Principal goleiro do Liverpool, Alisson Becker irá para a sexta temporada completa com a equipe britânica a partir de agosto de 2024. O brasileiro esteve lesionado no início da jornada dos Reds em 2023-24, mas encerrou mais um ano na titularidade e com mais um título para a conta. Desde que chegou na equipe, se consolidou como um dos melhores da posição no mundo e se tornou ídolo do clube.
Quem é Alisson Becker?
Nascido em Novo Hamburgo, Rio Grande do Sul, Alisson Becker é um goleiro que defende o Liverpool e a Seleção Brasileira atualmente. Comprado pelos Reds em 2018 após a Copa do Mundo da Rússia, Alisson protagonizou a maior transferência de um goleiro na história. Na época, foram desembolsados 72,5 milhões de euros para tirá-lo da Roma.
Alisson estreou profissionalmente pelo Internacional em fevereiro de 2013. Após dois anos como reserva do próprio irmão, Muriel Becker, e de Dida, o ano de 2015 marcou a primeira temporada do goleiro como titular. Pelo Colorado, ele fez 100 jogos e conquistou quatro títulos do Campeonato Gaúcho. Na temporada seguinte, em 2016, a Roma se interessou pelo jogador e pagou cerca de 7,5 milhões de euros em sua contratação.
A Copa do Mundo marcou a vida de Alisson Becker, uma vez que, logo após o torneio, o goleiro foi contratado pelo Liverpool. O anúncio foi realizado em 19 de julho daquele ano e o arqueiro estreou com a camisa dos Reds em 12 de agosto, contra o West Ham, na vitória por 4 a 0. De lá para cá, esteve fora da titularidade da equipe inglesa somente em momentos de descanso (poupado por Jurgen Klopp) ou por lesão.
Estatísticas pelo Liverpool
2018-19
As primeiras estatísticas positivas de Alisson como goleiro do Liverpool surgiram instantaneamente. Em 2018-19, por exemplo, os 21 clean sheets, isto é, jogos sem ser vazado, deram a ele uma Luva de Ouro. Além disso, teve papel importante na Liga dos Campeões, vencida pelos Reds no encerramento da temporada. Somente na final diante do Tottenham, o arqueiro fez oito defesas e não tomou gol, uma vez que o resultado foi um 2 a 0.
2019-20
Em 2019-20, Alisson trocou de número e passou a utilizar o 1 ao invés do 13. Logo de cara, conquistou a Supercopa da UEFA. Além disso, o goleiro do Liverpool reencontrou um time brasileiro na final do Mundial de Clubes: o Flamengo. Com um placar magro, por um 1 a 0, os Reds conquistaram o título inédito em sua história.
Alisson foi ainda peça chave da conquista da Premier League para sua equipe, totalizando o primeiro troféu no campeonato nacional desde que mudou de nome em 1992. Outro momento de destaque do ano do goleiro do Liverpool foi uma assistência para Mohamed Salah. Aos 47 minutos do segundo tempo, o gol do atacante ampliou em 2 a 0 uma vitória diante do grande rival Manchester United.
2020-21
A temporada 2020-21 rendeu para Alisson o posto de goleiro “artilheiro” do Liverpool. Isso porque o brasileiro protagonizou um dos melhores lances da história do Campeonato Inglês ao marcar um gol de cabeça. A partida estava nos quinto minutos dos acréscimos quando o jogador correu para a grande área do West Bromwich. Faltando duas rodadas para a conclusão da Premier League daquele ano e para saber se a equipe conseguiria vaga na Liga dos Campeões seguinte, ele marcou o gol da virada dos Reds sobre o adversário.
2021-22
Em agosto de 2021, o goleiro assinou um novo contrato com o Liverpool até 2027. Em fevereiro de 2022, os Reds foram campeões da Copa da Liga Inglesa, nos pênaltis, diante do Chelsea, vencendo por 11 a 10. Posteriormente, em maio de 2022, quase no encerramento da temporada, a equipe inglesa ganhou a Copa da Inglaterra novamente nos pênaltis e contra o mesmo Chelsea. Na ocasião, Alisson pegou a cobrança de Mason Mount. Como resultado, levou mais um título na Inglaterra. Apesar disso, a terceira final daquela jornada, desta vez na Liga dos Campeões, culminou em um revés para o Real Madrid por 1 a 0. Por fim, o arqueiro dividiu a Luva de Ouro com o brasileiro Ederson, do Manchester City.
2022-23
Em 2022-23, Alisson continuou em alto nível, sendo eleito o melhor jogador do Liverpool na temporada, sendo o único brasileiro a receber o prêmio. Além disso, o goleiro ficou 16 jogos sem sofrer gols em 2023, o que deu a ele o posto de goleiro que mais teve clean sheets no futebol europeu.
2023-24
Finalmente, com o encerramento da temporada de 2023-24 na Europa, Alisson pode comemorar mais um troféu como goleiro do Liverpool. Isso porque, em fevereiro de 2024, Os Reds reencontraram o Chelsea na final da Copa da Liga Inglesa e venceram por 1 a 0 na prorrogação. Apesar disso, é interessante destacar que o brasileiro disputou menos jogos do que usualmente por conta de lesões ao longo do ano. No total, finalizou o ano com 32 partidas com 32 gols sofridos.