegros, 97 vitórias tricolores e 104 empates. O Timão marcou 422 gols, ao passo que o Soberano estufou as redes adversárias 411 vezes. Contando apenas partidas de Campeonato Brasileiro, são 23 vitórias do Corinthians, 19 do São Paulo e 30 empates.
Últimos 10 jogos entre as equipes
- Corinthians 1×2 São Paulo (30/01/2024) – Campeonato Paulista de 2024.
- São Paulo 2×1 Corinthians (30/09/2023) – Campeonato Brasileiro de 2023.
- São Paulo 2×0 Corinthians (16/08/2023) – Copa do Brasil de 2023.
- Corinthians 2×1 São Paulo (25/07/2023) – Copa do Brasil de 2023.
- Corinthians 1×1 São Paulo (14/05/2023) – Campeonato Brasileiro de 2023.
- São Paulo 1×2 Corinthians (29/01/2023) – Campeonato Paulista de 2023.
- São Paulo 1×1 Corinthians (11/09/2022) – Campeonato Brasileiro de 2022.
- Corinthians 1×1 São Paulo (22/05/2022) – Campeonato Brasileiro de 2022.
- São Paulo 2×1 Corinthians (27/03/2022) – Campeonato Paulista de 2022.
- São Paulo 1×0 Corinthians (05/03/2022) – Campeonato Paulista de 2022.
Quem são os artilheiros de Corinthians x São Paulo na história?
Serginho Chulapa, que atuou pelos dois clubes, é o maior artilheiro de Corinthians x São Paulo, com 17 gols. Baltazar, que marcou 14 vezes pelo Timão em apenas nove jogos contra o Tricolor, e Cláudio, outro que jogou pelas duas equipes, aparecem em seguida nesta lista.
O atacante argentino Jonathan Calleri, com seis gols em 12 jogos, é o único jogador entre os 20 maiores artilheiros do confronto que ainda atua por um dos dois rivais.
Veja os compromissos dos times após Corinthians x São Paulo
Três dias após o clássico, na quarta-feira, o São Paulo voltará a campo para enfrentar o Cuiabá, no Morumbis. No fim de semana seguinte, o time visitará o Vasco, em São Januário.
O Corinthians, por sua vez, jogará na quarta-feira, dia 19, contra o Internacional, em jogo que ainda não tem estádio definido. Quatro dias depois, o confronto será com o Athletico-PR, na Ligga Arena, em Curitiba.