Início » Lutas » UFC » A trajetória de Paulo Borrachinha no UFC, do reality show a destaque no Ultimate

A trajetória de Paulo Borrachinha no UFC, do reality show a destaque no Ultimate

Publicado em:

Última atualização:

Não é preciso ser fã das artes marciais mistas para saber que o Ultimate Fight Championship é, atualmente, uma das maiores franquias de MMA do mundo. Foi nela que grandes nomes das artes marciais do Brasil – como Anderson Silva, Rodrigo Minotauro e Amanda Nunes –, que já eram famosos no mundo das lutas, se consolidaram internacionalmente. Mas a história de como Paulo Henrique Costa, o Borrachinha, entrou no UFC foi um pouco diferente.

Antes de fazer parte do premiado elenco do Ultimate, Paulo Borrachinha estreou nas lutas profissionais em 2012, em um evento chamado MMA Total Combat: Santa Luzia. Na ocasião, ele venceu por nocaute seu oponente. Daí em diante, o lutador mineiro de Belo Horizonte emendou uma sequência de vitórias, chegando a eventos como o Jungle Fight, uma franquia brasileira de torneios de MMA.

Enquanto muitos atletas entraram para o UFC após se destacarem em outros eventos de luta, Paulo Borrachinha foi contratado após participar do The Ultimate Fighter. O TUF é um reality show organizado pelo UFC a fim de dar oportunidade e descobrir novos talentos do MMA. Após o sucesso de Borrachinha em outros eventos, ele foi um dos participantes da terceira edição do programa, realizado em 2014. Na mesma temporada, estavam presentes outros competidores que também ficaram famosos como Antônio Cara de Sapato e Marcos Rogério de Lima, o Pezão.

Paulo Borrachinha estreou com vitória, finalizando seu oponente com uma guilhotina no segundo round, logo no primeiro episódio do reality. No entanto, no episódio sete, pelas quartas-de-final, acabou perdendo por decisão dividida dos juízes. Mas a eliminação do TUF não ofuscou a qualidade de sua luta e, mesmo assim, Borrachinha foi contratado por Dana White para fazer parte do UFC. 

Números de Paulo Borrachinha no UFC

Após sua participação no TUF, ainda demorou um tempo para que o mineiro fizesse sua estreia oficial no Ultimate. No entanto, em março de 2017, Borrachinha entrou no octógono durante o UFC Fight Night, realizado na cidade de Fortaleza, para mostrar serviço. Paulo nocauteou Garreth McLellan ainda no primeiro round, dando início a uma invencibilidade que prosseguiu até setembro de 2020, quando Israel Adesanya, dono do cinturão dos pesos-médios, o derrotou por nocaute.

Dados e estatísticas do atleta

Nome completo: Paulo Henrique Costa
Idade: 33 anos
Peso: 83 kg (Peso-médio)
Altura: 1,85m
Alcance das pernas: 100,33 cm
Envergadura de braços: 182,88
Golpes significativos aplicados: 1337
Golpes significativos conectados: 780

Quantas derrotas tem Paulo Borrachinha?

Atualmente, o cartel de Paulo Borrachinha no UFC é de 14-4-0, ou seja, foram 14 vitórias, quatro derrotas e nenhuma luta terminou sem resultado. A primeira derrota do mineiro no Ultimate foi justamente na tentativa de tirar o cinturão de Israel Adesanya, em 2020. Em seguida, em 2021, Borrachinha perdeu por decisão unânime dos juízes para Marvin Vettori.  

As duas últimas vezes em que Paulo perdeu no UFC foram em 2024: em fevereiro para Robert Whittaker e, a mais recente, em maio, para Sean Strickland. Ambas as derrotas foram por decisão dos juízes.

Como foram as vitórias no UFC?

Das 14 vezes em que o mineiro ergueu o braço como campeão da luta, 11 foram após nocautear seu oponente, uma vez por submissão e as outras duas, por decisão dos juízes. Por nove vezes, Paulo Borrachinha mandou a luta para a conta ainda no primeiro round.