A Copa do Mundo de Futsal 2024 comemorou a décima edição do torneio e mostrou como o Brasil domina a modalidade. Com sede no Uzbequistão, a disputa reuniu 24 das melhores seleções do planeta, divididas em seis grupos de quatro.
Cabeça de chave, o Brasil, que conquistou sua sexta taça das 10 competições, conseguiu superar as expectativas dos torcedores, que estavam abaixo devido ao último torneio realizado em 2021, no qual ficou em terceiro lugar. Vale salientar que, no campeonato de 2016, a equipe não esteve nem entre os quatro principais, o que demonstra o quanto o título foi importante para reacender o amor do brasileiro na categoria.
Então, quer saber sobre tudo o que rolou na Copa do Mundo de Futsal 2024? Acompanhe a leitura e veja todas as informações do campeonato.
Como o Brasil veio para a disputa da Copa do Mundo de Futsal?
A seleção brasileira, que aparecia com um dos elencos mais fortes ao lado de Uzbequistão, Argentina e Portugal na Copa do Mundo de Futsal, fez história ao conquistar o hexacampeonato na modalidade.
Treinados pelo técnico Marquinhos Xavier, a equipe já contava com um panorama excelente devido à preparação de 2023. Para melhor noção, o plantel terminou os amistosos com 100% de aproveitamento e vencedor da Copa das Nações em cima do Irã.
Veja o elenco de jogadores que esteve presente no torneio e levantou a sexta Copa do Mundo de Futsal para o Brasil:
- Goleiros – Guitta, Diego Roncaglio e Willian (eleito o melhor goleiro da Copa)
- Fixos – Marlon (2º melhor jogador do Mundial) e Neguinho
- Alas – Dyego (melhor jogador do torneio), Leandro Lino, Felipe Valério, Arthur, Marcel (artilheiro da Copa) e Marcênio
- Pivôs – Ferrão, Pito e Rafa Santo
O destaque veio principalmente para a linha defensiva do elenco, a menos vazada e a mais impactante do torneio. A muralha foi tão efetiva, que até mesmo os hermanos reclamaram e deram os merecimentos para os protetores do gol.
Chaveamento do torneio
A décima edição da Copa do Mundo de Futsal 2024 aconteceu entre os dias 14 de setembro a 6 de outubro no Uzbequistão. Com o futebol em crescimento no país, os Lobos Brancos da Ásia apareciam como um dos grandes cotados a surpreender no torneio. Aliás, o time chegou ao torneio em 2016 e foi para a fase eliminatória em 2021, perdendo para o Irã em um dos placares mais disputados da história, 9 a 8, nas oitavas de final.
Confira como ficou cada grupo para os confrontos da primeira fase da competição:
- Grupo A: Uzbequistão, Holanda, Paraguai, Costa Rica
- Grupo B: Brasil, Cuba, Croácia, Tailândia
- Grupo C: Argentina, Ucrânia, Afeganistão, Angola
- Grupo D: Espanha, Cazaquistão, Nova Zelândia, Líbia
- Grupo E: Portugal, Panamá, Tajiquistão, Marrocos
- Grupo F: Irã, Venezuela, Guatemala, França
Classificação do Brasil e chegada até a final da Copa do Mundo de Futsal
A partida mais difícil dos canarinhos na primeira etapa foi contra a Tailândia, nona melhor nação do Ranking mundial da FIFA. Sendo assim, veja os placares do Brasil na Copa do Mundo de Futsal até a final contra a Argentina:
- Brasil 10 x 0 Cuba
- Brasil 8 x 1 Croâcia
- Tailândia 1 x 9 Brasil
- Brasil 5 x 0 Croâcia
- Brasil 3 x 1 Marrocos
- Ucrânia 2 x 3 Brasil
- Brasil 2 x 1 Argentina
Para melhor noção, os três primeiros jogos representam a fase de grupos, na qual os canarinhos saíram com o primeiro lugar. Já os resultados restantes são da fase eliminatória, tendo oitavas, quartas, semi e final. Vale destacar que, mesmo sem grandes expectativas devido ao retrospecto recente no torneio, se ficasse sem o troféu nessa edição, os brasileiros teriam o jejum mais longo da história da seleção.
Além disso, o destaque é ainda maior por conta de enfrentarmos o maior rival sul-americano, que tem apresentado uma crescente no esporte e disputou sua terceira final consecutiva na categoria, vencendo seu primeiro torneio em 2016.
Nas estatísticas gerais, o Brasil marcou 40 gols e só sofreu seis no torneio. Dessa forma, o time foi o melhor ataque e a melhor defesa da competição.
Melhor jogador da Copa do Mundo de Futsal
Após a vitória que consagrou a sexta taça do Brasil na Copa do Mundo de Futsal, a FIFA, entidade organizadora do evento, distribuiu os prêmios para os melhores atletas do torneio. Veja as conquistas:
- Bola de ouro – Dyego (capitão dos canarinhos e ala)
- Bola de prata – Marlon (fixo)
- Bola de bronze – Semenchenko (Ucrânia – fixo)
Já na artilharia, o prêmio de tênis de ouro foi garantido para Marcel, que conseguiu emplacar dez bolas na rede. Ele foi seguido por Abakshyn, da Ucrânia, e Kevin Arrieta, da Argentina, com sete cada. Entre as outras honrarias, o goleiro canarinho William garantiu a Luva de Ouro e a seleção de Portugal recebeu o título de Troféu Fair Play.