A temporada 2023/24 foi excelente para os alemães do Bayer Leverkusen. Sob o comando de Xabi Alonso, o time ganhou não apenas a Copa da Alemanha como também conquistou a Bundesliga. Os jogadores do Bayer Leverkusen só não levaram a Europa League, perdendo por 2 a 0 para o Atalanta na final.
Esse é o primeiro título do Bayer na Bundesliga no sistema de pontos. O time, porém, já havia sido campeão na temporada 1978/79, quando a disputa ainda seguia o estilo mata-mata. Ainda sobre a recente edição do campeonato alemão, há um detalhe ainda mais impressionante: os Werkselfs – como são conhecidos pela torcida alemã – simplesmente não souberam o que foi perder, uma vez que o clube permaneceu invicto ao longo de todo o campeonato. A última vez que um time havia conquistado o título da Bundesliga sem perder nenhuma partida foi em 1943, após a excelente campanha do Dresdner SC.
Confirmando a temporada quase perfeita do clube germânico, das 53 vezes em que o Bayer Leverkusen entrou em campo pelas três competições acima, ele empatou nove partidas e perdeu apenas uma – justamente a final da Europa League.
Por outro lado, ao considerarmos apenas a temporada 2023/24 da Bundesliga, o Bayer marcou 89 gols nos 34 jogos da competição. Destes, 47 foram anotados no BayArena, a casa dos jogadores do Bayer Leverkusen, enquanto o time deixou outros 42 gols como cartão de visitas. Em termos de goleadas, o time também impressionou. Isso porque os Wekselfs ganharam com uma diferença de três ou mais gols em 13 confrontos.
Os jogadores do Bayer Leverkusen
O técnico Xabi Alonso nem de longe conquistou os títulos desta temporada sozinho. Em campo, ele contou com um elenco e tanto, formado pelos seguintes jogadores:
Goleiros: Lukas Hradecky, Matej Kovár e Niklas Lomb.
Defesa: Josip Stanisic, Piero Hincapié, Jonathan Tah, Odilon Kossounou, Edmond Tapsoba, Arthur Augusto, Alejandro Grimaldo, Timothy Fosu-Mensah, Jeremie Frimpong e Madi Monamay.
Meio-campistas: Jonas Hofmann, Robert Andrich, Florian Wirtz, Noah Mbamba, Exequiel Palacios, Gustavo Puerta, Granit Xhaka e Ayman Aourir.
Atacantes: Borja Iglesias, Patrik Schick, Nathan Tella, Amine Adli, Victor Boniface e Adam Hložek.
Além de Xabi Alonso, a comissão técnica conta, ainda, com nomes como Sebastian Parrilla e Alberto Encinas como assistentes técnicos e David Thiel como técnico dos goleiros. Dos jogadores do Bayer Leverkusen, Alejandro Grimaldo foi o que defendeu a camisa dos Werkselfs na temporada: foram 51 partidas pelo clube alemão. Em seguida, vem Granit Xhaka, com 50 jogos disputados pelo Bayer, enquanto Florian Wirtz tem 49.
O meio-campista Florian, inclusive, é o vice-artilheiro do time nesta temporada, com seus 18 gols marcados, resultando em uma média de 0,37 gols por partida. Ele perde apenas para o atacante Victor Boniface, que balançou a rede adversária 21 vezes nas 34 vezes que entrou em campo pelo Leverkusen, ou seja, uma média de 0,62 gols por jogo. Por fim, o terceiro maior goleador do Bayer Leverkusen em 2023/24 foi Jeremie Frimpong, que anotou 14 gols em 47 partidas – um número bastante considerável para um jogador de defesa – registrando uma média de 0,3 gols por participação.