No dia 22 de dezembro de 2023, o estádio da Cidade dos Esportes Rei Abdullah, em Jeddah, Arábia Saudita, foi palco de uma final histórica do Mundial de Clubes da FIFA: Fluminense x Manchester City. A edição contava com dois clubes que estavam disputando o torneio pela primeira vez em suas histórias.
O Manchester City, campeão europeu, enfrentou o Fluminense, vencedor da Copa Libertadores da América. Contudo, os brasileiros não foram páreos para o time inglês. Ao final do jogo, o Manchester City venceu o Fluminense por 4 a 0, conquistando seu primeiro título do Mundial de Clubes.
Melhores momentos de Manchester City x Fluminense
Fluminense sofre para o Manchester City na primeira etapa
A torcida do time carioca vivia um clima de festa antes da bola rolar. Entretanto, a alegria terminou com menos de um minuto de jogo. Foi nesse momento que aconteceu o primeiro gol do Manchester City contra o Fluminense.
Com apenas 40 segundos de jogo, o clube inglês abriu o placar do jogo com o argentino Julián Álvarez, que aproveitou o rebote após um chute forte de Nathan Aké que carimbou a trave de Fábio.
Além disso, com 27 minutos do primeiro tempo, o zagueiro e capitão Nino foi tentar interceptar um cruzamento de Phil Foden e acabou desviando contra o próprio patrimônio. Resultado: gol contra e 2×0 para o Manchester City.
Contudo, o Fluminense quase conseguiu responder com um gol aos 39 minutos. Após escanteio cobrado por Marcelo, o colombiano John Arias quase marcou. Porém, o goleiro brasileiro Ederson fez uma defesa fantástica e impediu que o Fluminense diminuísse a vantagem do Manchester City.
Manchester City concretiza goleada contra o Fluminense
Na segunda metade do jogo, o Manchester City manteve a pressão sobre o Fluminense e, aos 27 minutos da segunda, Phil Foden marcou o terceiro gol do City, finalizando uma bela jogada iniciada por um passe preciso de Álvarez. Por fim, os números da partida foram encerrados com o quarto e último gol do time inglês na partida, o segundo de Julián Álvarez na final.
Assim sendo, o Manchester City goleou o Fluminense e sagrou-se campeão mundial, mais um título inédito na história do clube da Inglaterra. Por outro lado, o Fluminense garantiu a vice-colocação.
Melhores jogadores do mundial de 2023
Assim como nos melhores momentos de Fluminense x Manchester City, as premiações individuais do Mundial de Clubes de 2023 tiveram jogadores do Manchester City se destacando.
Entretanto, o Fluminense foi representado por Jhon Arias, que também foi premiado após o término da competição.
- Bola de ouro: Rodri (Manchester City)
- Bola de prata: Walker (Manchester City)
- Bola de bronze: John Arias (Fluminense)
Artilharia do mundial de 2023
No quesito artilharia do mundial de 2023, três jogadores terminaram a competição com dois gols marcados e levaram o prêmio:
- Júlian Álvarez (Manchester City)
- Karim Benzema (Al-Ittihad)
- Malooul (Al Ahly)
Estatísticas da final entre Fluminense x Manchester City
Os melhores momentos e estátisticas de Fluminense x Manchester City revelam a superioridade dos campeões:
- Posse de bola: Manchester City 63% x 37% Fluminense
- Finalizações: Manchester City 18 (10 no gol) x 7 (3 no gol) Fluminense.
- Escanteios: Manchester City 8 x 3 Fluminense.
- Faltas: Manchester City 12 x 15 Fluminense.
Portanto, não é à toa que o Fluminense conseguiu colocar apenas um lance nos melhores momentos do jogo contra o Manchester City. Afinal, os números mostram claramente o controle do jogo pelo Manchester City, tanto em termos de posse de bola quanto em oportunidades de gol.
Escalações de Fluminense x Manchester City
Manchester City
- Ederson; Walker, Dias, Akanji, Aké; Rodri, De Bruyne, Bernardo Silva; Foden, Álvarez, Grealish.
- Técnico: Pep Guardiola.
Fluminense
- Fábio; Samuel Xavier, Nino, Felipe Melo, Marcelo; André, Martinelli, Ganso; Jhon Arias, Cano, Keno.
- Técnico: Fernando Diniz.
Desempenho dos Jogadores em Fluminense x Manchester City
- Julián Álvarez foi o destaque absoluto da partida, marcando dois gols e sendo fundamental na criação de jogadas ofensivas. Sua velocidade e precisão foram determinantes para a vitória do City.
- Phil Foden teve uma performance notável, com um gol e uma assistência, sendo uma constante ameaça pelo lado esquerdo.
- Rodri dominou o meio-campo, distribuindo passes precisos e ajudando a manter a posse de bola para o City.
Análise tática dos melhores momentos de Fluminense x Manchester City
O técnico do Manchester City, Pep Guardiola, optou por uma formação agressiva, explorando a habilidade técnica e a velocidade de seus atacantes, os fazendo pressionar a saída de bola do Fluminense. Além disso, o City frequentemente utilizou as laterais do campo para criar oportunidades de gol, aproveitando as beiradas do campo para esticar a defesa do Fluminense e criar espaços.
Rodri e De Bruyne foram essenciais para manter a posse de bola e ditar os principais momentos do Manchester City no jogo. Enquanto isso, Walker e Aké proporcionavam muita segurança defensiva e suporte ofensivo para o lado dos ingleses.. O Fluminense, comandado por Fernando Diniz, tentou adotar uma postura defensiva sólida, mas teve dificuldades para conseguir parar o forte e rápido ataque do Manchester City.