Cada estado tem sua rivalidade clássica no futebol e, para os baianos, é a disputa de títulos entre o Bahia e o Vitória. Os dois clubes são históricos no futebol baiano e têm duas das maiores torcidas locais. Além disso, são responsáveis por algumas das finais de campeonato mais emocionantes, como o recente BaVi — como é conhecido o confronto em campo entre os dois times —, valendo o título do campeonato estadual.
No Campeonato Baiano de 2024, o Leão do Vitória levou a melhor em cima do Bahia, conquistando mais um título em plena Arena Fonte Nova, após seis anos sem ganhar a taça. Essa foi a 30ª vez que o Esporte Clube Vitória ganhou o torneio local. No entanto, ao considerar apenas o estadual, o Bahia levantou a taça mais vezes. São 50 títulos do Esquadrão de Aço contra os 30 do Leão.
Então, para tirar a dúvida definitiva de quem tem mais títulos ao todo entre Bahia e Vitória, veja, a seguir, as conquistas de cada time baiano.
Histórico e títulos do Bahia
Fundado em 1931, o Esporte Clube Bahia tem 56 títulos em casa. O primeiro deles foi justamente o Campeonato Baiano, que o clube tricolor ganhou no mesmo ano de sua criação. Além disso, o Esquadrão de Aço já foi campeão da Copa do Nordeste.
Entretanto, talvez um dos troféus que mais dá orgulho para a torcida do Bahia seja o primeiro título do Campeonato Brasileiro, conquistado em 1988. Ao todo, o Bahia tem:
- 50 títulos do Campeonato Baiano
- 4 taças da Copa Nordeste
- 3 Taças Estado da Bahia
- 1 Taça Brasil
- 2 Campeonatos Brasileiros
Histórico e títulos do Vitória
Com 125 anos de história, o Vitória foi um dos primeiros times de futebol profissional de Salvador. Criado em 1899, o Leão baiano tem “apenas” 37 títulos. Sua primeira conquista foi o Campeonato Baiano de 1908, o terceiro da história do torneio estadual.
Outro título importante para o Vitória foi o da Série B do Brasileirão, em 2023, que rendeu o acesso à Série A do Campeonato Brasileiro, agora em 2024. Ao todo, o Vitória tem:
- 30 títulos do Campeonato Baiano
- 4 taças da Copa Nordeste
- 1 título do Super Campeonato Baiano
- 1 título do Torneio José Américo de Almeida Filho
- 1 título do Campeonato Brasileiro Série B
Clássico BaVi: a eterna rivalidade
A primeira vez que Vitória e Bahia se enfrentaram em campo foi em fevereiro de 1956, durante o Torneio Pernambuco-Bahia. Na ocasião, o Leão baiano levou a melhor, ganhando por 1 a 0 em cima do Esquadrão de Aço.
Nestes quase 70 anos de rivalidade, os dois times se encontraram em lados diferentes das quatro linhas 147 vezes. Destas, o Vitória fez jus ao nome 57 vezes, enquanto o Bahia levou a melhor 43 vezes. Enquanto isso, os dois clubes saíram de campo empatados em 47 oportunidades.
Então, veja, a seguir, mais algumas estatísticas curiosas destes 68 anos do clássico BaVi:
- O Vitória marcou 210 gols em cima do Bahia. Isso dá uma média de 1,43 gols por jogo.
- Por outro lado, o Esquadrão de Aço balançou o capim do fundo da rede do Vitória 178 vezes. Ou seja, uma média de 1,21 gols em cada partida.
- O Bahia está há três jogos sem vencer seu rival: as duas últimas partidas terminaram em empate e, na anterior, o clube perdeu por 3 a 2 para o Vitória.
- O máximo de vezes que o Bahia ficou sem vencer foram 11 partidas consecutivas.
- O Vitória, por sua vez, ficou 12 partidas consecutivas sem ganhar do Bahia.