O brasileiro Bruno Fratus, de 34 anos, anunciou que não estará entre os atletas presentes para as olimpíadas de Paris. O esportista anunciou sua decisão recentemente após passar por uma cirurgia no joelho em 2024. Se dedicando à recuperação, o nadador diz que não se sente apto para representar a seleção brasileira.
Vencedor da medalha de Bronze nos 50 metros livre dos jogos de Tóquio, o atleta acertou contrato com a rede globo para a cobertura do evento e comentando as disputas nas categorias de água. Após três edições seguidas participando da competição, ele ajudará a conduzir as entrevistas com os esportistas após a realização das provas.
Quer saber mais sobre o anúncio de Bruno Fratus, sua carreira até então e mais informações sobre o nadador? Acompanhe a leitura!
A carreira de Bruno Fratus
O nadador Bruno Fratus estava se preparando desde 2022 para competir em sua quarta edição das Olimpíadas. Após conquistar o bronze na categoria mais rápida da natação, a expectativa para pódios ainda mais altos era clara para o atleta. No entanto, a ocorrência de lesões e operações médicas impediu o esportista de competir na seletiva.
O brasileiro faz parte da elite das provas nas águas. Por mais de uma década e com mais de cem competições, o atleta nadou a prova dos 50 m livre na casa dos 21 segundos.
Depois de bater na trave do pódio nos Jogos na sua primeira participação, em Londres 2012 (quarto lugar) e depois na Rio 2016 (sexto lugar), foi em Tóquio que o esportista cravou 21s57 e conquistou o bronze olímpico.
Nas águas desde os 11 anos, a preparação do atleta para os jogos da França teve muitas dificuldades. Fratus revelou que os últimos 18 meses foram de lesões, cirurgias e sessões de fisioterapia, que teriam comprometido o tempo dedicado aos treinos.
Vivendo nos Estados Unidos, o brasileiro chegou a vir para o país para tentar convencer o COB (Comitê Olímpico do Brasil), junto à sua treinadora Michelle Lenhardt. Entretanto, a confederação não abriu exceção para o atleta.
Disputando as últimas três edições de forma consecutiva, essa parada não significa o fim da carreira do atleta. Bruno Fratus pensa em estender um pouco mais seu trabalho no âmbito competitivo e deseja disputar os jogos de Los Angeles.
Próximo aos 35 anos, o nadador passa por problemas físicos desde o Mundial de Esportes Aquáticos (2022). Nesse meio tempo, Fratus enfrentou quatro cirurgias. A última delas foi em 2024 no intuito de reparar o menisco no joelho esquerdo. Anteriormente o esportista já passou por operações no ombro esquerdo.
Próximos passos
Após o anúncio de que o nadador está fora das Olimpíadas, a Globo acertou o contrato para que Bruno Fratus faça parte do elenco de estrelas da emissora para a cobertura dos Jogos Olímpicos. Essa será a primeira vez que o atleta estará do lado de fora das piscinas e é ele quem vai comandar as entrevistas com os esportistas das águas.
Os Jogos de Paris acontecerão de 26 de julho até 11 de agosto. O canal de TV terá uma cobertura em diferentes plataformas para não deixar de passar todas as categorias do evento, entre elas, as múltiplas provas de natação.