Início » Futebol » Neymar no Barcelona: veja o desempenho do atleta no time catalão

Neymar no Barcelona: veja o desempenho do atleta no time catalão

Publicado em:

Última atualização:

Para muitos, a versão de Neymar no Barcelona é a mais completa do atacante. Chegando em solo europeu após fazer história no Santos, o menino da vila queria se provar ao lado dos melhores jogadores do mundo. Com trio icônico ao lado de Messi e Suárez, o camisa 10 da Seleção Brasileira rapidamente se tornou uma das principais estrelas do time catalão.

Saindo do Peixe como a contratação mais cara de um sul-americano, a passagem do atacante é marcada por grande sucesso e momentos lendários. Entretanto, a sua saída para o PSG deixou um gosto amargo para os torcedores.

Quer saber mais sobre como foi os anos de Neymar no Barcelona, além de gols, títulos, estatísticas e desempenho do jogador? Acompanhe a leitura para mais informações.

Os 5 anos de ouro de Neymar no Barcelona

Entre 2013 e 2017, o atacante estava em seu auge como atleta. O Neymar no Barcelona foi ídolo do clube para muitos, além de ser um dos melhores jogadores do ano de 2015. Disputando um total de 186 partidas pelo clube blaugrana, ele conquistou 8 títulos, marcou 105 gols e fez 76 assistências.

Confira as taças levantadas pelo atacante enquanto esteve na Espanha:

  • Supercopa da Espanha (2013)
  • Champions League (2014/2015)
  • Campeonato Espanhol (2014/15 e 2015/16)
  • Copa do Rei (2014/15, 2015/16 e 2016/17)
  • Mundial de Clubes da FIFA (2015)

O camisa 10 da Seleção Brasileira foi, ao lado de Messi e Cristiano Ronaldo, o artilheiro do torneio da UEFA de 2015, marcando 10 gols. Muitos torcedores lembram de como o atleta foi decisivo no final da campanha, com boas atuações contra Bayern de Munique na semi e na final contra Juventus.

Além disso, Neymar no Barcelona se destacou nas partidas do Mundial de Clubes, assumiu a responsabilidade enquanto Lionel Messi esteve lesionado e brilhou na virada por 6 a 1 sobre o PSG, conhecida como o Milagre do Camp Nou. Na partida, ele marcou 2 gols, deu 1 assistência e sofreu 1 pênalti, cobrado pelo argentino. 

Nos jogos contra o Real Madrid, nos 8 El Clássicos de que o Neymar participou, foram 4 vitórias, 1 empate e 3 derrotas, além de distribuir 3 passes para gols e marcar 3 bolas na rede. Seu saldo foi muito positivo frente ao maior rival espanhol do Barcelona.

Saída conturbada para o PSG

A saída de Neymar no Barcelona manchou um pouco a história do atacante no clube catalão. Em 2017, ao perceber que demoraria para ser o destaque no time, o PSG surpreendeu o mundo ao chamar o brasileiro de projeto ambicioso de conquista da Champions. 

Para isso, os franceses ativaram a cláusula de rescisão do contrato do camisa 11 e o tornou o jogador mais caro da história, com uma transferência de 222 milhões de euros.

Além de toda a especulação envolvida na notícia, o atleta ainda moveu ações extrajudiciais para receber bônus salariais que os catalães lhe deviam antes de sua saída do time, processando os blaugranas em 46,3 milhões de euros. Essa medida foi tomada porque o esportista havia renovado seu contrato pouco antes de sair do Barcelona.